Revista

Guia completo para casamento no verão

Vai fazer seu casamento no verão? Veja dicas para escolher da decoração ao vestido

A estação mais quente do ano finalmente chegou! É época de praia, calor, drinks refrescantes, festas e, claro, casamentos! Para as assessoras de casamento Fabiola Nascimento e Fabiana Santos, da Faby’s Assessoria em Eventos, uma das vantagens de fazer um casamento no verão é o fato de ter fotografias espetaculares, uma vez que a luz do dia e do pôr do sol podem render lindas imagens. Além disso, é uma ótima oportunidade para quem sonha em se casar com o pé na areia.

casamento no verão

Foto: Style Me Pretty

Se você pretende fazer seu casamento no verão, nós preparamos um guia completo, com dicas que abrangem todos os aspectos – da organização ao vestido das madrinhas. Se você está com casamento marcado para essa época do ano, ou pretende casar no verão, vale a pena ficar de olho nestas informações!

Veja também: Casamento na primavera: guia completo para organizar

Casamento no outono: guia completo para organizar

Guia de casamento no inverno: como fazer?

Como organizar e planejar um casamento no verão?

Não existe casamento sem um bom planejamento, não é mesmo? O primeiro cuidado para organizar um casamento no verão é com relação à escolha da data.

De acordo com as assessoras de casamento Fabiola Nascimento e Fabiana Santos, da Faby’s Assessoria em Eventos, uma das dificuldades desta época do ano é conseguir um espaço e a data desejada. “São meses bem procurados e mais caros”, afirmam.

casamento no verão

Foto: Style Me Pretty

Veja também:  Casamento na Praia | 8 espaços no litoral de SP

Fique atento a data

Se você ainda não escolheu a data, vale lembrar também que é nesta estação que muitas pessoas saem de férias, inclusive alguns fornecedores de casamento. Por isso, a dica de Fabíola e Fabiana é evitar épocas como Natal, Ano Novo e Carnaval.

E se vocês já estão decididos a casar no verão, é sempre bom avisar os padrinhos cerca de sete meses antes e os convidados de quatro a três meses antes – tudo vai depender do período que cada casal estipulou para o planejamento, segundo as assessoras.

casamento no verão

Foto: Style Me Pretty

Veja também:  Quanto custa um casamento na praia?

Escolha o melhor horário

Vale ficar atento também ao horário escolhido para a realização do casamento no verão, especialmente para quem vai se casar na praia ou em ambientes abertos. Procure evitar realizar sua cerimônia entre as 10h e 15h, horário em que o sol está mais forte – seus convidados vão agradecer!

Outra questão importante que as noivas do verão devem verificar é com relação à climatização dos ambientes da cerimônia e/ou da festa. Fabiola e Fabiana indicam dar preferência a igrejas que tenham ar-condicionado, e o local da festa também deve estar preparado para o calorão.

casamento no verão

Foto: Style Me Pretty

Veja também: Casamento na praia | Como montar uma welcome bag

Possibilidade de chuva

Os noivos também devem estar atentos ao fato de que, com este calor todo, há grandes possibilidades de pancadas de chuva – bem típicas da estação. “Por isso, é essencial ter um plano B. Quem casa ao ar livre, por exemplo, deve pensar em ter uma cobertura, daquelas transparentes, para evitar frustrações no dia”, alertam Fabiola e Fabiana.

Durante a festa, vale sempre pensar no conforto dos convidados – oferecer repelente e protetor solar caso o casamento seja em áreas abertas e ter ombrelones para protege-los do sol são alguns cuidados importantes. Leques e águas aromatizadas geladinhas são mimos que ajudam a driblar um pouco o calorão.

casamento no verão

Foto: Vincent Hebet

 Gastronomia

A comida é um dos itens mais importantes em uma festa de casamento e é necessário que o cardápio seja adaptado ao clima da data escolhida. De acordo com Lee Andriotti, diretor do Buffet Jardins de Monet, no verão o mal-estar e desconforto parecem ser mais enfatizados com alguns alimentos.

menu fit para casamento

Foto: Pinterest / Reprodução

“Desaconselhamos o consumo de alimentos mais gordurosos e de difícil digestão, como frituras. Não existe regra ou um único cardápio ideal, mas o chef precisa ouvir o desejo dos noivos e adaptar pratos com ingredientes que eles querem, combinados com o que é mais adequado para a estação”, afirma Andriotti.

Andriotti enfatiza que para um casamento no verão, os pratos com alimentos que levam água em sua composição, dando frescor e hidratação, estão entre os mais pedidos pelos noivos. “Contudo, não há como fugir de muitos ingredientes tradicionais”, destaca.

Quer dicas para montar um cardápio mais leve para seu casamento no verão? Confira as matérias abaixo:

Bebidas

Na hora de escolher as bebidas e drinks para um casamento no verão, as palavras de ordem são leveza e refrescância. Uma das bebidas queridinhas da estação é o espumante. “Por ser leve, refrescante, fácil de beber, o espumante torna-se a bebida mais atraente e versátil para acompanhar menus mais leves e fresquinhos, típicos nesta época do ano”, aponta Keith Bugs, coordenador de eventos da JMatos Bebidas.

drinks para casamento no verão

Foto por Atelier Vogel

Bruno de Camargo Vogel, mixologista e sócio do Atelier Vogel, sugere que o espumante seja servido com um sorbet da fruta preferida pelos noivos e a taça decorada com uma flor comestível no tom da decoração da festa. Outra sugestão de Vogel é servir uma cleriquot com as frutas da estação, podendo-se adicionar também mirtilos, amoras, morangos e hortelã, que trazem uma tonalidade toda especial.

Ainda no mundo dos espumantes e vinhos, há também o vinho rosé. “Ideal para casamentos praianos, o rosé esbanja charme e sofisticação. Afamado por harmonizar perfeitamente com menus à base de iguarias do mar e ingredientes locais, sua boa estrutura, equilibrada acidez e delicado tanino costumam casar perfeitamente com pratos mais exóticos, delicados e cheios de frescor”, sugere Bugs. Se vocês preferirem unir o melhor dos dois mundos, vale apostar no Espumante Rosé. “Ele oferece personalidade, estrutura e frescor em uma única bebida”, elogia Bugs.

drinks casamento no verão

Foto: Atelier Vogel

No universo dos destilados, uma bebida muito popular para os casamentos no verão é o gin. “Ele proporciona variações diversas para além do tradicional gin com tônica: pode-se adicionar uma fatia de limão siciliano, especiarias como o cardamomo, zimbro e anis estrelado, syrups de frutas e até geleias artesanais para tornar o gin mais leve, fresco e aromático”, indica Vogel.

Para o próximo verão, Vogel aposta na Lillet, uma bebida francesa destilada de 1872, que chegou final do ano passado ao Brasil mediante processo de importação. “Lillet é um vinho aromatizado leve e fresco. As possibilidades com a Lillet são semelhantes ao gin, ou seja, é uma bebida versátil, leve e aromática que agrada a muitos paladares”, destaca Vogel.

Consumo de bebidas para casamento no verão

Bugs destaca que em meados de dezembro/janeiro, no ponto alto do verão, é nítido o aumento do consumo de bebidas mais refrescantes e bem geladas, como é o caso dos espumantes.

“Costumamos brincar que: calor + clima de confraternização + 13º salário + recesso  = ‘combo da alegria’. É um período bem pontual de exageros, no qual os convidados costuma extravasar, inclusive na bebida. Já os tintos, saem de campo para dar lugar ao brancos e rosés mais estruturados que cabem perfeitamente com menus típicos deste período”, argumenta Bugs.

drinks casamento no verão

Foto: Atelier Vogel

Bugs e Vogel indicam algumas quantidades para consumo de bebidas em casamentos no verão:

  • Vodka e gin: Vogel recomenda um litro a cada dez pessoas (atenção às garrafas com 750 ml);
  • Espumantes e vinhos: Bugs sugere o envio de 20% a mais de espumantes na consignação para haver uma margem de segurança um pouco maior para esse tipo de bebida para garantir o serviço ininterrupto durante a festa. Sendo assim, Bugs indica calcular 1 garrafa a cada 1,7 convidados. No caso de vinhos brancos e roses, o ideal é calcular em média 1 garrafa a cada 5,75 convidados.

Decoração e buquê para casamento no verão

Verão é uma estação alegre e colorida e isso pode ser visto nas decorações de casamento da estação. Em setembro de 2019, o Instituto Pantone anunciou uma paleta de cores para Primavera/Verão 2020 da Semana de Moda de Nova York e que pode inspirar os noivos que ainda não escolheram as cores para sua festa.

decoração de casamento no verão

Foto: Vinicius Fadul | Via Flor Brasileira

Veja também: Decoração de casamento na praia: saiba como acertar e inspire-se!

De acordo com o Instituto, “as cores da primavera / verão 2020 de Nova York expressam nosso desejo de uma sensação familiar. Amigável e relacionável, é uma paleta de cores que transmite uma sensação de facilidade. A paleta destaca elementos de humor, modernidade e entretenimento. Combinando nosso desejo de estabilidade, criatividade e abordagens de design mais espontâneas, a paleta de cores da primavera / verão 2020 infunde herança e tradição com uma atualização jovem e colorida que cria fortes combinações multicoloridas, bem como combinações energéticas e otimistas”.

Confira a paleta e inspire-se:

Para Maria Gil Tresoldi, da Flor Brasileira, o verão combina com cor e alegria, portanto, as flores e objetos precisam ter essa pegada. Cecilia Faria, da Boutique de Flores, destaca entre os seus tons preferidos para casamentos no verão estão o laranja, pink e amarelo.

Na decoração de casamento no verão, um item que os noivos devem estar atentos é com relação à escolha das flores, que devem ser resistentes ao calor. “Evitamos usar as flores mais sensíveis ao calor e procuramos usar mais composição de arranjo em água ao floral”, explica Maria Gil.

Leia também: Guia completo das melhores flores para casamento no verão

Dentre as flores recomendadas por Maria Gil estão as flores e plantas em vasos samambaia, bromélias, angelôneas e cyclame. Já Cecilia indica o uso de flores tropicais, como heliconias diversas, zenziber, bananas musa e cristal, além das rosas que adoram sol para abrirem.

decoração de casamento no verão

Foto: Vinicius Fadul | Via Flor Brasileira

Outra recomendação de Cecilia para os casamentos no verão é usar muito verde. “Os botânicos que misturam flores cortadas e plantadas são os mais indicados”, afirma.

Leia também: Samambaia na decoração de casamento: motivos para investi

Com relação à iluminação do ambiente, Maria Gil indica que em qualquer época do ano a iluminação precisa ser usada com cautela. “A composição entre decoração e iluminação deve estar em harmonia, onde uma dá respaldo para a outra e ambas têm espaço para brilhar. Em uma decoração mais colorida a iluminação pode ser mais suave”, sugere.

Para o buquê da noiva, Cecilia indica o uso de muito verde, sementes e flores coloridas.

decoração de casamento no verão

Foto: Vinicius Fadul | Via Flor Brasileira

Veja também:  Como escolher o buquê de noiva para casamento na praia

Convites e papelaria de casamento

Assim como acontece na decoração, o convite e a papelaria de casamento podem estar integrados à atmosfera do verão. Bia Coutinho, da Bia Coutinho Conviteria, destaca que hoje em dia é tendência os casamentos começarem à tarde e se estenderem até a noite e isso se reflete na papelaria.

“As festas diurnas vieram para ficar. Com isto temos uma luz que é maravilhosa! Os convites e papelaria trazem um pouco desta luminosidade maravilhosa, com vários tons de verde menta, compondo com tons pastel de azul, lilás e rosa claro”, justifica.

convite e papelaria de casamento no verão

Foto: Bia Coutinho Conviteria

Para dar uma carinha de verão à papelaria e ao convite de casamento, Bia indica como possibilidade usar como inspiração a paisagem do local da festa – seja praia, campo ou casa da família dos noivos. “Fica harmonioso compor a paisagem com detalhes que envolvem e encantam os convidados”, argumenta.

convite e papelaria de casamento no verão

Foto: Bia Coutinho Conviteria

Dentre os elementos decorativos sugeridos para um convite de casamento no verão, Bia recomenda o tropical-romântico, que é composto por uma mistura de flores como rosas, hortênsias, lavandas, folhagens como Costela de Adão, eucaliptos e até palmeiras. ”Vale lembrar que todas as flores podem ser utilizadas para um casamento. No entanto, o ideal é combinar a flor com o estilo da festa e respeitar o jeitinho de cada casal”, expõe.

Em qual papel fazer a arte da papelaria e do convite? Bia sugere um papel off-white, com delicada textura, como o Rives Tradition Natural White ou Markatto Stlile Naturale. Para casamentos em locais mais rústicos, Bia recomenda compor o papel off-white com o papel craft.

O convite ainda pode ser composto por detalhes que encantam, como fiozinho encerado em tons neutros compondo com uma pequena flor desidratada, nos tons da arte do convite, segundo sugere Bia.

convite e papelaria de casamento no verão

Foto: Bia Coutinho Conviteria

Produção da noiva: cabelo e maquiagem

O verão é uma estação que pede um cuidado extra com relação à produção da noiva, uma vez que o calor excessivo pode ser prejudicial à maquiagem e as pancadas de chuva não são o melhor cenário para o cabelo ficar impecável.

Confira dicas para escolher a maquiagem e o penteado para um casamento no verão:

Penteados para o verão

Vai se casar em uma época quente? De acordo com Carlos Lira, hairstylist do Salão 1838 Estados Unidos, é comum o calor interferir na qualidade do acabamento e na durabilidade do penteado, pois o suor e a oleosidade da pele fazem com que o cabelo perca volume e acabamento.

Veja também: Penteados de noiva para casamento na praia | Escolha o cabelo ideal

casamento no verão

Foto: Style Me Pretty

“Isso significa que quanto mais clean e menos elaborado for o look, maior é a sua duração. No verão, por conta das altas temperaturas e da baixa umidade, é necessário um cuidado redobrado ao escolher o look, pois o calor faz com que os fios percam volume, além de estarem mais propensos à oleosidade e ao suor. O interessante nesse caso é ir para uma linha mais clean e com os fios bem presos. Outra dica é escolher coques baixos e tranças para o Grande Dia”, indica Lira.

beleza da noiva casamento no verão

Foto: Gabi Back

A beauty artist Gabi Back concorda que o cabelo preso é o ideal, mas adiciona que não é uma regra. “Ele certamente deixará a noiva mais confortável. Uma ótima opção é fazer a cerimônia de cabelo mais solto, e depois para a festa, prender para que possa curtir linda até o final”, sugere.

Independente do calor, Lira e Gabi acreditam que o penteado precisa ser pensado nos mínimos detalhes e que deve ser harmônico com o look completo. “Deve haver um equilíbrio entre vestido, make e cabelo. Sempre faço questão de ir com a noiva em alguma prova do vestido para, junto com o estilista, pensar e criar o melhor penteado/make . Isso independe da estação, na verdade”, afirma Gabi.

Maquiagem para o verão

Como fazer com relação à maquiagem nos dias mais quentes? Rodolfo Almeida, make-up artist, do Salão 1838 Estados Unidos, lembra que é preciso ter uma preocupação um pouco maior com a durabilidade da maquiagem no verão por conta do suor, da dilatação dos poros e da produção excessiva de oleosidade, que são comuns nesta época.

casamento no verão

Foto: Oliver Fly Photography

Leia também: Dicas para Cuidar da Pele e Cabelos no Verão

“Isso significa que a pele precisa ser bem preparada, limpa, tonificada e hidratada corretamente antes de receber a maquiagem. Além disso, o mood da noiva de hoje é mais natural, com base mais leve e efeito iluminado para transmitir uma pele fresca e viçosa”, destaca Almeida. Para evitar o aspecto de oleosidade (especialmente na zona T), Gabi indica ainda o uso de um excelente primer e um bom fixador pós-make.

casamento no verão

Foto: Allen Tsai Photography

Gabi pontua também que a maquiagem para a noiva que casa no verão deve ser pensada de acordo com o tipo de pele de cada uma – sem esquecer o protetor solar! A beauty artist também indica o uso de uma  make mais fresh, iluminada e mais leve.

“Uma pele bem feita, com bases mais leves e com acabamento matte, funciona muito bem. Sombras e iluminadores mais cremosos, que realçam o tom de pele natural da noiva, ficam lindos. Produtos à prova d’água sempre”, aponta Gabi.

Independente da estação, Almeida e Gabi recomendam que o importante é que a noiva escolha algo que valorize a sua beleza e o seu estilo com harmonia para que ela se sinta bem, confortável e linda.

Vestidos de noiva para o verão

Para um casamento no verão, é fundamental que a noiva se sinta confortável – afinal de contas, ninguém merece ficar toda suada ou fervendo dentro de um vestido. Por isso, segundo Ellen Medeiros, da Casamarela Noivas, o ideal é optar por tecidos mais leves, fluidos e frescos.

vestido de noiva verão

Foto: Divulgação/ Casamarela Noivas

Leia também: Vestido de noiva para casamento na praia | Como escolher o modelo ideal

“Os tecidos mais utilizados nessa estação do ano são: crepe de seda, cetim, seda e musseline, lembrando que na maioria dos casos o vestido possui bastante movimento, facilitando o movimento da noiva! Plumetti de tule também é uma boa aposta para essa época, pois ele dá leveza e sofisticação ao vestido, além de não esquentar tanto”, opina Ellen. A estilista Luciana Collet cita também tecidos como renda leve, crepe georgete de seda, musseline de seda, chiffon de seda e tules para a estação.

vestido de noiva casamento no verão

Foto: Matheus de Castro | Vestido por Luciana Collet

Para não passar calor, a dica de Ellen é evitar fibras sintéticas, como poliéster e nylon, pois estes tecidos costumam esquentar ainda mais.

Com relação ao corte, nesta estação do ano há uma preferência pelos modelos mais retos, sem volume, seguindo um modelo mais natural são os queridinhos das noivas do verão, de acordo com Ellen. Luciana sugere pensar em um corte que valorize a noiva, mas é preciso ter em mente que ombros, braços e colo mais à mostra dão mais leveza e mais condizentes com temperaturas mais altas.

vestido de noiva verão

Foto: Divulgação / Casamarela Noivas

Se você gosta de modelos cheios de detalhes, como renda, bordados ou brilhantes, Ellen recomenda moderação. “Apostar em bordado no decote ou um drapeado será uma escolha muito certeira. Além de modelos sem mangas, com alças, tomara que caia ou até com um decote maior. Uma saia com pouca armação de anáguas e babados é a mais adequada para que a noiva não passe calor em seu casamento”, comenta Ellen.

Outra dica de Luciana é evitar decotes muito fechados, braços cobertos e saias extremamente volumosas e com mil camadas.

Foto: Rafael Vaz | Vestido por Luciana Collet

Vestidos para madrinhas e convidadas

Vai a um casamento no verão e não sabe o que usar? Os tons mais quentes como vermelho e laranja são a cara da estação. Como mostramos nesta matéria, a estação pede tons vibrantes, que também podem ser fúcsia, coral e pink.

“Tons pastel e tons vibrantes, que lembrem sempre cores da primavera e verão. Costumo dizer que o jeito mais fácil é olhar a passagem, flores e natureza, ela darão o tom certo da estação”, declara Luciana.

Assim como as noivas, durante o verão, as madrinhas e convidas de casamento também devem apostar em modelos mais fluídos e leves. “Vale o mesmo princípio da noiva – tecidos leves e frescos como a renda leve, crepe georgete de seda, musseline de seda, chiffon de seda e tules. O colo e os braços podem ficar mais descobertos, sem jogo de volume “, sugere Luciana.

Veja também:  Como acertar na roupa para casamento na praia | Estilo para convidados

madrinhas-de-coral

Foto: Peyton Kempf with 1778 Photographie

Traje para noivos

Antigamente, era muito comum os noivos e convidados homens passarem muito calor nos casamentos. Hoje em dia, já há diversas opções bem mais confortáveis para usar durante o verão – especialmente se o casamento tiver um clima mais descontraído.

traje do noivo casamento no verão

Foto: Editorial Camargo Alfaiataria Brasília

Leia também: Ternos para noivos | Cores e estampas para fugir do tradicional

“Com as cerimônias cada vez mais modernas, os protagonistas expressam cada vez mais sua personalidade. Para os casamentos durante o dia no campo ou na praia, alguns optam apenas por usar o colete com uma gravata borboleta, por exemplo. O segredo é equilibrar o estilo próprio do noivo com todo o resto do cenário do casamento!”, afirma João Camargo, da Camargo Alfaiataria.

traje noivo casamento no verão

Foto: VidaFoto| Via Villa Roma

Cristina Morillo Grechi e Heloisa Pavanelli, da Villa Roma, indicam para casamentos no verão os costumes(calça e paletó), bicolor, calça e suspensório, calça e colete. “Mas, acima de tudo, o noivo deve sempre priorizar o estilo do casamento e o estilo do vestido da noiva”, justificam.

Para amenizar o calorão, os tecidos devem ser mais leves, segundo Camargo, Cristina e Heloisa. “Em um casamento mais despojado, na praia, por exemplo, tecidos como o linho também são super bem-vindos”, explica Camargo.

traje noivo casamento no verão

Foto: VidaFoto| Via Villa Roma

As cores também podem ser diferentes dos casamentos tradicionais. “Se for durante o dia, cores claras como tons claros de azul e areia vão super bem. Cores mais alegres também podem se encaixar. Mas cuidado! O cenário do casamento deve ser visto como um todo e tudo deve estar em perfeita harmonia!”, alerta Camargo.

Cristina e Heloisa lembram também que a escolha das cores deve respeitar o horário escolhido para o casamento. “Um noivo que se casará às 20hs não pode ir de terno claro, segundo as normas da etiqueta masculina. Mas, no verão, indicamos que os noivos que vão casar no período da manhã e da tarde aproveitem para usar trajes com tonalidades claras e com cores mais abertas”, declaram.

Fornecedores citados nesta matéria

Sobre:

#
Marina Pastore

Marina Pastore é jornalista e trabalhou na Folha de S.Paulo. Desde 2011, quando começou a organizar seu próprio casamento, se apaixonou pelo assunto e criou um blog, o Vestida de Branco, para dividir ideias, opiniões e dúvidas. Anos depois do seu casamento, ainda adora falar sobre o assunto, ajudar as noivas e com...

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Av. Dr. Chucri Zaidan 1550, 31º - São Paulo - CEP: 04711-130 - CNPJ: 08.762.226/0001-31 © iCasei 2007 - 2020