Revista

Mesas baixas na decoração do casamento: como fazer?

Deixe seu casamento com uma atmosfera despojada com as mesas baixas na decoração

Você quer dar um ar descontraído e leve para a decoração de casamento? As mesas baixas podem ser uma ótima opção – especialmente se você sonha com uma recepção de casamento ao ar livre com uma atmosfera bem “relax”.

“As mesas baixas na decoração de casamento dão um charme extra. Lembram momentos afetuosos. Criam uma conexão emocional com o ambiente, os noivos e os convidados. É uma ótima opção para quem quer reunir os melhores amigos e os mais achegados para um evento intimista”, justifica Danielle Lee, cerimonialista de casamentos na Toque de Detalhes.

Veja também:  Decoração de casamento | Guia completo para organizar a festa

 Com quais estilos de casamento usar?

As mesas baixas na decoração de casamento são as preferidas das festas boho e ao ar livre. “Elas podem ser usadas em casamentos com uma proposta mais descontraída (praia, chácaras, quintais de casas, até em rooftops),e  em casamentos mais intimistas”, comenta Danielle.

mesas baixas decoração de casamento

Foto: Winie Au

Veja também: Decoração de casamento 2019 | Cores, flores e mais tendências!

Mas elas não se limitam a este estilo. “As mesas baixas podem ser utilizadas em qualquer tipo de casamento, porém sempre seguindo a linha estética e o estilo escolhido para o evento. Empregando com cuidado, elas se tornam um ótimo recurso e podem estar presentes em composições ao redor das áreas principais em casamentos mais clássicos e formais, proporcionando um ambiente de descontração mais alternativo. Ou então, dispostas nas áreas principais e de maior destaque em casamentos descontraídos e ao ar livre. Nesse último  caso, as mesas baixas acabam se tornando o elemento diferenciador do ambiente”, afirma Luciana Zappala, da Dama Casamentos, parceira do Lugar 166.

Mesas baixas: quais materiais?

mesas baixas para decoração

Foto: Callie Hobbs Photography

Leia também: O que você precisa saber sobre decoração de casamento ao ar livre

Dentre os materiais mais utilizados para as mesas baixas estão pallets, madeira e ferro. “Os pallets ganharam os corações de muitos noivos e decoradores, podem ser usados como apoio para sentar-se ou até como mesas baixas. Madeiras rústicas combinam muito com esta proposta, assim como uma mistura de madeira com ferro, uma linha industrial”, destaca Danielle.

Mas, de acordo com Luciana, é possível apostar em materiais inusitados como madeiras de demolição, mesas com pés em metais industriais, cobre e ferro envelhecido.

Cuidados ao usar mesas baixas para a decoração de casamento

mesas baixas decoração de casamento

Foto: Plum & Oak Photo

Veja também:  Lâmpadas de filamento | Para uma decoração de casamento mais aconchegante

Confira alguns cuidados importantes se os noivos quiserem incluir as mesas baixas na decoração de casamento:

– A principal preocupação ao usar mesas baixas definitivamente é o conforto e a praticidade. “Se o cliente realmente decidir que quer mesas baixas, almofadas muito confortáveis devem ser usadas. O uso de tapetes também é recomendado, para garantir que o convidado permanecerá seco e limpo durante o evento”, explica Mariza, sócia da Awe in Bloom.

Veja também:  Decoração de casamento com capim dos pampas: tendência 2019

-Danielle indica o uso de almofadas de várias densidades, toalhas, esteiras ou tapetes, para trazer o maior conforto do convidado, que fará sua refeição em uma posição mais relaxante. “Em dias mais frios, xales e mantas são excelentes elementos decorativos e úteis”, indica Danielle.

– O espaço de circulação é um pouco maior que uma mesa comum. “Devemos também deixar um espaço maior entre convidados para facilitar o trabalho dos garçons”, indica Mariza. Luciana também recomenda que não haja muitas paredes ou elementos em volta. “Principalmente elementos mais altos, como mesas e cadeiras de tamanhos normais”, pontua.

-Ter cuidado para que a área não esteja nem úmida, nem com algum tipo de sujeira no chão, como lama ou grama molhada.

 

mesas baixas decoração de casamento

Foto: Sail Me To The Moon + Zissou

-Avaliar se o tipo de menu escolhido fica bem atendido por essa estrutura. “Se o menu do buffet é em estilo ‘franco americano’, esse tipo de recurso deve ser usado somente com complemento. Se for para um estilo ‘finger food’ ou ‘ilha gourmet’, ele fica mais adequado”, esclarece Luciana. Danielle afirma que nestes casos é importante que os serviços de alimentação e bebidas sejam executados com muita atenção, para que o convidado não precise levantar muitas vezes.

Leia também:  Garden Seat: aposte na peça para uma decoração de casamento arrasadora

– Evite colocar o bolo em mesas mais baixas. “Como muitos casais querem fazer fotos do momento do corte do bolo, o ideal é que eles não sejam colocados em mesas mais baixas, uma vez pode dificultar”, alerta Vivian Rozendo, que trabalha com locação de mobiliário.

Danielle destaca que para os casamentos mais formais, realizados em restaurantes, espaços de eventos com serviço de buffet por exemplo, as mesas baixas não são recomendadas. “Acredito que elas não atenderiam a expectativa do convidado e a proposta dos eventos que os locais estão preparados para atender”, opina.

mesas baixas decoração de casamento

Foto: Elsa Eileen Photography

-Caso opte pelas mesas baixas, não se esqueça de avisar seus convidados. “Isto é importante para que eles saibam qual traje usar e usufruir tudo que vocês planejaram para o evento”, recomenda Danielle.

-As mesas de pallets também podem ser complicadas do ponto de vista ergonômico. “Os convidados ficam mais confortáveis quando as mesas possuem pés, pois assim a pessoa fica mais próxima à mesa e com as pernas melhor posicionadas”, justifica Mariza.

-Se houver convidados com mobilidade restrita, Danielle sugere que os noivos pensem na melhor forma de acolher este convidado com conforto. “Caso não seja possível, melhor optar por uma festa com conceito mais acessível com mesas de tamanho padrão”, argumenta.

Dicas para composição com mesas baixas na decoração

mesas baixas decoração de casamento

Foto: Elizabeth Messina

Quer saber como obter a melhor composição com as mesas baixas na decoração?  Danielle aponta que a utilização de mesas altas e baixas em um evento funciona quando as baixas são utilizadas apenas como mesa de centro (para apoio) nos lounges. “Em eventos com serviço de finger food, estas mesas baixas de apoio são bastante utilizadas. Compondo com puffs e sofás, criando um clima mais sofisticado em conjunto com as mesas altas”, sugere.

Leia também: Decoração industrial para casamento | 5 ideias para aderir ao estilo

Luciana acredita que se houver bastante espaço para circulação e montagens de pequenos ambientes, é possível misturar. “Se o ambiente é mais apertado e fica todo na mesma área, o ideal é que se escolha apenas um dos formatos”, esclarece.

Mariza sugere uma combinação de mesas tradicionais, lounges com sofás e high tops. “Acreditamos que as mesas baixas, quando usadas, devem apenas ser utilizadas em lounges. Na nossa experiência, mesmo nesses casos as mesas baixas são pouco utilizadas durante o evento. Se o cliente insistir em usar mesas baixas para jantar, as mesmas devem ser usadas exclusivamente para convidados mais jovens e sem problemas de locomoção”, conclui.

Veja mais inspirações para decoração no nosso perfil no Pinterest

</>

Sobre:

#
Marina Pastore

Marina Pastore é jornalista e trabalhou na Folha de S.Paulo. Desde 2011, quando começou a organizar seu próprio casamento, se apaixonou pelo assunto e criou um blog, o Vestida de Branco, para dividir ideias, opiniões e dúvidas. Anos depois do seu casamento, ainda adora falar sobre o assunto, ajudar as noivas e compartilhar inspirações – seja de festas, para casa ou de viagens. Ah, e ainda se emociona ao ver lindas histórias de amor!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Av. Dr. Chucri Zaidan 1550, 31º - São Paulo - CEP: 04711-130 - CNPJ: 08.762.226/0001-31 © iCasei 2007 - 2019