Clássico, rústico e temático | Três estilos de décor para o seu Natal
Confira dicas e inspire-se para deixar seu lar pronto para a época mais mágica do ano
Novembro chegou e com ele o clima mágico do Natal toma conta da cidade e das casas. É tempo de participar de muitos amigos secretos; de aproveitar comida boa e muita festa; mas principalmente de caprichar em como decorar a casa para o Natal.
E, para isso, você pode usar e abusar da possibilidades e escolher entre três estilos de décor para o seu Natal: clássico, rústico e temático. Qual mais combina com a sua família?
Por onde começar a decorar a casa para o Natal
Antes de começar a decorar a casa para o Natal, é muito importante saber que eventos acontecerão nela durante as festas, é claro. Mas imprescindível mesmo é pensar na rotina e também na idade dos moradores para definir qual estilo de decoração seguir.
Segundo Mônica Rezende, designer floral, é muito importante que a decoração escolhida converse com o estilo da casa e com o tipo de família. Crianças, por exemplo, adoram Papai Noel, elfos, renas, etc, enquanto adultos preferem uma decoração mais clássica e sofisticada.
Ártemis, decoradora da Concept Party, destaca que “a primeira coisa que devemos pensar é em encantar os moradores da casa e os convidados, para isso temos que pensar na disposição e criatividade da decoração, sem nunca perder a identidade da família”.
O que não pode faltar
Três itens não podem faltar para decorar a casa para o Natal, segundo a Mônica Rezende são:
– Árvore de Natal;
– Guirlanda;
– Presépio.
A árvore de Natal
Para a árvore, o que não pode faltar é criatividade! Árvore natural, artificial, com luzinha, enfeites, bolas, laços, neve. Para ficar incrível, basta cuidar da proporção e da harmonia de cores.
O presépio
Para Mônica, o presépio é a peça mais importante na hora de decorar a casa para o Natal, pois ele retrata o nascimento do menino Jesus e essa é a essência do Natal.
Então, para famílias que priorizam o motivo religioso da data, vale escolher um cantinho mágico para esse item. Não importa o estilo, moderno, realista ou rústico.
A guirlanda
Investir na primeira impressão é algo fundamental para impactar qualquer decoração, portanto a porta de entrada da casa não podia ficar fora.
Para dar aquele toque refinado na décor, a guirlanda é essencial, e segundo Mônica Rezende, com sementes, galhos, pinhas, frutas, elas ganham ainda mais charme.
Veja também: Mesa de Natal | 5 Opções de Estilo para Você se Inspirar
Decoração de Natal Clássica
Para entrar de vez no clima de Natal, adicionar vermelho à decoração é quase um mandamento. É impossível desvencilhar a cor da época.
Por isso, se você é do tipo que ama um motivo natalino em sua forma original, vale usar e abusar deste tom, que se vier acompanhado do verde e do dourado se torna ainda mais característico.
Além da paleta de cores, estampas também podem fazer a diferença, como o xadrez, que traz aquela carinha de Natal americano que tanto vemos nos filmes.
Vale utilizá-lo na toalha de mesa, no embrulho dos presentes, louças e onde mais você quiser. Mas, fique atento para adicioná-lo à decoração junto com elementos lisos, assim a décor se mantém harmoniosa.
Árvore de Natal Clássica
A árvore é o item mais importante de uma decoração clássica natalina. Abuse da variedade de bolas, fitas, laços e, claro, luzinhas douradas.
Para dar o toque final, você pode encher a base da árvore de presentes, mesmo que sejam apenas caixas vazias para enfeitar.
Decoração de Natal Rústico
Segundo a decoradora Ártemis, independente do estilo escolhido para decorar a casa para o Natal, é preciso combinar as cores presentes nele com as que já são usada na casa. O estilo rústico, por exemplo, deve ser atrelado a lares com tons mais neutros, sem destaque de cores vibrantes.
Nesse estilo, o marrom deve ser o carro-chefe e guiar toda a decoração, principalmente vindo da madeira. Ele aparece como protagonista em pinhas, nozes, galhos, flores secas, etc.
Você também apostar no branco, no verde das plantas, em velas espalhadas pela casa, itens handmade e em motivos animais, como renas, alces e veados, que são seres que remetem à data.
Árvore de Natal rústica
Quanto a queridinha da festa – a árvore de Natal -, neste caso ela pode aparecer na versão repleta de enfeites em madeira, fitas de estopa, com galhos naturais e até em roupagem nevada, com galhos brancos imitando o frio natalino do hemisfério norte.
Mas também pode vir no estilo minimalista, muito adotado por quem costuma apostar no rústico. Nesse caso, a árvore pode vir até mesmo sem decoração, dando destaque apenas para os galhos orgânicos, as luzinhas e um cesto em vime para dar o charme final.
Decoração de Natal temática
Esse estilo natalino costuma atrair dois grupos em especial: crianças e adultos geeks. Isso porque nele é possível brincar com o tema e combiná-lo aos seus personagens preferidos ou até mesmo hobbies. Já imaginou uma árvore de Natal só de suculentas? E inteira de motivos Disney?
Árvore de Natal temática
Muitos personagens famosos já possuem suas próprias linhas especiais de Natal. Por isso, vale ir coletando os itens encontrados ao longo do ano para ter elementos suficientes na hora de deixar a casa pronta pra essa época.
Mas criatividade é a palavra de ordem aqui, então também são muito bem-vindos temas como lembranças de viagens, fotos da família, comidas preferidas ou qualquer outro que reflita toda sua personalidade.
Você vai que, além de deixar o momento de montar a décor natalina ainda mais divertido, esse estilo vai garantir que o Natal na sua casa tenha definitivamente a sua cara.
Veja mais inspirações para decorar a casa para o Natal
Foto: 52.Home/Instagram
Seu site de casamento merece ser iCasei
Criar Site Grátis