Com certeza, você já deve ter visto uma pequena caixa iluminada, com frases impactantes ou engraçadas na casa de alguém, no feed do Instagram, no post de algum blog.

O  lightbox virou uma febre entre os apaixonados por decoração (e até quem não é também)! Em teoria, o lightbox tem como base os letreiros antigos de cinema, aqueles dos filmes antigos, em que víamos alguém trocando as letras no alto de uma escada.

Com o tempo, essa peça acabou sendo uma referência vintage dentro de ambientes minimalistas, por conta de sua cor quase sempre branca, principalmente, no estilo escandinavo de decoração.

lightbox para decorar a casa
Foto: Pinterest / Reprodução

Esse tipo de estilo surgiu no século XX, no norte da Europa, em uma região conhecida como Escandinávia, composta por Suécia, Dinamarca, Noruega e Finlândia. Inspirado em referências nórdicas, nas características do artesanato regional e na paisagem ao redor, tem forte influência do clima local, que conta com muitas horas de escuridão e invernos prolongados.

Hoje em dia, existem diferentes tamanhos, segundo a arquiteta e decoradora Barbara Schrage, formada em Arquitetura e Urbanismo, na Unesp, e dona do Estúdio Cicada, um estúdio especializado em decoração e interiores com um trabalho holístico, que alinha o conforto físico ao equilíbrio energético e espiritual.

“Além dos tamanhos, há as letras/frases fixas ou com as letras separadas para você ir variando a sua frase. Já existem com o corpo colorido (letras coloridas),  mas aqui no Brasil ainda não chegou. Porém, a procura por itens personalizáveis está cada vez maior, afirma Barbara.

Veja também: Saiba como usar o Rose Golde, a cor sensação do momento, para decorar a sua casa

lightbox para decorar
Foto: Pinterest / Reprodução

Como encontrar a minha primeira Lightbox?

No início, as luminárias eram utilizadas nos ambientes com decoração mais industrial e minimalista, depois, elas começaram a invadir os quartos de adolescentes e crianças.

No entanto, hoje em dia, esse tipo de acessório decorativo já está sendo mais utilizado em diferentes ambientes, de acordo com a imaginação ou personalização de cada um.

lightbox para decorar
Foto: Pinterest / Reprodução

“Não existe regra! O importante é lembrar que a lightbox vai ser um ponto de referência onde quer que ela esteja. Então, evite colocar com muitas coisas em volta, use realmente a sua lightbox como um destaque decorativo”, comenta a especialista.

“Caso você seja dessas pessoas que estão sempre mudando (seja de casa ou de decoração), vale a pena investir nos modelos que tem letras soltas e até comprar uns pacotinhos a mais pra ir variando. Seja um “bem-vindos” quando tiver aquele jantar com seus amigos, ou uma frase importante para você, daquele livro que mudou sua vida, ou da sua banda favorita”, complementa.

Veja também: Decoração | Décor sustentável para a casa nova

lightbox para decorar
Foto: Pinterest / Reprodução

Quais ambientes eu devo considerar colocar a minha lightbox?

Seja no quarto, na sala e até na cozinha, em todos os lugares a lightbox fica um charme. Barbara alerta para o momento da escolha da sua peça, que pode variar de acordo com o tamanho de onde ela vai ficar.

“É muito importante também escolher um tamanho agradável, se seu espaço não é muito grande, não use lightbox muito grande, vai dar a sensação de aperto que a gente não gosta. Fica super legal em ambientes mais modernos e coloridos, além dos industriais, que trouxeram a público as luminária. Porém, se você for uma pessoa ousada, usar a peça em ambientes super clássicos, para dar um contraste, funciona muito bem também”, diz a arquiteta.

lightbox para decorar
Foto: Pinterest / Reprodução

Veja também: Feng Shui | Como incluir na casa nova?

Já vi lightbox presa à parede. Posso colocar na minha casa também?

Tudo é possível com a lightbox! Podemos utilizá-las como cabeceira de cama, deixar ela em cima de prateleiras e móveis. “Fica um charme do lado do móvel bar ou junto com sua jardineira. Seja como a luminária do criado mudo ou preso na parede da sala”, explica Barbara.

Porém, ela pede atenção à qualidade do produto. “Veja se ele tem recomendações e se as lâmpadas são led. O led não esquenta (não estragando os móveis nem deixando o espaço quente) e não corre o risco de ocorrer curtos, nem de a lâmpada estourar. Veja se o acrílico está bem acabado.”

lightbox para decorar
Foto: Pinterest / Reprodução

Atualmente, já existem inúmeras lojas online com produtos incríveis, como no Mercado Livre. Para pensar na decoração, uma das dicas da especialista é pesquisar bastante em imagens do Pinterest, Instagram, revistas de decoração e entre outros veículos.

Não quer comprar? Então, aprenda a versão DIY (Do it yourself) da lightbox!

 

Veja mais inspirações no nosso perfil no Pinterest

</>

Tags da matéria

Comentários