Basta uma olhada rápida no Pinterest ou Instagram para perceber que a tendência de parede geométrica ganhou muitos lares por aí.

Utilizando apenas tintas de cores ou tons diferentes é possível mudar completamente uma sala, quarto, ou qualquer ambiente que você queira renovar.

Veja também:  Dicas para organizar a casa nova e curtir a lua de mel

parede geométrica
Foto: Blog Lovin

 

Renides Eller, do perfil no Instagram @devoltapromeuap, conta que buscou inspiração a própria rede social, principalmente nos perfis de pessoas que moram nos países escandinavos, na hora de colocar sua parede geométrica em prática e explica porque escolheu essa opção para dar um “up” em sua casa.

“Eu optei por fazer uma parede geométrica porque queria uma decoração no ambiente que fosse funcional e não resultasse em mais ‘trabalho’ no meu dia a dia. Por exemplo, se fosse um objeto, exigiria manutenção, limpeza, etc. A parede é prática”, ressalta Renides.

Veja  também:  Mural grid: inspire-se para montar o seu

parede geométrica
Foto: @devoltapromeuap

Como fazer uma parede geométrica

O passo a passo é bem simples, exige apenas um pouco de cuidado para não borrar as linhas. A arquiteta Giovana Ribas, do Artvillage, ensina o necessário para começar: “Para começar busque sua inspiração! Você vai precisar de tinta da cor de sua escolha, fita crepe larga para demarcar o contorno da parede e os desenhos, um rolinho e, se necessário, um pincel para dar os retoques finais”. Esses materiais são facilmente encontrados em lojas de tintas ou grandes lojas de material de construção.

Veja também: Mural grid | Inspire-se para montar o seu

“Escolhido seu desenho, comece marcando a parede com fita crepe! Não esqueça de colocar no teto e no piso também, para proteger o rodapé”, enfatiza a arquiteta. Agora, mãos à obra:

Materiais

  • 1 lata de cada cor desejada (calcule a quantidade de tinta dependendo do tamanho das paredes a serem pintadas)
  • Fita crepe larga
  • 1 rolinho pequeno
  • Pincel para os retoques finais
  • Lona ou papelão para proteger o piso
  • Bandeja de pintura

Passo a passo

  1. Comece protegendo todo o piso da área que será pintada;
  2. Em seguida, utilize a fita crepe para proteger o rodapé, o teto e as laterais da área que receberá a tinta;
  3. Agora você começa a parte do desenho. Utilize a fita crepe para demarcar as formas que serão pintadas. Nesse caso, você pode criar as formas da sua cabeça ou se basear em alguma referência;
  4. Garanta que a fita crepe esteja totalmente colada para que a tinta não transpasse a delimitação e borre o outro lado;
  5. Despeje a tinta na bandeja de pintura e retire o excesso do rolo antes de cada aplicação. Aplique as demãos necessárias até a cor ficar uniforme.;
  6. Espere a tinta dessa primeira região secar muito bem. Demarque a próxima área e inicie o processo novamente com a outra cor. Espere secar muito bem, sempre;
  7. Capriche bem nas linhas que delimitam cada cor;
  8. Caso sua escolha de parede tenha mais de duas cores, repita os processos anteriores novamente com a terceira, quarta, quinta cor.
  9. Para finalizar, retire todas as fitas após a parede secar completamente e pronto!
parede geométrica
Foto: Art Village Arquitetura

 

Veja também:  Casa nova | Como organizar cada ambiente e torná-los ainda mais funcionais para o dia a dia

Dica: uma ótima dica para não ter que lavar a bandeja a cada nova cor de tinta é embalar com um saco plástico. Dessa forma, basta retirar o plástico e colocar um novo a cada cor diferente que será utilizada.

Dica 2: A arquiteta do Artvillage reforça a importância de fixar bem as fitas para demarcar as linhas da parede geométrica. “Uma boa demarcação com a fita crepe é essencial para as linhas ficarem bem retinhas. Use uma trena se necessário. Outra dica é colocar a fita e depois dar uma olhada de longe para analisar o resultado antes de iniciar a pintura!

Como combinar?

O passo a passo não é nada complicado, mas muita gente tem medo na hora de combinar as cores. A moradora do @devoltapromeuap usou a melhor dica para não errar na combinação. “Pensei nas coisas que eu já tinha em casa, sem fugir da paleta de cores dos objetos que eu já possuía”, explica Renides.

Ela conta que fez tudo sozinha, mas estudou bastante para criar a decoração. “Foi em um período bem criativo onde eu estava cursando Design de Interiores”, revela.

Para ajudar quem quer arriscar, Giovana Ribas dá algumas dicas. “Se estiver na dúvida, e tiver objetos com muitas cores, opte por tons pastel. Assim fica fácil combinar a decoração com as cores da parede!”. Além disso, a arquiteta sugere fazer o teste de combinação das cores antes. Muitas marcas possuem opção de teste de cores em seus sites.  

parede geométrica
Foto: MuralsWallpaper

Veja também:  Canto alemão: tendência para a sua sala de jantar

Onde fazer uma parede geométrica

Não existe uma regra de cômodos específicos para criar uma parede geométrica. Solte a criatividade no quarto, sala, banheiro, cozinha, ou onde você quiser! “Qualquer parede pode virar uma verdadeira obra de arte”, incentiva Giovana.

As pessoas estão arriscando mais e incrementando as decorações dos lares e a parede geométrica é uma ótima opção para quem quer inovar, além de estar cada vez mais em alta.

parede geométrica
Foto: Inspired by this

 

Veja também:  Mármore carrara para decorar a casa | Cuidados, dicas e inspirações

Se a dúvida é o estilo de decoração para combinar, não se reprima! “Ambientes e móveis com linhas mais retas combinam mais com as paredes geométricas, mas isso não é regra! Novamente, solte a sua imaginação, e aproveite para criar a sua parede! Com certeza seu espaço vai ganhar um charme especial e personalizado”, enfatiza a arquiteta do Art Village Arquitetura.

Veja mais inspirações no nosso perfil no Pinterest 

</>

Tags da matéria

Comentários