Decorar a casa nova do zero é um delicioso desafio. Mas a falta de espaço livre ou de locais para armazenamento quando o imóvel é pequeno podem fazer a tarefa parece impossível. Neste caso, as prateleiras são de grande ajuda e têm tudo para fazer você conseguir organizar qualquer ambiente de modo funcional e bonito.

Veja também: Parede de cimento queimado | Inspire-se e veja como fazer

prateleiras
Foto: The Design Chaser

 

Veja também:  Living Coral | Como usar a cor Pantone na decoração

A arquiteta Stephanie Guidotti explica que antigamente as prateleiras eram vistas apenas como um móvel para estocar livros, mas hoje sua utilização é variada e encontrar diferentes opções de design e funções no mercado é muito mais fácil. O importante é entender a necessidade da sua casa e se atentar ao local em que o suporte será instalado.

Como escolher as prateleiras certas

É justamente por toda sua versatilidade que as prateleiras são perfeitas para espaços pequenos. Você pode mandar fazê-las sob medida para qualquer espaço, tanto de acordo com a largura quanto com a profundidade. Mas também pode facilmente encontrar o que precisa pronto em lojas especializadas.

Em ambientes pequenos, o ideal é optar por modelos de profundidades menores e “que fiquem leves esteticamente”, segundo a arquiteta Juliana Zanetti. “Se for usar a parede toda, é legal optar por cores claras de madeira ou MDF, para que ela não polua o ambiente e não deixe o espaço pesado”, completa.

prateleiras
Foto: McGee & Co

 

Veja também:  Parede geométrica | Saiba como fazer a sua

Há ainda opções de modelos embutidos na parede, nos quais não há necessidade da mão francesa (suporte que sustenta a prateleira na parede), mas a instalação precisa ser mais profunda, e modelos que precisam de apoio. Neste último caso, você pode escolher a já citada mão francesa, ganchos, canos e outros.   

“No caso de mão francesa aparente, é preciso sempre verificar o peso que será apoiado nas prateleiras e comprar a mão francesa indicada para cada peso. Mãos francesas em “L” costumam ser visualmente mais leves. Também é legal combinar a cor da mão francesa com cores que já estejam presentes no espaço, ou com a cor da madeira da prateleira”, aconselha Juliana.

O que armazenar

O uso das prateleiras, além de transformar o visual do ambiente, é principalmente para ajudar a abrir espaço de armazenamento na casa. Assim você não precisa usar armários para guardar o que tem potencial para ficar exposto.

Apoiar quadros, guardar adornos, souveniers de viagens, perfumes e, ainda sim, livros, faz parte deste universo tão atual e renovado que são as prateleiras”, exemplifica Stephanie Guidotti.

Mas também é possível estocar itens que não são visualmente atrativos ou que não combinem com a décor da casa como um todo. Basta escolher caixas bonitas, por exemplo, e colocar os objetos dentro delas. É inegável o ar de organização que essa simples prática dá à casa.

prateleiras
Foto: Heidi’s Bridge

 

Veja também:  Mural grid: inspire-se para montar o seu

Cozinha com prateleira

Como cozinhas de espaços pequenos geralmente só têm armários de um dos lados, optar por prateleiras neste ambiente é uma ótima saída, principalmente quando falamos de modelos de pouca profundidade, com borda frontal, para que os itens não caiam.

De acordo com Juliana Zanetti, prateleiras podem ser ótimas para criar um apoio para livros de receitas, temperos, potes e qualquer outro item que precise ficar sempre à mão. “Também podem ser instalados ganchos abaixo delas para pendurar colheres, tábuas, etc”, conta a arquiteta.

A dica complementar de Stephanie é investir em recipientes bonitos e padronizá-los para expor nas prateleiras de forma que fique funcional e esteticamente bonito. Assim, o ambiente só tende a ganhar mais charme com a escolha das prateleiras.

prateleiras
Foto: Etsy

Planeje bem a instalação

A circulação pode ser muito afetada se uma prateleira for instalada no lugar errado, por isso esse é o maior ponto de atenção na hora de optar pelo suporte e pelo local que irá recebê-lo.

prateleiras
Foto: Wayfair

 

“O ideal é sempre fazer um estudo de medidas do espaço onde serão instaladas e verificar quais as medidas ideais antes de comprar ou mandar fazer uma prateleira. Também é preciso ficar atento sobre a estrutura de fixação. Se for uma parede de dry-wall, por exemplo, o ideal é colocar reforços para fixação, ou então criar um móvel que fique apoiado no chão”, finaliza a arquiteta Juliana.

Agora que você já sabe tudo sobre a utilização de prateleiras em espaços pequenos, já pode se jogar nas referências e começar a planejar a sua.

plateleiras
Foto: The Design Files

 

prateleiras
Foto: Carley Page

 

prateleiras
Foto: Ella Claire & Co

 

prateleiras
Foto: Burkatron

 

 

prateleiras
Foto: Homey Oh My

 

prateleiras
Foto: Little Vintage Nest

 

prateleiras
Foto: Posh Places Shop

 

Veja mais inspirações para casa nova no nosso perfil no Pinterest

</>

Tags da matéria

Comentários