Revista

Cor Pantone de 2020: Dicas para decorar a sua casa com a Classic Blue!

Aprenda como usar a Classic Blue, escolhida a cor de 2020 pela Pantone, na decoração da sua casa, dos detalhes até as criações mais ousadas.

A espera pelas tendências de cores de cada ano é enorme, especialmente quando se trata da Pantone. Principal empresa de cores no mundo, a Pantone faz uma pesquisa incrível para bater o martelo quanto a cor ou o pantone de cada ano e, no final do ano passado, grandes estúdios de tendências estavam em contagem regressiva para o anúncio da cor Pantone 2020: Classic Blue, número 19-4052, uma nuance que representa a busca pela segurança.

Veja também: Pantone 2020 | Classic Blue é eleita a cor do ano

classic blue

Foto: Shutterstock

Como usar a cor Pantone 2020: Classic Blue na decoração da casa?

Quando se trata de decoração da casa, as possibilidades são infinitas para quem quer utilizar a Classic Blue em seus ambientes.

“O azul representa suavidade, tranquilidade, calma e segurança. É uma cor espirituosa que estimula a produtividade e transmite sucesso. Assim como a maioria das cores, a matiz também influencia na sensação que ela transmite. O azul claro, por exemplo, provoca a sensação de higiene e frescor. Já o azul escuro transmite poder e confiança”, revela a designer de interiores Giseli Koraicho, do escritório Infinity Spaces.

Por isso, a especialista afirma que os melhores ambientes para usar o Classic Blue , cor Pantone 2020, são aqueles que procuramos obter calma e tranquilidade, como, por exemplo, dormitórios, salas, spa.

pantone 2020

Foto: Maree Homer

Veja também: Descubra como usar a cor fendi na decoração da casa nova

Quais são os itens que a pessoa precisa levar em consideração para criar um ambiente harmônico com a Pantone 2020?

Giselle Quaresma, da ARQ2 Associados, diz que a escolha da cor depende do efeito que se quer produzir. “As cores nos afetam emocional, mental e fisicamente”, revela ela.

A dica é sempre se preocupar com a tonalidade dos móveis e objetos de decoração que vão compor esse ambiente quando for escolher a tonalidade para pintura das paredes, para não causar um desconforto visual e as paredes não ficarem em contraste com todo o restante.

“Se o tom de azul escolhido for forte, como a Classic Blue, e vivo, opte por móveis e objetos decorativos em tons neutros. O azul, como qualquer cor, deve ser usada na dosagem certa para manter o equilíbrio na casa, ajudando a compor um ambiente mais convidativo. O exagero na decoração em azul, por exemplo, pode tornar o espaço cansativo ou muito frio, pois o azul em excesso provoca tristeza, sonolência e monotonia”, alerta Giselle.

Quanto ao considerar o ambiente como um todo, Priscilla Pereira, da Priscilla Pereira Boutique de Interiores, conta que não é apenas a pintura, uma vez que a decoração é um conjunto de elementos, entre eles a iluminação, o enxoval, peças decorativas e claro, a pintura.

“Por exemplo, se temos pouca iluminação natural no espaço e apostamos em tons de azul mais escuros para a pintura, temos que equilibrar o ambiente com iluminação artificial. No entanto, se optamos por nuances mais claras podemos ousar em peças decorativas que se destaquem no ambiente. Portanto, é fundamental montar uma paleta de cores para o ambiente como um todo, não só para a pintura.”

pantone 2020 classic blue

Foto: Martina Gemmola

Quais os ambientes de uma casa que mais podem combinar com a nuance de azul escolhida pela Pantone?

Acredito que não existem regras”, responde Priscilla. O azul é uma cor muito tradicional na decoração, vinculada à elegância e um décor mais clássico, porém, não deixa de ser uma cor versátil, sendo possível combiná-la em qualquer ambiente de uma casa.

No entanto, para elencar apenas um ambiente, ela entrega que os quartos são mais apropriados para utilizar o Classic Blue, pois é um lugar de descanso, um refúgio que as pessoas buscam depois de um dia intenso e a cor Pantone 2020 transmite serenidade e paz. “O décor da área externa também ficaria lindo com o Classic Blue, uma vez que compõe muito bem com o azul da piscina.”

Giselle faz um outro alerta interessante: na cozinha, o azul diminui o apetite e, no escritório, o azul amplia nosso senso de tempo e aumenta nossa produtividade, nas salas e quartos para trazer a sensação de relaxamento.

pantone 2020 classic

Foto: Maree Homer

Escolhendo acessórios de decoração… Por onde começar?

Para as especialistas, os acessórios são, sem dúvida, as melhores formas de começar a decorar a sua casa com a cor Pantone 2020. “Para mim, as almofadas são um bom começo, pois fazem toda a diferença e dão um toque de estilo à decoração. Também é possível apostar em alguns objetos como vasos, que podem valorizar peças do mobiliário e a composição do ambiente como um todo”, afirma Patrícia.

Olha essa lista incrível de ideias:

– Almofadas e mantas: Muito cuidado na mistura de cores e, caso haja estampas, atenção para que elas conversem entre si.

 – Tapetes: Além de darem mais graça para o espaço, ainda ordem adicionar aconchego e aquecer o ambiente. 

– Espelhos: Eles são a saída perfeita para dar impressão de amplitude num ambiente mais enxuto. 

– Vasos de plantas: Ter um cantinho verde em casa não precisa demandar um grande investimento e as plantas dão um toque mais humano para a decoração.

– Prateleiras: Elas ajudam a organizar os espaços e podem ocupar todos os cômodos da casa. 

– Quadros e porta-retratos: O ideal é escolher uma moldura compatível com o estilo da decoração e com as cores do ambiente. 

– Cortinas e persianas: Elas podem ser uma ótima ideia para mudar a cara do ambiente. 

– Pufes: Eles podem ser móveis multifuncionais.

– Livros: Outra ótima opção para integrar na decoração. 

– Iluminação: É um ponto muito importante na decoração, por isso, luminárias são objetos indispensáveis e desempenham um papel importante também na decoração. Com boas ideias e muita criatividade dá para ter uma casa linda e decorada.

pantone 2020 classic blue

Foto: Sean Fennessy

Um presente para os noivos? Invista em um item com a cor Classic Blue!

Hoje, com a expansão de mercado e quantidade de novidades nas áreas gourmet e de decoração, todos os dias surgem novas opções para se presentear. “Os presentes não precisam ser necessariamente totalmente azuis, mas com alguns detalhes ou estampas no tom de azul”, afirma Giselle.

Entre as sugestões dadas por Giselle estão:

– Aparelho de jantar completo;
– Aparelho de café completo;
– Saladeira;
– Fruteira;
– Petisqueira;
– Bomboniere;
– Garrafa térmica;
– Jogo americano;
– Bandejas;
– Boleira;
– Porta copos;
– Porta-retratos;
– Descanso de pratos;
– Sousplat;
– Jogo de panelas;
– Cestos;
– Itens decorativos.

Os tons escuros são mais indicados para detalhes e acessórios na decoração e conferem um toque de requinte aos ambientes.

“Copos e louças em Classic Blue com certeza agregariam sofisticação à uma mesa posta, chamando a atenção de qualquer convidado. Outro item interessante em apostar o tom Pantone 2020 são vasos de plantas, que podem gerar um destaque num ambiente deixando-o mais convidativo. É um ótimo tom pra ser combinado com o verde das plantas”, diz Priscilla.

Como combinar outras cores e nuances com a Classic Blue?

Você já ouviu falar do Círculo Cromático? Essa ferramenta é composta por 12 cores, sendo as três primárias, as três secundárias e as seis terciárias. Com esse círculo, você consegue entender melhor sobre a teoria das cores e pode compor muitas combinações, especialmente quando for a hora de escolher as cores para os objetos da sua decoração, já que é possível identificar facilmente as cores complementares, as análogas, as meio-complementares, e outras combinações harmônicas.

Abaixo, um exemplo de círculo cromático

pantone classic blue

Foto: Shutterstock

Segundo Giselle, este azul mais profundo combina muito bem com cores neutras como os cinzas, beges, branco e preto. E, para os mais ousados, essa tonalidade também proporciona combinações incríveis com o verde, verde-cítrico, ou com tons mais quentes, como o Pink e o laranja.

“A versatilidade desta cor se comprova tanto nas combinações monocromáticas quanto nas análogas – as cores vizinhas na cartela cromática – e complementares, as opostas na paleta.” Para Giseli, o azul e o amarelo ou o azul e o vermelho também são combinações muito usadas, ambas baseadas na paleta de cores primárias. As cores análogas, como o verde e o roxo, também podem compor uma decoração harmônica.

Veja mais inspirações para sua Casa Nova no nosso perfil no Pinterest

</>

Sobre:

#
Tai Goulart

Jornalista, colunista, cantora, compositora, feminista e com vontade de evoluir sempre mais. Trabalha no jornalismo de celebridades e perfis há mais de sete anos e já passou por redações como Estilo e Capricho, como repórter de moda, beleza, comportamento e lifestyle. Co-criadora do projeto #Apenaspare, se sente c...

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Av. Dr. Chucri Zaidan 1550, 31º - São Paulo - CEP: 04711-130 - CNPJ: 08.762.226/0001-31 © iCasei 2007 - 2020