Luzes piscantes, renas, Papai Noel e mesa farta. As festividades de final de ano aquecem não só o coração. O paladar fica à espera das sobremesas de Natal.

Chocolate, frutas cristalizadas e pistache fizeram sucesso em 2018 e podem estar à mesa na Noite Feliz. Mas as opções vão além, muito além, dessas gostosuras.

Crédito: Confeitaria Dama / Ricardo D’Angelo

 

Sobremesas de Natal: opções da confeitaria

Depois dos pratos salgados, tanto no almoço quanto no jantar, é hora das sobremesas de Natal ocuparem espaço na ceia. Receitas leves e com menos gordura são as principais recomendações de Marilia Zylbersztajn, proprietária da confeitaria que leva o seu nome. “A refeição provavelmente já foi mais pesada até esse momento. Então, é melhor que a sobremesa  seja leve.”

A chef lembra também que respeitar a regionalidade é importante ao escolher as sobremesas de Natal. “O Brasil é um país tropical. Em dezembro, em quase todos os lugares as temperaturas ficam altas. Então, não recomendo pratos doces com caldas quentes, por exemplo.”

Marilia conta que 2018 foi marcado pela presença do chocolate nas sobremesas. Principalmente aqueles com mais qualidade, feitos de 60% ou 70% de cacau. “As pessoas estão tendo mais acesso à especiaria, por isso, ela tem sido mais vista nas receitas.” Chocolate é um dos queridinhos entre as pessoas e não pode faltar na mesa de Natal.

O pistache foi lembrado por Daniela Gorski, proprietária da Confeitaria Dama, que fica localizada em São Paulo,  como um dos sabores em alta deste ano. “Como sobremesa de Natal, o ingrediente combina bem com algo leve e refrescante. Por exemplo, uma cheesecake feita do fruto com geleia de frutas vermelhas.”

Crédito: Confeitaria Dama / Ricardo D’Angelo

 

Melhores sobremesas de Natal: receitas

“Duas das mais tradicionais receitas são: bolo de nozes com baba de moça e bolo com frutas cristalizadas”, afirma Marilia. Ela recomenda abusar de frutas em geral e de frutos secos – em especial, amêndoas e castanhas. “Diminuir a quantidade de açúcar, para seguir na pegada mais leve de sobremesa, pode ser uma boa dica. É ideal que as pessoas terminem a refeição saciadas e não estufadas.”

A profissional da Confeitaria Dama concorda com Marilia e acrescenta os fios de ovos entre as sobremesas de Natal tradicionais. “São muito emblemáticos no período. Podem aparecer em diversas sobremesas, compondo a massa ou apenas decorativos.”

Crédito: Confeitaria Dama / Ricardo D’Angelo

 

Como fazer sobremesa de natal: 5 opções fáceis

Aos casais que gostam de colocar a mão na massa, especialmente no primeiro Natal na casa nova, confira cinco receitas de sobremesas para se aventurar na cozinha.

As delícias abaixo foram retiradas do site de culinária TudoGostoso e do caderno de receitas da Confeitaria Dama.

1. Cheesecake de pistache com frutas vermelhas da Confeitaria Dama

Massa do cheesecake
– 1 e ½ lata de creme de leite
– 6 colheres de sopa cheias de açúcar
– 1 colher de chá cheia de gelatina sem sabor
– 2 potes (cada um com 200g) de cream cheese
– 25 unidades de bolacha Maria

Geleia de frutas vermelhas
– 20 unidades de framboesa congelada
– 35 unidades de amora congelada
– 15 unidades de morango fresco
– 4 colheres de sopa cheias de geleia neutra

Modo de preparo

Colocar a lata de creme de leite na batedeira e bater na velocidade máxima até virar chantilly. Em outra panela, leva ao foto a ½ lata de creme de leite, o açúcar e a gelatina em pó hidratada, até que a gelatina esteja totalmente derretida.

Em uma outra batedeira, colocar o cream cheese e bater até virar uma pasta. Acrescentar a mistura que estava no fogo e bater de leve para misturar tudo e ficar bem homogêneo. Depois, colocar a segunda mistura na batedeira que estava batendo o creme de leite fresco que virou o chantilly e bater até que fique homogêneo para, assim, virar a massa do doce. Reservar.

Para a cobertura de frutas vermelhas, bater no liquidificador todas as frutas juntas e misturar a geleia neutra até tudo ficar homogêneo. Depois, retirar do liquidificador e armazenar em um recipiente e levar para a geladeira.

A montagem é simples: coloque a bolacha Maria no fundo do aro, despeje o creme e leve para o freezer para congelar. Após congelado, pegue o cheesecake e coloque a geleia de frutas vermelhas em cima. Para finalizar, espalhe a farofa de pistache em volta e um pouco em cima do doce.

Crédito: Confeitaria Dama / Ricardo D’Angelo

 

2. Bolo de Nozes da Confeitaria Dama

Pão de Ló
– 12 colheres de sopa cheias de farinha de trigo
– 4 e ½ xícaras de café cheias de açúcar
– 10 ovos

Recheio de Leite Condensado
– ½ lata + 4 colheres de sopa de leite condensado
– 20 unidades de nozes

Recheio de Chocolate
– 1 barra de chocolate ao leite
– 10 colheres de sopa de creme de leite

Brigadeiro
– 7 colheres de sopa cheias de leite condensado
– 6 colheres de sopa de creme de leite
– 2 colheres de sopa de chocolate em pó
– 1 colher de chá de glucose

Modo de Preparo

Pão de ló
Misturar todos os ingredientes na batedeira, colocando primeiro os ovos e o açúcar. Quando montar, colocar a farinha de trigo. Depois de tudo homogêneo, colocar em uma assadeira e levar ao forno.

Recheios
Misturar as nozes com o leite condensado em uma panela e levar ao fogo até cozinhar. Em outra panela coloque o chocolate ao leite com o creme de leite e leve ao fogo para derreter e ficar bem homogêneo. Reserve os dois recheios.

Montagem
Pegar um pão de ló, passar o recheio das nozes, colocar outro pão de ló, passar o recheio de chocolate e fechar com mais um pão de ló. Finalizar com o brigadeiro em volta de todo o bolo. Usar nozes trituradas para decorar.

bolo-de-nozes-com-chocolate-da-confeitaria-dama
Crédito: Confeitaria Dama / Antonio Rodrigues

 

3. Pavê de creme de chocolate amargo

Ingredientes
1 lata de leite condensado
– A mesma medida de leite
– 2 gemas
– 1 colher (sopa) de amido de milho
– Essência de baunilha a gosto
– 1 pacote (200 g) de biscoito Maria ou Maizena
– 1 lata de creme de leite
– 200g de chocolate meio amargo

Modo de preparo

Leve ao fogo alto, mexendo sem parar, o leite condensado, o leite, as gemas e o amido de milho. Quando começar a ferver diminua o fogo e fique mexendo às vezes para não queimar até que fique um creme consistente. Feito isso, reserve.

Em uma tigela coloque uma camada dos biscoitos molhados em leite e cubra com um pouco do creme já frio. Continue intercalando as camadas até acabar, terminando com uma camada de biscoitos. Derreta o chocolate, misture ao creme de leite e cubra o pavê com essa cobertura.

Decore com castanhas-do-Pará, amendoins ou castanhas-de-caju. Leve à geladeira por, no mínimo, quatro horas ou ao freezer por duas horas.

pavê-de-creme-com-cobertura-de-chocolate-amargo
Crédito: Receitas Prediletas

 

4. Mousse de pistache

Ingredientes
– ½ xícara de pistache sem sal picado
– 1 lata de leite condensado
– 1 lata de creme de leite
– 3 claras de ovo
– 1 colher de sopa de manteiga

Modo de preparo

Essa é daquelas sobremesas de Natal fáceis e geladas. Tanto é que leva apenas meia hora para ser feita!

Em uma panela, coloque leite condensado, pistache e manteiga. Leve ao fogo mexendo sempre até formar o ponto de brigadeiro. Aí, espere esfriar um pouco. Enquanto isso, bata as claras em neve na batedeira.

Misture o creme de leite sem soro no brigadeiro de pistache e incorpore as claras em neve devagar. Leve à geladeira por pelo menos duas horas.

mousse-de-pistache
Crédito: Maman Pâtisse

 

5. Cheescake Prático de Ganache

Massa
200 g de cream cheese
– 1 lata de leite condensado
1 caixa de creme de leite
– 1 ovo
–Açúcar

Ganache
– 200 g de chocolate ao leite
– ½ caixa de creme de leite

Modo de Preparo

Para preparar a massa, bata no liquidificador o cream cheese com o leite condensado, o creme de leite e o ovo. Depois, coloque para assar em forma média untada com margarina e polvilhada com açúcar, em forno médio por aproximadamente 40 minutos. Ou até que fure com garfo ou palito e a peça saia seca. Feito isso, deixe esfriar e coloque na geladeira de um dia para outro.

Para o ganache, você deve colocar o chocolate ao leite picado em uma panela pequena, levar ao fogo médio até começar a derreter. Isso deve demorar cerca de 15 segundos. Depois, acrescente o creme de leite e desligue o fogo.

Com a ganache fria, retire o cheesecake da forma e despeje a cobertura por cima. Leve à geladeira e só tire a delícia na hora de servir os convidados.

chessecake-com-ganache-de-chocolate
Crédito: Spoon Fork Bacon

 

Dicas finais

Aos casais que desejam encomendar as sobremesas de Natal em confeitarias, Daniela recomenda reservar até 15 dias antes. Marilia é um pouco mais flexível, recomenda 10 dias, mas lembra que os estabelecimentos costumam receber muitas encomendas nessa época do ano.

Seja para a noite de Natal ou almoço, a profissional da Confeitaria Dama acredita que cada sobremesa é uma atração por si só. “A função da mesa de doces é agradar a todos. Por isso, variedade é fundamental. Pode-se escolher uma receita com chocolate. Outra, com frutas. Essa é a graça da hora da sobremesa.”

Para os pombinhos que gostam de se aventurar na cozinha, Daniela lembra dos itens que não podem faltar na lista de chá de panela e que servem para quase todas as receitas. “Medidor, pão duro, uma boa batedeira e forno regulado.”

Tags da matéria

Comentários