Mais do que uma cerimônia, o casamento é a decisão que vai mudar a sua vida e toda a sua rotina. E quando falamos isso, pensamos também na mudança que vem junto, aquela com malas e caixas. É preciso pensar por dois. É necessário conversar e conseguir se ajustar para que tudo seja feito com harmonia e tranquilidade.

Afinal, este deve ser um momento para curtirem juntos. Mas é tanta coisa, não é mesmo? Por onde começar? Já pensou sair em lua de mel e ainda ter um monte de coisa pra resolver quando voltar? Chegar em casa e não saber onde estão os jogos de cama? Para ajudar vocês, conversamos com organizadoras profissionais e separamos ficar para organizar a casa nova e curtir a sua lua de mel sem preocupações.

Veja também:  Casa nova | Como organizar cada ambiente e torná-los ainda mais funcionais para o dia a dia

organizar a casa nova
Foto: Toa Heftiba em Unsplash

Por onde começar?

Antes de qualquer coisa é preciso pensar no casal. Todas as escolhas devem atender as expectativas de ambos. Todos os pertences devem ser acomodados de maneira democrática para, assim, organizar a casa nova.

“É preciso decidir em conjunto a vontade e desejos de cada um, a fim de chegar em um acordo em relação ao gosto da decoração, espaços divididos para cada um no guarda-roupas e áreas dedicadas aos hobbies de cada um, como video game e área de estudo, por exemplo”, explica a personal organizer Simone Serrano, da Organizzarte.

Para a casa funcionar

Imóvel escolhido, espaços separados, mas como começamos em definitivo? Vamos pelo básico: a prioridade na mudança deve ser os itens de primeira necessidade para a casa funcionar, por exemplo,  eletrodomésticos, móveis básicos – como cama e armários – e utensílios de uso cotidiano.

Mas não se esqueça das instalações. Não adianta ter todos os móveis e roupas, se não houver energia e água, por exemplo. Então certifiquem-se dos seguintes itens:

– Ligação da energia elétrica e água;
– Instalação de gás;
– Instalação de eletrodomésticos;
– Instalação de TV e internet;
– Montagem de móveis.

Abra espaço para o novo

Podemos pensar em duas situações, ambos estão se mudando para uma casa nova ou um mora sozinho e receberá o parceiro ou a parceira. Nos dois casos uma coisa é fundamental: desapegar.

“Descarte tudo o que não usa mais, está quebrado e não tem serventia”, é o que aconselha a personal organizer Cora Fernandes.

E se você vai receber a outra pessoa, é preciso abrir espaço para a sua chegada.

Primeira consultora do método KonMari no Brasil, Marilia Calandrino trabalha um estilo de organização que tem como base o bem estar. “É um estilo de vida, em que você escolhe o que te faz feliz”, explica. Assim, nesse processo de desapego, cada um faz escolhas de acordo com o que lhes traz alegria. “Você não vai escolher o que descartar e sim o que manter. Apenas o que te represente fica, todo o restante deve ser desapegado, com gratidão.”

organizar a casa nova 2
Foto: Wu Yi em Unsplash

Dicas para organizar a casa nova

Casa escolhida, gostos alinhados, instalações feitas, espaços liberados, agora chegou a hora de organizar a casa nova.

Uma forma é trabalhar com base nos ambientes já pré-determinados lá no começo. Dessa forma você identifica o que há dentro de cada caixa e em que ambiente ela deve ficar.

Já pelo método KonMari a organização é feita por categorias, não ambientes. São cinco:

-Roupas;
– Livros;
– Papéis;
– Komono (itens diversos);
– Itens de valor sentimental.

“A ordem da organização é importante para que você vá se aperfeiçoando à técnica, começando pela categoria mais fácil (roupas). Dessa forma, ao chegar nos itens de valor sentimental, você já estará apta para decidir o que quer manter”, esclarece Marilia.

Presentes: o que fica e onde fica?

Faça uma lista. Conforme for recebendo os presente, liste tudo.

Um gesto de delicadeza por parte dos noivos é mandar uma cartão de agradecimento aos convidado pelo referido presente. “Ele faz toda diferença para o convidado e pode ser enviado até um mês após o casamento”, afirma Simone Serrano.

A prioridade da organização é para os itens de primeira necessidade, de uso cotidiano, como roupas de cama, banho, utensílios de cozinha e lavanderia, entre outros. Esses devem estar em seus devidos lugares para a volta dos noivos da lua de mel. Os demais itens de uso esporádicos, como jogo de jantar, cristais e travessas de serviço, por exemplo, podem ser guardados aos poucos após lua de mel.

Não se preocupe em trocar o presente, caso seja repetido ou não seja útil para o casal.

“A função de um presente se cumpre no momento em que a pessoa te entrega e você recebe. Ela te deu um presente porque quer mostrar apreço, amizade, carinho. E você recebe com gratidão”, explica Marilia, com base no conceito do KonMari. “Não precisa guardar um presente porque alguém deu. A pessoa te deu com carinho e você recebeu com gratidão. Vai ficar na sua casa as coisas que você realmente gosta, que te trazem alegria.”

Marilia também sugere que o casal não guarde presentes esperando para que sejam usados em ocasiões especiais. “Use as suas melhores coisas no dia a dia. Devemos ser agradecidos por cada momento, não aguardar por uma ocasião especial.”

organizar a casa nova 3
Foto: Alexandru Acea em Unsplash

Organizar a casa nova antes da lua de mel

O ideal antes do casal sair para a lua de mel é que a casa esteja pronta e preparada para a nova vida e rotina do casal. Preferencialmente que tudo esteja no lugar e funcionando para que a viagem aconteça sem preocupações com a volta. Roupas no lugar, cozinha instalada, chuveiro funcionando.
“Se o bairro da casa nova for uma novidade para ambos, antes da viagem o ideal é explorar as opções do bairro em relação a restaurantes, supermercados e feiras, para que na volta, mesmo que a dispensa não esteja abastecida, existe a facilidade em usufruir das opções locais para alimentação ou compras de primeira necessidade”, aconselha Simone.

“Na hora de desfazer malas, uma boa organização vai ajudar muito, pois as roupas já têm endereço”, é o que reforça Cora.

Uma nova rotina

Quando voltar da lua de mel é importante traçar uma rotina para ajudar o casal a organizar a casa nova. Confira as dicas da Simone Serrano para começar esse processo sem estresse para o casal:

– Organize a rotina de limpeza da casa (que seja feita pela própria pessoa ou por profissional contratado);
– Crie uma lista de compras de supermercado com produtos e itens que atendam ambos e as necessidades da casa;
– Organize e combine um cardápio semanal para as refeições em conjunto – agora é preciso pensar no gosto do casal;
– Combine antecipadamente a divisão de tarefas na casa.
Tudo o que falamos aqui é para ajudar o casal nessa nova fase. Quanto mais organizada e planejada for essa mudança, mais fácil será. Afinal, o mais importante é que esse momento seja de muita alegria, respeito e companheirismo para os recém-casados.
Veja mais inspirações de casa nova no nosso perfil no Pinterest

</>

Tags da matéria

Comentários