Revista

Como planejar um casamento | 5 dicas para organizar as finanças

Antecedência é a palavra-chave quando o assunto é como planejar um casamento. Tempo para parcelamento e lista de prioridades também ajudam na jornada até o altar

A jornada até o altar é recheada de escolhas. Entre elas, organizar o Grande Dia de forma que ele fique perfeito e, ao mesmo tempo, caiba no orçamento. Como planejar um casamento de acordo com o próprio gosto e sem surpresas nas finanças é um ponto de equilíbrio a ser alcançado pelos noivos. Nesse momento, organização e planejamento podem ser os melhores amigos do casal.

Crédito: Cathy During

 

Como planejar um casamento: dicas gerais

Aos noivos que têm como preocupação as finanças, ter mais tempo até o altar é um excelente aliado. “Possibilita mais parcelas para pagamento, por exemplo. Nesse caso, recomendo até dois anos de antecedência. Os pombinhos podem trabalhar com 20 meses para os pagamentos e deixar os últimos quatro para ficar tranquilos”, afirma Érica Gonçalves, proprietária do Grupo Bee Eventos.

A profissional recomenda prestar atenção se as contratações permitem trocas – seja na escolha da decoração ou, até mesmo, do vestido de noiva. “É comum o casal mudar de ideia nos meses que antecedem o casamento. Já tive alguns que, de início, queriam artigos rústicos no ambiente e depois optaram por algo diferente. É importante ter essa flexibilidade”.

Esses são alguns dos motivos que fazem a proprietária da L’Altare Assessoria, Juliana Prétola, preferir menos tempo de antecedência. Para ela, o ideal é pensar em como planejar um casamento em 1 ano. No máximo. “Quem precisa de mais prazo de pagamento vai fechar antes. Porém, há promoções em determinadas épocas que podem fazer o casal economizar. Lojas de vestido de noiva e feiras são alguns exemplos”.

Para acompanhar os gastos durante o planejamento do casamento, planilhas e outros recursos tecnológicos podem ajudar. Juliana conta que é possível visualizar mês a mês o que vai ser pago, além do melhor momento para outras contratações. “Dá para pensar, por exemplo, se posso contratar o DJ ou se o mês seguinte já tem uma parcela muito alta de buffet”.

como-planejar-um-casamento

Crédito: Style Me Pretty

Como planejar um casamento: passo a passo em 5 dicas

Sabe aquele velho ditado de que a ordem dos fatores não altera o produto? Pois é, ele pode não se aplicar na organização do Grande Dia. Ainda mais quando a combinação orçamento e gosto pessoal é o objetivo dos noivos. Abaixo, confira o check list casamento que vai te ajudar nessa jornada!

1. Lista de convidados

Chegar a um número total de pessoas na festa é essencial. Esse, inclusive, é o pontapé para então decidir pelo primeiro item da lista de preparativos para casamento: o espaço. Tanto Érica quanto Juliana o colocam no topo das prioridades. “É um dos itens mais pesados em termos de orçamento. Por isso, é o ponto de partida para as outras escolhas”, afirma a profissional do Grupo Bee Eventos.

A lista de convidados também é peça chave em como planejar um casamento simples pensando nas finanças. “Falamos o tempo todo quanto custa o evento por convidado. Dessa forma, é mais fácil quando se tem uma lista menor. Mas não quer dizer que um mini wedding é mais barato do que uma festa para 400 pessoas, por exemplo”, explica Juliana.

convidados-reunidos-em-casamento

Crédito: Chloe Murdoch Photography

2. Lista de prioridades

As festas de casamento não são como uma receita de bolo, segundo Érica. Cada evento é único, assim como cada casal tem suas prioridades com relação à festa. “Comida e bebida estão sempre presentes. Porém, para alguns noivos, ter uma banda é algo primordial”, ressalta a profissional do Grupo Bee Eventos.

Ao organizar informações em uma planilha de gastos, o casal terá mais facilidade em gerenciar o orçamento. “O que é indispensável entra nesse controle. Depois, ajusta-se o quanto se deseja gastar com as prioridades do casal”, diz Juliana.

como-planejar-um-casamento

Crédito: Ali + Julie

3. Começar pelos fornecedores mais caros

Outro ponto em que Érica e Juliana concordam é sobre a contratação (e pagamento) da festa: o ideal é sempre começar pelos fornecedores mais caros. Espaço, decoração e buffet formam o pilar deste início da jornada até o altar.

“Em situações a longo prazo, como planejar um casamento em 2 anos, os noivos terão mais tempo para organizar os pagamentos desses fornecedores”, explica Érica. “O indicado é que o item mais caro seja pago e fechado antes”, aponta Juliana. 

como-planejar-um-casamento

Crédito: Style Me Pretty

4. Profissionais exclusivos

Com espaço, menu e pacote de decoração escolhidos, a proprietária da L’Altare Assessoria recomenda partir para os profissionais que fazem um evento por vez. E que precisarão estar presentes no Dia do Sim.

“Fornecedores de foto, vídeo e DJ geralmente ficam à disposição do casal na data do evento. Se os noivos têm a preferência por alguém, recomendo entrar em contato rapidamente. Se o profissional não possui a data disponível, não dá para fazer milagre”, alerta Juliana.

Érica acrescenta que já viu noivos realizarem alterações importantes no casamento por conta de um profissional. “A noiva queria um determinado fotógrafo e ele não tinha mais agenda para a data do casamento dela. A decisão foi mudar o dia escolhido. A futura esposa até brincou: ‘troco o noivo, mas não troco o fotógrafo’”, lembra a profissional.

como-planejar-um-casamento

Crédito: Lisa Blume Photography

5. Aproveite promoções

Há épocas do ano com boas oportunidades de compra para quem deseja casar. Em São Paulo, por exemplo, costumam ser realizadas feiras de casamento em determinados meses. Esses espaços podem oferecer descontos em diversos itens, como vestidos, tiaras, doces e papelaria.

Meses menos procurados precisam ser considerados aos casais que se preocupam em como planejar os gastos do casamento. “Recomendo ficar atenta a datas que as pessoas casam menos, como sextas-feiras, domingos ou feriados. Em um sábado de Carnaval, por exemplo, é possível economizar até 40% do valor praticado em outras épocas”, comenta Érica.

como-planejar-um-casamento

Crédito: Daniel Kim

Sobre:

#
Thalita Ribeiro

Thalita Ribeiro é jornalista em formação e trabalha na redação das editorias de tecnologia, automobilística e turismo, nos portais 33Giga, Garagem360 e Rota de Férias. Já trabalhou com assessoria em casamentos, está noiva e é apaixonada pelas produções para o grande dia a dois.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Av. Dr. Chucri Zaidan 1550, 31º - São Paulo - CEP: 04711-130 - CNPJ: 08.762.226/0001-31 © iCasei 2007 - 2019