Estante industrial | Saiba como usar essa tendência em sua nova casa

Categoria:

Atualmente, o estilo Minimalista, que faz uso de poucos elementos fundamentais na decoração, tem crescido no gosto popular, especialmente pelas facilidades e pouco acúmulo de coisas. E é aí que a estante industrial entra como protagonista da decoração!

“Esse tipo de estilo tem objetivo de alcançar a praticidade. Visto como uma vertente mais simplista, ele é uma ótima alternativa para apartamentos pequenos como uma decoração, ao mesmo tempo, inteligente e funcional. Então, as Estantes tipo Industrial entram neste mundo, como conceito, verticalizando espaços pequenos e buscando a simplicidade e a versatilidade do movimento”, afirma a arquiteta Priscilla Pereira, idealizadora do Priscilla Pereira Boutique de Interiores, em São Paulo.

estante virtual
Foto: Alberto Cáceres

Veja também: Rosa Millenial para decorar a casa | como combinar, onde usar e cuidados necessários

Para o também arquiteto Fernando Fernandes, um dos sócios do F studio, os móveis com características industriais, como o próprio nome sugere, vieram da ressignificação destas peças fabris em ambientes domésticos.

“A reinterpretação do uso, aliada a uma combinação estética em uma decoração, cria composições e possibilita a exploração de mobiliários utilizados em fábricas, para uma nova roupagem em uma casa ou apartamento”, explica ele, que considera ‘industrial’ tudo aquilo que deriva de um ambiente fabril, comercial, de antigos armazéns, estações de trem, etc, e carrega as marcas do tempo junto com a peça, ou seja, os aspectos de ferrugem, desgaste natural do tempo.

Como começar a usar a estante industrial?

A estante industrial pode ser usada de diversas maneiras. Charmosas e funcionais, elas podem assumir formas e funções no décor.

estante industrial
Foto: Oshri Aviram & Dana Kushmirski

“Para iniciar esse movimento, aconselho serem utilizadas como estantes organizadoras de objetos e/ou livros e até mesmo como um divisor de ambientes, pois elas proporcionam leveza e sensação de profundidade ao ambiente”, enfatiza Priscilla. Além disso, a tendência do maior aproveitamento de espaços pequenos é a verticalização e, segundo a especialista, as estantes industriais oferecem esse ‘serviço’ sem abrir mão da elegância.

Veja também: Veja como montar o enxoval de casamento

Peças multifuncionais

Pense sempre em peças multifuncionais, pois elas podem ser itens interessantes de se investir e ter em casa, especialmente os casais que procuram a praticidade em primeiro lugar.

estante industrial
Foto: Sori Writes

“Quando nossos clientes nos pedem projetos assim, nós seguimos a ideia do design ser interpretado e utilizado da maneira que a pessoa necessita, no ambiente que seja adequado para o momento. Flexibilidade é uma boa palavra na hora de pensar em uma peça de design. A peça se torna interessante quando se pode reutilizar na medida da necessidade de seus usuários”, diz Fernando.

Veja também:  Casa iluminada? Conheça o lightbox, o item de decoração que vai deixar sua casa mais divertida

Tenha em mente as medidas do espaço

No entanto, a primeira coisa para começar a procurar o melhor modelo de estante industrial é sempre ter em mente as medidas do espaço onde vai ser colocada a estante.

estante industrial
Foto: Egon Gade

“Um lugar muito pequeno não suportaria uma estante com dimensões muito grandes, pois poderia gerar um desconforto visual e dar a impressão do espaço ser ainda menor. Estantes sem fundo colaboram com a sensação de maior amplitude. Já em lugares mais amplos, a escolha da estante acontece de uma maneira um pouco mais livre, mas lembrando sempre, de manter o equilíbrio e a proporção entre a peça e o espaço”, explica Priscilla.

Veja também: Descubra como refrescar a sua casa usando apenas plantas

Quais os melhores materiais e quais os cuidados?

As estantes de ferro e madeira são as mais procuradas, quando se fala em estante industrial,  mas necessitam de alguns cuidados de uso e conservação, para evitar empenos ou ferrugens. Fernando listou alguns, confira!

  • Distribuir uniformemente o peso dos livros e objetos nas prateleiras.

  • Limpar as prateleiras com pano seco ou levemente úmido.

  • Não usar álcool, amoníaco, abrasivos ou similares.

  • Evitar a exposição do ferro à maresia, chuva, sol ou o contato direto com a água.

  • Evitar atritos e batidas.

  • A madeira natural pode sofrer alterações na cor com o decorrer do tempo, devido à incidência de luz direta e indireta.

  • Por sua natureza, a madeira também é suscetível ao surgimento de pequenas rachaduras ou fissuras devido à variação climática, o que não compromete a estabilidade do móvel.

Veja também: Saiba como usar o Rose Gold, a cor sensação do momento para decorar a sua casa

Para quais tipos de ambientes e decorações esse móvel é o mais indicado?

Priscilla afirma que esse tipo de móvel é indicado para aqueles que buscam versatilidade no décor e praticidade no dia a dia.

A estante industrial pode ser usada em qualquer tipo de ambiente de maneira consciente e harmoniosa. Ela pode aparecer em apartamentos, ambientes corporativos e espaços comerciais, desde que sejam coerentes com sua identidade visual, tomando partido do estilo a ser adotado pelo profissional”, conta. Por isso, claro, a ajuda de um arquiteto ou decorador pode ser uma boa opção para quem procura um espaço harmonioso e aconchegante.

estante industrial
Foto: Shutterstock

Quais são as dicas para combinar a estante industrial com outros móveis de diferentes vertentes da decoração?

“O mais importante é escolher o material de acabamento condizente com os acabamentos adotados no ambiente. Utilizar materiais como: vidro, metal e madeira, certamente não influenciará no estilo da decoração e servirá como peça irreverente no contexto”, diz a dona do Priscilla Pereira Boutique de Interiores.

estante industrial
Foto: Shutterstock

4 dicas incríveis para pensar antes de comprar a sua estante industrial!

1- O produto tem que ser desejado por você, você precisa criar uma relação com esta peça.

2- Definir qual a finalidade da peça para o ambiente desejado, qual a função dele para atender o seu ambiente.

3- O produto tem que ser durável, com indicações de possíveis manutenções e qualidade dos materiais.

4- Procure um design durável também, que não seja datado, que não acompanhe modismos e que possua uma estética atemporal.

 Veja mais inspirações para decorar a casa nova no nosso perfil no Pinterest 

</>

Tags da matéria

Comentários