Mudar para uma casa nova sempre requer um mergulho pelo mundo da decoração. Afinal, quem casa quer a casa com a sua própria cara e estilo, certo? E para quem é fã do estilo industrial, a parede de cimento queimado é uma opção moderna e democrática, com o poder de deixar qualquer cômodo mais especial.

parede de cimento queimado
(Foto: Mr Perswall)

 

A arquiteta Karen B. Evangelisti, da INÁ Arquitetura, conta que o estilo industrial veio da necessidade de converter construções originais de galpões em moradias. Daí o uso de tantos elementos em ferro, madeira e, claro, cimento. “Ele carrega uma atmosfera muito urbana, moderna e de constante transformação”, completa ela.

O melhor é que, com tanta gente aderindo a esta tendência, é possível encontrar no mercado opções prontas de textura de cimento queimado. Assim você não é necessário contratar um profissional específico para o trabalho e você nem precisa ficar inseguro com o resultado.

Veja também: Casa nova | Como planejar gastos com reforma e decoração

parede de cimento queimado
Projeto INÁ Arquitetura (Foto: Divulgação)

Veja também: Dicas para organizar a casa nova e curtir a lua de mel

Como fazer parede de cimento queimado

Cibelly França, do perfil do Instagram @nossoape44, colocou a própria mão na massa e transformou sua parede de cimento queimado em um ícone muito comentado pelos seguidores de seu apartamento na rede social.

“Quando me mudei para esse apartamento, comecei a buscar referências no Pinterest e no Instagram. Em grande parte das minhas favoritas havia cimento queimado, nas paredes, teto, piso. Acho que o acabamento traz uma personalidade por si só para o ambiente e era algo que eu mesma poderia aplicar, então decidi tentar”, conta ela, que também explica o passo a passo.

parede de cimento queimado
@nossoape.44 (Foto: Cibelly França)

 

Veja também:  Mural grid: inspire-se para montar o seu

Materiais:

  • Lona
  • Fita crepe
  • Lixa 600
  • Rolo de pintura de lã branca
  • Desempenadeira de aço inox com cantos arredondados ou esponja para obras
  • Textura pronta
  • Cera, verniz acrílico ou resina

Modo de fazer:

Passo 1: Proteja toda a área do piso próximo à parede com a lona ou, se preferir, folhas de jornal. Depois passe a fita crepe (uma de boa qualidade para a tinta não vazar) em todos os cantos externos da parede e também no rodapé.

Passo 2: Lixe as imperfeições da parede (este passo é dispensável, caso você queira um resultado mais rústico, como foi a escolha de Cibelly).

Passo 3: Coloque a textura da marca de sua escolha na desempenadeira ou na esponja para obras e comece a aplicá-la na parede, fazendo sempre movimentos circulares ou irregulares, como se você estivesse apagando uma lousa.

Passo 4: Confira o tempo de espera para secagem entre demãos no rótulo da textura que você está utilizando. Assim que atingir o tempo necessário, repita o processo. Nesse passo, fique atento para o resultado que você quer, pois podem ser necessárias mais uma ou duas demãos, dependendo da sua preferência por um cimento mais claro ou mais escuro.

Passo 5: É hora de dar o acabamento! Para isso, você pode utilizar cera, verniz acrílico ou resina (todos fáceis de serem encontrados em lojas de tinta ou casas de materiais de construção). Passe o produto de sua escolha após a textura estar completamente seca utilizando o rolo. Mas, lembre-se que dependendo do finalizador a cor da parede pode escurecer um pouco. Leve isso em conta na hora de planejar as demãos.

Veja também:  Canto alemão: tendência para a sua sala de jantar

Como combinar

Apesar de ser original da arquitetura industrial, a parede de cimento queimado tem uma cor neutra, que é o cinza, por isso pode casar bem com muitos outros estilos.  A arquiteta Karen B. Evangelisti ressalta toda sua versatilidade: “Ela pode ficar ótima tanto com um desenho mais minimalista, compondo tons de branco e cinza, quanto com estilos mais brutos, como o industrial, valorizando a textura e a materialidade do cimento”.

Você pode incluir a parede de cimento queimado em sua casa nova mesmo que não tenha um estilo de decoração tão definido. Cibelly detalha quais inspirações usou pra montar seu apartamento e conta ter chegado em um resultado bem diverso de estilos.

parede de cimento queimado
@maxcasabotanica (Foto: Marina Gomes)

 

Veja também: Mármore carrara para decorar a casa | Cuidados, dicas e inspirações

Eu mobiliei e decorei de acordo com o nosso gosto pessoal e ficou tudo misturado. Em partes eu vejo um estilo mais retrô, em outros mais hygge, há quem diga que ela é minimalista, já as paredes de cimento queimado têm uma aparência mais industrial, e esse é o que mais gosto entre todos”, conta.

Quanto ao cômodo escolhido para receber o cimento queimado, não tem muita regra, ele pode ficar bom em qualquer ambiente, e até mesmo no chão. Para saber por onde começar, tente optar pelos locais que você quer deixar mais aconchegantes, como quartos e salas.  

parede de cimento queimado
@apedoandar29 (Foto: Veronica Schneider)

Veja também: Costela de Adão na decoração da casa | Onde usar e como combinar

Cuidados com o cimento queimado

Na hora de escolher os móveis, opte por itens de traços limpos e objetivos para que eles não briguem por destaque com o cimento, alerta Karen. Além disso, vale dosar a mão na quantidade de demãos da textura e escolher um tom de cimento mais claro para que o ambiente não fique muito escuro.

parede de cimento queimado
(Foto: Joanna Gaines)

 

Veja mais inspirações no nosso perfil no Pinterest

</>

Tags da matéria

Comentários