Começar a vida a dois é uma delícia. Chegar na casa nova depois de todas as emoções vividas com o casamento dá aquela sensação de paz, de porto seguro, mas saber que ainda tem mais uma etapa a ser percorrida –  a organização da casa nova –  pode deixar muito casal em pânico só de pensar.

casa nova
Foto: Shutterstock

 

Veja também:  6 dicas para a organização financeira dos recém-casados

Organizando a vida a dois

Para quem não está habituado, parece uma tarefa chata e cansativa, mas organizar a casa nova pode ser mais prazeroso do que se pensa. Já imaginou vocês abrindo todos os presentes recebidos de casamento, lendo os cartões com os votos? É assim que começa a organização da casa nova. Pode parecer estranho, mas a organização começa mesmo é pela bagunça.

Para que tudo funcione perfeitamente é necessário haver disciplina e foco na atividade. Especialistas em organização de ambientes, personal organizer, orientam e dão dicas para deixar a casa nova organizada e funcional para a nova família. Uma casa organizada proporciona mais tempo livre para fazer outras atividades como academia, pilates, encontrar as amigas, sair para jantar com o marido ou até mesmo curtir a vida de casados sossegados em casa.

casa nova
Foto: Shutterstock

 

Veja também: Quadro de assinatura de casamento para decorar a casa nova

Presentes de casamento

Todos os presentes de casamento devem ser abertos se pretende usá-los de imediato. Aqueles presentes repetidos que não puderem trocar, mantenha-os guardados em suas devidas caixas. Fica mais fácil para guardar nos armários.

“Não guarde nada para uma “ocasião especial”, guarde as louças e enxoval mais lindos de uma forma bem prática, para você fazer da sua casa nova mais que especial”, diz Gi Moreno.

“Lembrem-se, o que não é visto não é lembrado, sendo assim, retire todos os presentes das caixas de papelão, além de deixá-los no seu campo de visão para usá-los, evitará a presença de traças e mofos”, reforça Alyne Canto.

casa nova
Foto: Shutterstock

Veja também: Organize a mala para a lua de mel deixando a bagagem mais prática e funcional

Por onde começar a organizar a casa nova?

Embora seja uma casa nova, a organização deve começar pelo descarte. O ideal é que o casal, antes mesmo de se mudar para a casa nova, já faça esse descarte na casa dos pais.

Caso isso não seja possível, por conta da correria e preparativos para o casamento, quando chegarem na casa nova, antes mesmo de começar a organizar as coisas e desembalar os presentes, comecem o descarte pelos pertences de cada um e vejam o que fica e o que não usam ou não querem no novo lar.

Uma casa organizada, principalmente a casa nova, tem que ter a cara do casal e para iniciar essa organização – depois do descarte – é necessário adquirir alguns produtos essenciais para manter a devida organização dos objetivos e utensílios. Então faça uma lista de produtos que você vai precisar, assim a compra desses produtos deverá ser feita de uma só vez para otimizar tempo e evitar saídas desnecessárias.

casa nova
Foto: Shutterstock

Gi Moreno, especialista em Gestão Estratégica de Pessoas e Personal Organizer, explica que depois do descarte a prioridade é começar a organizar as roupas (quarto) e os itens de cozinha. “Esses cômodos quando desorganizados geram um caos na vida. Depois de organizá-los é possível, com calma, colocar o restante da casa no lugar”.

Alyne Canto, Personal Oganizer da DYCANTO Consultoria em Organização, esclarece que a organização da casa nova deve começar de dentro para fora, ou seja, da área íntima da casa (dormitórios, banheiros e roupeiro) para área social (sala, varanda, cozinha e área de serviço). “Assim será mais prático e funcional para adaptar uma nova rotina ao casal recém-casado”.

casa nova
Foto: Alyne Canto / Divulgação

Produtos organizadores para a casa nova

  • Área de serviço: ganchos, suportes, caixas organizadoras;
  • Banheiro: suportes, caixas organizadoras e cestos organizadores;
  • Cozinha: cestos, caixas organizadoras para itens maiores, divisórias de gavetas, suportes para tampas, organizadores de armários para pratos, xícaras e latas;
  • Quarto: cabides, organizadores de gaveta (colmeias), ganchos, cestos para closet e até mesmo caixas decorativas.

“O critério de organização da casa nova depende dos espaços disponíveis versus a quantidade de pertences do casal, mas, existem três passos que podem ajudar a definir esse critério para qualquer cômodo da casa”, esclarece Alyne. São eles:

  1. Definir quais são os pertences menos usados, que podem ser organizados na parte superior dos armários;
  2. Definir quais são os pertences mais usados, que podem ser organizados na parte dos armários que tem fácil acesso e que seus olhos possam identificá-los facilmente;
  3. Definir quais são os pertences menos usados e pesados, que podem ser colocados na parte inferior dos armários.
casa nova
Foto: Alyne Canto / Divulgação

 

 Dicas de organização

Não guarde jamais roupas e objetos em mau estado, seja rasgado, quebrado ou manchado. Gi Moreno ensina como começar a separar os objetos para organização da casa nova.

“Separe 3 caixas (lixo, lavanderia/conserto e doação) para direcionar os objetos para cada destino. Se guardar esses itens em mau estado, vai contribuir para a bagunça se instalar e essas pendências vão cair no esquecimento”, explica.

  • Padronize os cabides, eles vão deixar seu armário harmonioso. Os de veludo são os queridinhos porque são leves, ultrafinos e a roupa não escorrega. É importante saber que o que define a escolha do cabide é o espaço disponível no armário e o peso da roupa, ou seja, para roupas mais pesadas (ternos, blazers, casacos e jaquetas) são necessários cabides mais estruturados e/ou com ombreira e para roupas menos pesadas os cabides mais finos são ótimos;
  • Padronize os procedimentos de organização em cada cômodo da casa nova, podendo ser por tipo, cor ou tamanho, ajudará a explorar melhor todos os espaços da casa;
  • Estabeleça um lugar fixo para cada objeto, ficará mais prático de ser encontrado e visto depois;
  • Use uma peça por cabide. Lembre-se: o que não é visto não é lembrado e usado;
  • Utilize colmeias para organizar roupas íntimas, meias e echarpes. Com elas é possível criar um espaço para cada coisa e não tem necessidade de organizar as gavetas toda semana;
  • Padronize os tamanhos de dobras das roupas, usando o gabarito para dobrar roupa, (pode ser encontrado em lojas de artigos para organização de casas), isso ajudará a otimizar espaços nas gavetas e prateleiras. Caso não tenho ou não compre, procure dobrar as peças do seu jeito, mas sempre no mesmo tamanho;
  • Evite guardar sapatos em caixas de papelão. Além de ocuparem espaço, essas caixas poluem o armário. No caso de sapateiras com prateleiras, colocar os sapatos um pé na frente do outro otimiza espaço e te dá uma dimensão da quantidade de calçados que você tem;
  • Se optar por guardar os sapatos em caixas, prefira as caixas de sapatos transparentes e com respiro;
  • Use produtos organizadores como caixas, cestos e aramados, ajudará a manter tudo organizado por mais tempo;
  • Use também etiquetas para identificar os objetos em prateleiras, caixas e cestos, ficará mais fácil de encontrá-los e ajudará a devolvê-los em seu local de origem.

 

casa nova
Foto: Lloyd Imobiliário

Erros de organização de uma casa

  • Achar que a organização é um dom e que não serve para vocês. A organização é um hábito que se cria ao longo do tempo e trará muitos benefícios para a vida a dois;
  • Caixas com objetos sem identificação;
  • Começar a organizar sem ter feito nenhum desapego antes. Desapegar não é jogar no lixo, mas dar um novo destino para aquele pertence e fazer alguém feliz;
  • Comprar roupas e outros pertences e não desapegar de nada. Sempre há o que desapegar. Abra espaço para o novo entrar;
  • Dizer que vocês se acham na própria bagunça. A desordem prejudica os relacionamentos, faz o casal perder dinheiro, tempo e atrapalha a produtividade diária.
  • Guardar itens comuns em lugares diferentes, por exemplo, sapatos no closet e sapatos na área de serviço;
  • Guardar objetos em caixas originais de papelão. O papelão atrai traças e mofo;
  • Livros, CD’s e DVD’s em vários cômodos da casa;

Para finalizar, Gi Moreno costuma dizer em seus cursos que a organização é ‘quadrada’. “Por isso, se você tiver que escolher por potes e caixas redondos ou quadrados, prefira os quadrados, eles otimizam muito o espaço”.

Regras na organização da casa nova

Alyne Canto esclarece o que pode e o que não pode na organização da casa nova.

  • Acreditem que menos é mais, pois o que torna uma casa linda, funcional e prática é a organização.
  • Façam um planejamento das tarefas da casa para que possam manter tudo organizado, sem precisarem sair correndo quando alguma visita chegar;
  • Programem os pagamentos das contas e controlem os gastos, isso também faz parte da organização de uma casa. Evita-se gastos desnecessários com produtos e serviços;
  • Terminem o que começaram, pois, a procrastinação afeta muitos relacionamentos.
casa nova
Divulgação: Priscila Saboia Organizer

 

Todas essas orientações de como organizar a casa nova também podem ser passadas para as profissionais que deverão trabalhar na sua casa. É uma forma de ensinar quem cuida da sua casa a otimizar as atividades ganhando tempo para outras tarefas cotidianas.

Como organizar a casa nova por cômodo

Cozinha

Separe louças, porcelanas, prataria e vidros. Todas essas peças devem ser guardadas de acordo com a demanda de uso. Sendo: louça e vidros do dia a dia sempre ao alcance dos olhos. Já os objetos em porcelana e a prataria, podem ser guardados no fundo do armário.

casa nova
Foto: Alyne Canto

 

Os eletrodomésticos também devem ficar ao alcance do casal, porém aqueles aparelhos de pouco, podem ficar em um lugar mais alto do armário. Peças como copos, talheres, faqueiros, travessas, jogos de sobremesa, entre outros, deixe-os no armário ao alcance do casal. Armários feitos sob medida geralmente possuem um espaço exclusivo para as panelas, que devem ser guardadas com bastante cuidado para não ficar batendo uma na outra e riscar.

casa nova
Foto: Closets Redefined

 

Nem todas as cozinhas planejadas possuem espaço suficiente para guardar tudo. Afinal, os presentes de casamento são muitos. Toalhas de mesa podem ficar em uma gaveta da cozinha, principalmente a toalha do dia a dia e as demais em um buffet na sala.

Armário de despensa e área de serviço

Tenha somente o necessário na casa nova, o que será consumido na quinzena ou no mês. Criar estoque de produtos de limpeza e alimentos só ocupa espaço.

Assim vocês economizam dinheiro e não perde produto por conta do vencimento. Sempre que voltar do supermercado inverta a disposição dos produtos novos com os que já tinha em casa, ou seja, produtos antigos na frente e os novos atrás.

Procure organizar os produtos de limpeza e utensílios em um mesmo armário e espaço na área de serviço. Facilita o cotidiano de quem ajuda vocês com a limpeza da casa e não fica espalhado obstruindo a passagem entre cozinha e área de serviço.

casa nova
Divulgação: Blog Organize sem Frescuras

Quarto/Closet

Separe as roupas por categoria (cores, estampas, lisas, manga longa) guarde primeiro as peças que ficam em cabides.

Depois vá colocando nas gavetas ou nichos do closet as demais peças como camisetas, shorts, calças (separe as jeans, sociais e sarja).

casa nova
Foto: Alyne Canto

 

A roupa íntima deve ter um espaço somente para elas. É interessante que se tenha uma gaveta para calcinhas e outra para sutiãs, dependendo da quantidade de peças que tiver. E sempre organizando essas peças com o auxílio de colmeias.

Divulgação: Priscila Saboia Organizer

 

Na organização da casa nova aquela regra de inverter as peças do closet de acordo com a estação é super válida. Se for verão, as peças de verão devem ficar à altura dos olhos. Se for inverno, desça as peças de frio e suba as de outras.

Os calçados devem ficar na sapateira do closet de forma que seja fácil a visualização dos pares e manuseio. Já a roupa de cama e banho pode ser guardada organizada em algum espaço do closet que seja de fácil acesso para manuseio. Só evite misturá-la com suas roupas.

Todas essas dicas são válidas para o closet/armário do marido. A regra de organização é a mesma.

Divulgação: Priscila Saboia Organizer

 

Divulgação: Priscila Saboia Organizer

Sala

A sala de estar é a queridinha da casa nova. É nela que as famílias passam a maior parte do tempo quando estão em casa e é o lugar da casa perfeito para receber visitas.

Portanto, evite deixar objetos espalhados por ela. Caso tenha algum buffet na sala de jantar, procure guardar papeis e pequenos objetos nas gavetas desse móvel.

Livros, materiais de estudo, pastas, CDs e DVDs podem ser armazenados no próprio rack, mas sempre com organização. Deixe a vista somente objetos de decoração como vasos, flores, porta-retratos e algum objeto de arte que tiver.

casa nova
Divulgação: Juliana Zanetti Arquitetura e Interiores

Banheiro

Muitas vezes deixado de lado, o banheiro também deve ser pensado na hora de organizar a casa nova.

Deixe a pia livre de produtos. Coloque apenas um sabonete líquido, um hidratante para as mãos e algum objeto de decoração ou uma plantinha.

Os produtos do banheiro podem ser armazenados e organizados dentro do próprio armário do banheiro e se tiver espaços como nichos, coloque pequenos cestos para guardar produtos como secador de cabelo, aparelho de barbear e maquiagem.

casa nova
Divulgação: Priscila Saboia Organizer

 

E a principal dica para manter a casa nova organizada é sempre guardar em seus devidos lugares os objetos que não estiver mais usando. É simples assim.

Veja mais dicas de organização para a casa nova no nosso perfil no Pinterest

</>

Tags da matéria

Comentários