A lista de presentes de casamento é sempre uma boa opção para encher a casa nova de itens úteis e legais. Por isso, os noivos devem tomar alguns cuidados especiais na hora de escolher os produtos que serão sugeridos aos convidados. Além disso, vale a pena fazer um checklist para garantir que nada importante fique de fora.

Casal planejando lista de presentes de casamento
Foto: Reprodução/Pinterest

Como fazer lista de presentes de casamento 

Antes de começar a selecionar os produtos que farão parte da sua lista, vale a pena analisar as preferências e necessidades do casal. Além disso, é preciso aliar as dimensões e a quantidade dos itens ao tamanho da nova casa.

Para Any Moura, wedding planner do My Personal Bride, o ideal é adequar a lista à realidade do casal. “Se eles não tiverem espaço, não terão onde guardar alguns presentes. Se a mesa de jantar é de quatro lugares, por exemplo, tudo bem eles optarem por um aparelho de jantar para seis pessoas. Mas não faz sentido ter um para 12”, afirma.

“Se o casal está começando em um apartamento menor, provisório, é melhor evitar investimentos em decorações específicas. O mesmo vale para prataria, como vasos e bandejas muito caros e jogos grandes de baixelas”, completa.

Casal comemorando na casa nova. Veja itens que não podem faltar na lista de presentes de casamento
Foto: iSock

É preciso seguir alguma regra de etiqueta? 

Para Débora Macedo, proprietária da Imagine Só Assessoria e Eventos, não existem regras para a montagem da lista de presentes de casamento. Entretanto, convém colocar itens compatíveis com todos os bolsos.

Any concorda. “Vale a pena levar em consideração o perfil dos convidados, grau de relacionamento e também o tipo de comemoração. Opte por oferecer uma variedade de preços e produtos, deixando as pessoas realmente à vontade para escolher, sem impor uma faixa de preço específica”.

É importante ressaltar que a lista de casamento pode contar com produtos mais elaborados e caros do que a de presentes de chá de panela.

Casal escolhendo itens para a lista de presentes de casamento
Foto: iStock

Checklist: lista de presentes de casamento 

Com uma rápida busca pela internet, é possível encontrar uma série de itens que não podem faltar na hora da seleção. Tem até modelo de lista de casamento pronta em PDF.

Confira 20 produtos populares que vão fazer a diferença na sua casa nova:

  1. Panelas
  2. Louças para o dia a dia
  3. Faqueiro simples para o dia a dia
  4. Faqueiro completo
  5. Assadeira
  6. Tigelas
  7. Bandejas
  8. Conjunto de taças
  9. Conjunto americano
  10. Cafeteira
  11. Mixer
  12. Ferro de passar roupa
  13. Microondas
  14. Jogo de copos
  15. Geladeira
  16. Fogão
  17. Máquina de lavar louça
  18. Máquina de lavar roupa
  19. Panela elétrica
  20. Artigos decorativos (como vasos, porta-retratos e quadros)
Casal planejando lista de presentes de casamento
Foto: Reprodução/Pinterest

Onde fazer a lista de presentes de casamento?

Os noivos podem e devem explorar o grande leque de lojas e de sites que trabalham com listas de casamento. “Recomendo sempre que a lista seja feita em três lojas, sendo uma de produtos mais elaborados e exclusivos, que tenha loja virtual e física em um local próximo à região onde os convidados moram. As outras podem ser maiores e mais populares, com opções variadas de produtos”, conta Any.

“Lojas como Etna e Tok Stok são bacanas para quem está precisando montar a casa toda. Elas têm muitas opções de móveis e um acervo enorme de utensílios”, conta a especialista. Ela ainda diz que, normalmente, o Extra apresenta preços competitivos e a Camicado se destaca por fatores como excelente atendimento e frete gratuito.

Casal abre presente da lista de presentes de casamento
Foto: iStock

Débora recomenda sites como Ponto Frio, Lojas Americanas, Spicy e Presentes Mickey. Além desses, a especialista indica a lista de casamentos no iCasei, que é uma ótima opção para os convidados, pois já fica hospedada dentro do site dos noivos e é totalmente editável, tanto os valores, quanto as fotos.

O mais bacana é que a lista do iCasei segue os moldes das listas de presentes tradicionais, já que o convidado compra os produtos da lista criada pelo casal. A grande vantagem é que são produtos fictícios, dessa forma, os presentes e cotas de lua de mel são revertidos em dinheiro, que o casal pode resgatar e usar como desejarem.

Uma outra vantagem é o fato de que o iCasei funciona como um banco, ou seja, os valores são gerenciados pelo iCasei (boletos e cartões) e são repassados para os noivos quando for solicitado.

Por meio do aplicativo do iCasei, os noivos acompanham tudo o que acontece no site, e por e-mail recebem notificações sempre que um presente é comprado, o que ajuda muito na hora de agradecer um convidado pelo presente.

Não se esqueça de agradecer

Quando o casamento vai chegando, a vida dos noivos fica uma correria. Mesmo assim, os noivos devem arranjar um tempinho para agradecer os presentes. Vale tudo, desde um obrigado ao vivo e um jantar comemorativo até uma ligação ou cartão escrito à mão. O importante é demonstrar gratidão aos convidados.

Tags da matéria

Comentários