Revista

Como fazer enfeites de Natal? Confira ideias para decorar a casa nova

Não sabe como fazer enfeites de Natal? Então, acompanhe as dicas de nossas especialistas para arrasar na decoração da casa nova!

O Natal é uma das épocas mais aguardadas do ano. Nesta data, famílias e amigos se reúnem para celebrar o amor, a gratidão, o respeito e a fraternidade. Todo esse clima festivo pede uma decoração natalina especial. Apesar de muitas lojas contarem com diversas novidades para a ocasião, algumas pessoas preferem colocar a mão na massa. É aí que surge a dúvida: como fazer enfeites de Natal?

árvore de natal feita de PVC

Foto: Eric Piasecki Photography

Porque fazer enfeites de Natal em casa

Apesar de parecer uma tarefa simples, pensar em cada detalhe para deixar tudo impecável para a noite de Natal leva tempo. E isso pode se agravar quando as famílias decidem fazer tudo em casa. Porém, a ideia de fazer os próprios enfeites pode dar um toque especial à comemoração.

“Enfeites de Natal feitos por você mesmo vai muito além de embelezar o ambiente. Isso mostra o quanto você é dedicada e original, pois uma peça nunca sai idêntica a outra”, diz a criadora de conteúdo do canal BuBa DIY, Gisele Guedes. “Ao criar sua decoração você explora e brinca com sua criatividade. Também pode ter um momento com os filhos e, juntos, escolherem o que irão fazer, os materiais e as cores.”

Para a arquiteta Patrícia Cillo, fazer os próprios enfeites de Natal criam boas lembranças que devem ser valorizadas. “Não aconselho trocar a decoração todos os anos e, sim, complementar com alguma novidade. Fazê-la em casa com a família é uma atividade bastante agradável, pois a ideia é, além de fazer os enfeites com a cara de cada um, ter também momentos de conversa entre os moradores.”

como-fazer-enfeites-de-natal

Foto: Martha Stewart

Como fazer enfeites de Natal?

Com as redes sociais fica fácil encontrar tutoriais de enfeites de Natal artesanais para serem feitos em casa. Além de alguns materiais como cola e tesoura, outros itens são fundamentais para a criação de objetos delicados e exclusivos, assim como a data pede.

“Na hora colocar a mão na massa para criar os enfeites de Natal, não pode faltar disposição e alegria. Os itens podem ser feitos com diversos materiais, como papéis, garrafas, EVA e papelão. Existe uma infinidade de possibilidades. A criatividade vem assim que você se colocar a disposição”, revela Gisele.

E se engana quem acha que os mimos devem se limitar à árvore e aos itens ligados a ela. Os detalhes para decoração da festa de Natal vão além disso. “Podemos ter decoração em todos os ambientes, desde os pratos e guardanapos, para servir as refeições, até as tradicionais flores vermelhas e toalhas de lavabo”, destaca Patrícia.

como-fazer-enfeites-de-natal

Foto: Juliana Sohn

Alternativas de enfeites para lá de legais!

“Uma opção simples, fácil e linda são origamis de papéis. Você pode escolher uma cor única e criar várias peças ou apostar em algo dégradé ou colorido. Esses enfeites servem para mesas, guirlandas ou até para a árvore de Natal”, explica Gisele.

Além disso, a decoração também pode ter um lado simbólico e de utilidade para todos. “Uma boa opção é fazer biscoitinhos de enfeites, que as visitas podem levar como um agrado de Natal. Vale também usar a criatividade com desenhos e as conquistas do ano em pequenos cartões, como forma de agradecimento ao ano que passou”, indica Patrícia.

enfeites de natal em origami

Foto: Martha Stewart

Elegância e simplicidade

Se a pergunta “como fazer enfeites de Natal?” já foi respondida, vale complementar que existem outras que precisam entrar na lista das famílias que buscam os melhores adereços para a ceia do fim de ano.

Além de “como fazer guirlanda de Natal?”, “como fazer árvore de Natal?” e “como fazer laço de Natal?” – ufa! – muitas pessoas buscam enfeites práticos, simples e, claro, elegantes. O famoso “menos é mais” nunca sai de moda. No Natal, isso não seria diferente.

Dentro deste contexto, enfeites sustentáveis são, além de inovadores, fundamentais. “Vale a pena pegar peças antigas e mudar a cor. Juntar sobras de tecidos ou alguma toalha antiga, recortar pedaços e encapar bolas existentes ou de isopor, é outra boa opção com custo baixo”, comenta Patrícia.

Para Gisele, essa sustentabilidade também é fundamental e deve ser explorada com maior afinco. “Isso serve para as pessoas aproveitarem o que tem para compor a decoração. Além disso, elas podem comprar peças que podem ser reutilizadas durante o ano. Isso sim é um verdadeiro Natal fora da caixa.”

como-fazer-enfeites-de-natal

Foto: Anne Weil

Como fazer enfeites de Natal para usar depois da festa?

E já que o assunto é sustentabilidade, nada mais consciente do que preservar aquilo que pode ser usado ano após ano. “Toda decoração utilizada anteriormente pode ganhar uma nova vida quando pensada de maneira diferente, transformando as cores, pintando, criando e reutilizando. Isso serve para qualquer peça”, indica Gisele.

Ainda segundo a especialista, investir em decorações menos caracterizadas é uma opção para não guardar tudo no armário depois das festas de fim de ano. “Um exemplo é colocar alguns galhos secos dentro de um jarro de vidro transparente recheado de pinhas, fica lindo para enfeitar a mesa de Natal e se torna um belo centro para o ano todo”, exemplifica.

guirlanda para porta

Foto: Paola + Murray

Árvore de Natal: indispensável!

Apesar de muitos se perguntarem sobre como fazer enfeites de Natal diferentes para as festas, um item é muito dificilmente dispensado: a árvore. Os enfeites de Natal para árvore,  as luzes e outros detalhes fazem parte de um elemento que marca a memória afetiva de muitas pessoas.

No entanto, mesmo sendo um elemento quase indispensável, a árvore não precisa ser somente clássica. “Existem diversas possibilidades de criá-la em casa. Ela pode ser feita em fitas, com galhos, com LED ou folhagem. É possível criar direto na parede ou no chão”, comenta Gisele.

Outra opção que vem agradando muitas famílias são as árvore de Natal com fotos. “É interessante usar fotografias da família com todos os integrantes em vários momentos. Isso vai trazer memórias incríveis e um colorido bem agradável. Além disso, depois, as imagens podem sair da árvores e serem colocadas em porta-retratos ou em um grande painel”, conclui Patrícia.

árvore feita de fotos

Foto: Johnny Miller

Passo a passo para criar enfeites de Natal

Separamos aqui um vídeo da influenciadora Paula Stephânia, onde você pode conferir como montar enfeites para sua árvore de Natal, porta-velas e até mini árvores usando farinha! É isso mesmo, e o resultado fica super fofo.

Sobre:

#
Luchelle Furtado

Luchelle Furtado é jornalista em formação pela Universidade Metodista de São Paulo. Sonhadora, acredita no "Felizes para sempre" e tem A Bela e a Fera como seu conto de fadas preferido. Enquanto não planeja o próprio casamento, divide seu tempo livre entre livros e filmes que vão de comédia romântica até guer...

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Av. Dr. Chucri Zaidan 1550, 31º - São Paulo - CEP: 04711-130 - CNPJ: 08.762.226/0001-31 © iCasei 2007 - 2020