Muito conhecido pelo público de bares e restaurantes, o canto alemão, ou a famosa mesa com sofá de um lado e cadeiras do outro, está tomando conta das casas e apartamentos. O nome da tendência vem justamente por ser muito usado para decorar pubs na Alemanha, mas o resultado fica incrível em decorações caseiras. 

Uma das grandes vantagens de aderir ao canto alemão em casa é a otimização do espaço, como conta Roberta Hakemi, dona do perfil @apartamento164, que fala de decoração no Instagram. “Eu sempre quis ter uma sala de jantar confortável, que eu pudesse receber amigos e família e pudéssemos sentar todos juntos ao redor da mesa, para jogar conversa fora ou fazer as refeições, e com o canto alemão eu tinha certeza que conseguiria aproveitar melhor o espaço”, explica ela.

A arquiteta Bruna de Lucca, diretora de projetos do Studio BR, reforça a ideia e explica que os espaços projetados para o canto alemão buscam abrigar um número variado de pessoas em mesas que usualmente possuem ocupação limitada quando usadas com cadeiras.

Veja também: Mármore carrara para decorar a casa | Cuidados, dicas e inspirações

canto alemão
Foto: Unplash


Veja mais:  Costela de Adão na decoração da casa | Onde usar e como combinar


Onde posso fazer um canto alemão?

Segundo Bruna, qualquer espaço que caiba uma mesa de jantar é possível fazer a opção do canto alemão, apenas tomando cuidado para que o banco seja confortável e tenha ergonomia correta. “Temos projetado muitos espaços assim para apartamentos pequenos, tipo studio. Usamos, inclusive, com mesa redonda, quando o espaço é menor”, exemplifica a arquiteta.

A designer de interiores Elaine Vilela concorda, mas ressalta que é muito importante avaliar a proporção dos objetos que serão colocados no espaço para garantir a boa circulação no ambiente. Ao escolher a mesa, a especialista aconselha a dar preferência aos modelos com pés centrais. Essa dica é muito importante para deixar os cantos livres e, dessa forma, facilitar a circulação e acesso ao banco. Já para a escolha das cadeiras a designer aconselha a escolher modelos mais compactos, caso o objetivo seja otimizar o espaço.

canto alemão
Foto: Projeto de A1 Arquitetura / Viva Decors


Como escolher os itens e o estilo?

O canto alemão pode ser inserido em qualquer estilo de decoração, basta você escolher o banco, a mesa e as cadeiras compondo o estilo que escolheu para a casa.

O formato da mesa dependerá muito do espaço disponível na sua sala, mas é possível utilizar diversas opções, como as redondas, quadradas, retangulares. “O segredo está na combinação entre a mesa escolhida, que deve ser o primeiro passo, e a posterior formatação do “canto” com sofá/estofados”, esclarece a diretora de projetos do Studio BR.

Apesar de poder ser montado com um sofá reto, a arquiteta Bruna de Lucca defende que o desenho do Canto Alemão é mais bem aproveitado quando colocado em cantos, como já sugere o nome, uma vez que, com o sofá, poderá ser aproveitada toda a quina da mesa.  

Segundo a arquiteta Bruna, é mais comum vermos referências do canto alemão com um estilo clássico e toques vintage, mas é possível combinar com qualquer estilo de decoração. Para isso, basta compor a escolha dos acabamentos, design da mesa e adornos, combinando assim com estilos como o clássico, rústico, moderno, industrial, entre outros. Para a designer de interiores, Elaine Vilela, o canto alemão compõe muito bem com decorações e estilos mais informais.  

Roberta, do @apartamento.164, sempre quis o canto alemão, desde que pisou na planta de seu apartamento, e para planejar o que queria, pesquisou e reuniu muitas inspirações no Pinterest.

Para combinar o canto alemão com seu apartamento, Roberta levou em consideração o estilo moderno de sua sala e buscou a empresa Casa do Canto Alemão para desenvolver o projeto sob medida. “Criamos um projeto exclusivo, com um modelo mais despojado e usando tecidos e texturas que pudessem acompanhar esse ar mais moderno e que se por ventura um dia eu trocasse a decor da sala, o canto alemão ainda pudesse ser usado, então optamos em fazer bem neutro para compor o ambiente”, explica.

canto alemão
Canto alemão do Apartamento 164 (Foto: arquivo pessoal)


Veja também: Estante industrial | Saiba como usar essa tendência em sua nova casa

Tendências

O canto alemão por si só já é uma tendência de decoração. Para valorizar o espaço, Bruna de Lucco incentiva a investir em uma iluminação diferenciada, que ressalte ainda mais o canto.

Além disso, para quem busca otimizar pequenos espaços, uma dica valiosa é optar pelo banco baú. “Os bancos em madeira com baús embutidos têm sido muito pedidos para espaços pequenos, pois se aproveita o baú para guardar itens com melhor aproveitamento”, orienta a profissional.

canto alemão
Foto: Projeto de Bianchi Lima / Viva Decora


Dicas e cuidados

Listamos a seguir algumas dicas da arquiteta Bruna de Lucca e da designer Elaine Vilela para que você possa criar um canto alemão na sua casa.

– Sempre considerar uma medida mínima de 60cm por pessoa;

– Dê preferência a cadeiras sem braço;

– Optar por encostos estofados para garantir mais conforto;

– Planeje muito bem as medidas e acabamentos;

– Busque auxílio de um profissional para projetar medidas e composições.

Média de preço

O valor para construir um canto alemão na sua casa vai variar muito dependendo do espaço e acabamentos escolhidos, mas segundo Bruna de Lucca, Os valores médios começam em R$3.000, no caso de cantos pequenos.

Uma opção para quem busca valores mais em conta é comprar um canto alemão pronto. Algumas lojas já vendem o conjunto de mesa, banco e cadeiras e é possível encontrar boas promoções com valores em torno de R$ 550,00. Neste caso, é fundamental tomar muito cuidado com as medidas para garantir que ele caiba confortavelmente no espaço disponível da sua sala.

 

canto alemão
Foto: Reprodução / Viva Decora

 

Veja mais inspirações de decoração para a casa nova no nosso perfil no Pinterest

</>

Tags da matéria

Comentários