Eles podem mudar de cor, tamanho e até mesmo de formato, mas a principal função do quadro de assinatura de casamento é trazer para casa um pouquinho de cada convidado que esteve em seu Grande Dia.

O objeto também é aliado à decoração do novo lar e, diferentemente do livro de assinatura, pode ser visto a todo momento, principalmente se colocado em ambientes comuns da casa.

Quadro de assinatura para casamento corações e moldura
Foto: Pinterest/ Reprodução

 

Quadro de assinatura de casamento: o que é?

Para quem não conhece, o quadro de assinatura de casamento é montado, na maioria das vezes, em MDF – material derivado da madeira. Uma foto do casal geralmente compõe a decoração da peça, junto com alguns desenho.

“Hoje, os desenhos mais escolhidos pelos noivos são as árvores. Até porque elas remetem a família”, comenta Mariana Coutinho, da filial em São Paulo da loja Riscão. A gráfica é especializada em convites de casamento e outros itens para a ocasião, como os quadros de assinatura.

Mariana afirma que, de dois ou três anos para cá, essa peça vem substituindo os livros de assinatura de casamento. 

Foto: G&P Convites

 

Como funciona? 

O primeiro passo é definir qual será o desenho do quadro de assinatura de casamento. Então, por exemplo, se os noivos escolhem o tradicional desenho de árvore, o quadro de assinatura para casamento em MDF vai ter várias folhas, onde os convidados vão escrever seus nomes e deixar uma lembrança para os noivos, desse dia tão especial.

Otávio Polezi, da G&P Convites, comenta que folhas e corações são opções recorrentes entre seus clientes.

“O desenho de balão também é bem comum. A foto dos noivos pode ficar posicionada dentro de um cesto, por exemplo, e vários corações compõem o desenho da lona do balão.”, conta. 

quadro de assinaturas de casmento
Foto: Pinterest / Reprodução

 

Outra forma interessante de compor o quadro de assinatura de casamento é com as digitais dos convidados.  No lugar das tradicionais folhas ou corações, as pessoas na festa podem molhar o dedo em uma tinta e deixar a impressão na imagem. 

Caso escolha essa opção com as digitais, é preciso ficar atento com alguns detalhes.

“É bacana, mas alguns noivos não costumam gostar, pois não conseguem identificar qual digital é de cada convidado. Além disso, as pessoas vão sujar os dedos. Nem todo mundo gosta”, alerta Polezi.

Sobre a situação, Mariana afirma que é possível adaptar. “Dá para deixar a digital no quadro de assinatura de casamento, juntamente com o nome de quem a marcou. Além disso, nós costumamos mandar lencinhos para que as pessoas limpem as mãos. Esses são detalhes que ajudam no dia.”

Quadro de assinatura para casamento com digital
Foto: Pinterest/ Reprodução

 

Preço, tamanho e opções

Uma boa notícia para os noivos, é que eles podem encontrar o quadro de assinatura de casamento com os mais diversos preços.

De forma geral, a peça vem acompanhada de um cavalete. Esse e outros detalhes, como tipo de molduras e quantidade de espaços para assinatura, são variáveis que influenciam no preço do quadro. Quanto maior e mais detalhado, mais o casal precisará investir.

Polezi comenta que, dos seus pedidos regulares, a medida de 60 cm x 40 cm é o tamanho que mais acaba saindo. “Ele comporta de 180 a 200 corações. Além disso, as molduras em branco ou dourado também são comuns”, diz. Nessas condições, a média de preço dada pelo profissional foi de R$ 169.

Quadro de assinatura para casamento quadro de madeira
Foto: Pinterest/ Reprodução

 

Mariana afirma que os noivos geralmente pensam na decoração da casa para escolha dos detalhes do quadro. “Na dúvida entre a decoração de casamento e adaptação do quadro ao ambiente do lar, a escolha acaba ficando nos tons neutros.” O padrão da Riscão se concentra no tamanho A3 e vem acompanhado de cavalete, tinta e lencinho, por preço médio de R$ 340.

A profissional recomenda que a peça seja posicionada na entrada da festa, próximo à mesa de café ou de bem-casados. “É interessante deixar alguém da assessoria do casamento junto com o quadro de assinatura. Principalmente se tiver tinta, as crianças costumam querer mexer e pode acontecer algum estrago com a peça”, alerta.

Quadro de assinatura para casamento quadro branco
Foto: Pinterest/ Reprodução

 

Onde encontrar na internet? 

Existem diversos sites que oferecem inúmeras opções para compra de quadro de assinatura de casamento. É possível adquirir a peça crua, para os noivos decorarem a próprio gosto, ou já montada, com espaço para foto e corações já colocados.

O desenho que predomina nas opções do quadro de assinaturas de casamento no Mercado Livre também é o de árvore, seja com alguma mensagem escrita ou não. Muitos dos quadros de assinatura vêm com a data do evento gravada na peça.

Caso os noivos não queiram a própria foto no quadro, há peças disponíveis para venda com dois passarinhos, que pode representá-los. Além disso, outras opções são quadros fechados em vidro, em que os convidados colocam a mensagem de felicidade dentro dele.

 

Foto: G&P Convites

 

Quadro de assinaturas casamento: como fazer

Mesmo com tantas opções para venda, é possível que os noivos não se encontrem em nenhuma peça já pronta. Então, para aqueles que têm habilidades manuais, o YouTube pode ajudar a preparar o próprio quadro de assinatura de casamento.

Entre as variedades de como fazer, uma das mais simples é feita com tampa de caixa de sapato, papel contact, papel cartão e alguns utensílios, como régua, tesoura e cola. Inspire-se também na papelaria de casamento para decorar a peça.

Confira abaixo o vídeo completo, do canal Paty Básica, para você se inspirar:

Tags da matéria

Comentários