Com certeza, você já deve ter ouvido falar do mármore Carrara, que é um tipo de pedra natural oriunda da cidade de Carrara, na Itália. Ao longo do tempo, o nome do material acabou se sobrepondo ao da sua origem e, atualmente, se tornou sinônimo de luxo.

Entre os tipos de mármore, esse modelo é conhecido por sua coloração branca e linhas acinzentadas e a decoração de interiores, com pisos, bancadas e até na parede, é a forma de utilização mais constante.

“O mármore carrara é uma pedra bem nobre entre os mármores. De forma geral, o mármore traz muito sofisticação para os ambientes”, avalia a arquiteta Carina Korman, do escritório Korman Arquitetos. Por ser uma rocha originada do calcário, sua composição se torna uma massa mais compacta, permitindo um melhor polimento, que proporciona o brilho característico do material e possibilita esculpi-lo com maior facilidade.

mármore carrara
Foto: Shutterstock

Segundo o arquiteto o também arquiteto Gustavo Martins, o que mais chama atenção nesse tipo de material são as variações de intensidade de veios e a possibilidade de fazer acabamentos de diferentes brilhos e texturas. “Diferente dos mármores nacionais, sua composição é menos permeável, tornando possível sua utilização em áreas molhadas como pisos e bancadas de banhos”, afirma ele.

Veja também: Costela de Adão na decoração da casa | Onde usar e como combinar

O que devo prestar atenção antes de optar pelo Mármore Carrara?

Os especialistas afirmam que antes de optar pela utilização do material, é importante verificar se o mesmo se adequa ao uso desejado. O Carrara não é recomendado para áreas externas e bancadas de cozinhas ou espaços gourmet, pois não é resistente a gordura e ao calor. Além disso, a pessoa precisa gostar de pedras com veios e que podem vir a manchar.

Sem contar que o preço tende a ser mais caro do que as peças nacionais, variando entre R$ 600 e 900 o metro quadrado. “O valor deste material varia de acordo com o Euro, portanto, ele se torna mais viável sua utilização em detalhes ou peças menores, que valorizam os veios do materiais do que em grandes áreas”, afirma Gustavo.

Quais os tipos de decoração (minimalista, clássico… por ex.) combinam mais com o mármore Carrara?

Carina afirma que o Carrara é um mármore clássico, mas pode muito bem estar em uma decoração bem moderna. “Depende muito do mobiliário, para uma decoração minimalista ele já não funciona muito bem, pela quantidade de desenhos e veios”, explica a arquiteta. Para Gustavo, por sua leveza e fácil composição com outros materiais de acabamento, o mármore Carrara se adequa perfeitamente aos estilos clássico, contemporâneo e ao minimalismo  do modernismo.

“A diversidade em acabamentos de polimento e textura permite sua utilização não apenas como um sofisticado revestimento, mas também na composição de peças dos mais variados usos, criadas por grandes designers. Por ser um produto natural, suas chapas nunca serão iguais umas às outras, possibilitando a criação de peças exclusivas”, explica ela.

Veja também: Enxoval: 3 dicas para fazer a lista ideal e garantir tudo o que precisa

mármore carrara
Foto: Shutterstock

Em relação aos cuidados, o que devo me preocupar?

Toda pedra natural e clara pode manchar, por isso, é preciso ter cuidados com materiais abrasivos e coloridos na limpeza. Além disso, é sempre bom impermeabilizar e fazer um tratamento que se chama cristalização, para que a pedra fique bonita por mais tempo.

Recomenda-se que, ao derramar qualquer coisa sobre o mármore, ele seja limpo imediatamente, devido exatamente a sua porosidade. Um alerta para quem deseja usar o mármore em regiões praianas: é preciso ter um cuidado redobrado, pois o sal dissolve pedras de mármore e pode também criar pequenos orifícios em sua superfície. Para contornar essa situação, é bom se usar o granito que é uma peça naturalmente mais resistente, mas isso, vou abordar daqui a pouco.

Estilos de Mármore Carrara

Existem diversos tipos de Mármore Carrara e a diferença entre eles está na quantidade de veios acinzentados e na pureza do branco (quanto mais branco, mais caro). As peças podem ser mais ou menos manchadas e os veios podem ser espaçados ou mais concentrados em determinados pontos.

mármore carrara
Foto: Shutterstock

Veja também:  Estante industrial | Saiba como usar essa tendência em sua nova casa

Mármores Similares ao Carrara

Mármore Estatuário (ou Statuario)

Possui a mesma cor e o mesmo desenho do Carrara, mas é mais branco e também mais caro.

Mármore Calacata

O desenho é parecido com o Carrara, mas os veios têm cor âmbar/dourada. São mais caros também!

Mármore Carrarinha

É o ‘Mármore Carrara Nacional’, ou seja, uma opção bem mais barata. Ele é branco com veios cinza, mas semelhante a outros mármores brancos, por isso é menos nobre.

Veja mais inspirações para decorar a sua Casa Nova no nosso perfil no Pinterest

</>

Tags da matéria

Comentários