Quem casa e monta um lar sabe bem que essa é a combinação perfeita para ouvir inúmeras vezes a pergunta “e aí, quando vai ser o open house?”. Então, os finais de semana passam a ser sempre preenchidos por amigos e familiares na casa nova. Que tal deixar esses momentos ainda mais incríveis com um espaço dedicado para recebê-los? Veja como montar um bar em casa e, de quebra, aprenda receitas certeiras de drinks clássicos para fazer bonito.

Foto: @studiotsae/Reprodução

 

Veja também: De malas prontas: como lidar com a mudança para a casa nova?

Onde posicionar

Decidir o lugar onde o bar vai ficar é o primeiro passo. Por isso, além de pensar nos espaços úteis da casa, pense na utilidade do bar em geral. Ele pode ser principalmente um apoio para receber os amigos, mas também um ótimo lugar para relaxar após o trabalho ou para curtir uma noite romântica.

Sendo assim, a arquiteta Sabrina Lozzano indica: “O espaço ideal para o bar são aqueles que estejam próximos a espaços de estar e que proporcionem o convívio. Também é importante que nesses espaços seja possível sentar confortavelmente, com apoios, e ficar sem preocupação”.

Prefira planejar o bar para a sala, por exemplo, que tem fácil acesso a todos; o terraço, espaço gourmet ou churrasqueira, onde você pode aliá-lo a uma vista incrível, caso more em um apartamento que tenha esse benefício; ou até mesmo para uma cozinha que tenha conceito aberto, de modo que a circulação entre ela e a sala seja livre e confortável para interação dos convidados.

Foto: @ashleygilbreathinteriord/Reprodução

 

Como montar e decorar o bar em casa

O tamanho, a estrutura e o local do seu bar vão depender do espaço e do orçamento disponíveis. Se quiser que ele seja um grande destaque da casa, você pode ter um móvel inteiramente planejado para ele. Assim como prateleiras ou nichos instalados na parede com essa finalidade.

Mas se não houver espaço hábil de sobra, é válido lembrar que não é preciso muito para ter um bar legal em casa. Você pode usar carrinhos, mesas de canto e até mesmo a superfície de um buffet.

Quanto a decoração, segundo Sabrina Lozzano, o bar é um ótimo lugar para expor a personalidade dos moradores da casa: “Ele pode ser descolado, industrial, sofisticado. Mas nem só de bebidas vive um bar convidativo. A iluminação é das melhores opções para criar um clima e trazer mais charme para o local”, explica ela, que dá como dica o investimento na iluminação.

Veja também: 5 apostas para decorar a casa nova em 2019

Fitas de led embutidas na prateleira para diferentes efeitos, por exemplo, são uma ótima pedida. Assim como neons, que podem ter palavras descontraídas para um ar supercool, lembrando a estética de bares comerciais.

“Aproveite para usar coisas que mostrem sua personalidade como quadros que você goste muito, totens com frases, tapetes emborrachados para balcão, esculturas, bonecos. Plantinhas são sempre bem-vindas, tanto as que ficam em vasos pequenos como as que ficam pendentes nas prateleiras ou ainda jardins verticais, que fazem um fundo incrível para um bar”, finaliza Sabrina.

Foto: @apartamento_203/Reprodução

 

O que não pode faltar no seu bar

Como um bar que se preze, é essencial que o seu tenha variedade de bebidas, mas é importante não sair comprando garrafas aleatoriamente só para encher o novo bar. Escolha bebidas que você goste e tenha certeza que são democráticas, de forma que possam ser servidas para a maioria dos convidados. A bartender Letícia Gordo indica as seguintes opções:

  • Vinho
  • Gin
  • Whisky
  • Vodka
  • Cachaça

Vale lembrar que o bar não depende apenas das bebidas. É preciso garantir alguns utensílios que o tornarão mais prático e funcional. Os itens básicos, segundo Letícia, são:

  • Coqueteleira
  • Jigger (medidor de dose)
  • Macerador de frutas (de preferência em alumínio)
  • Copos e Taças
  • Bailarina (colher mais alongada)
Foto: @myhome201/Reprodução

 

Veja também: 10 lojas para comprar decoração para casa em SP

Para finalizar, vale aprender drinks clássicos e essenciais para fazer para os amigos assim que for estrear o bar. Confira as receitas:

Gin Tônica

Misture 60 ml de Gin com meio limão espremido.
Adicione gelo e complete com tônica.
E coloque uma rodela de limão para enfeitar.

Caipirinhas

Macere uma fruta a sua escolha com açúcar a gosto.
Adicione gelo e complete com 60 ml de cachaça.
Misture com a bailarina.

Inspire-se em mais bares

Foto: @nossoape.44/Reprodução

 

Foto: @martamousquer/Reprodução

 

Foto: @angelineguidodesign/Reprodução

 

Foto: @apedoandar29/Reprodução

 

Foto: @561beds/Reprodução

 

Veja mais inspirações para a Casa Nova no nosso perfil no Pinterest

</>

Tags da matéria

Comentários