Você já pensou em fazer um casamento no inverno? Os meses de junho, julho e agosto costumam ser os menos procurados para fazer celebrações em alguns estados, por conta do frio. Mas mesmo com as temperaturas mais baixas, é possível fazer uma festa incrível! Prepare sua estola e veja dicas para organizar seu casamento no inverno:

Leia também: Casamento no frio | 10 dicas para não errar no inverno

Paleta de cores para o inverno

Todo o ano, o Pantone divulga uma paleta de cores para as estações. Esta seleção mostra 12 tons que devem se destacar no período e que o Instituto espera ver nas passarelas nos meses seguintes.

Para a paleta Outono/Inverno 2019 e 2020, as cores escolhidas são arrojadas e fortes. De acordo com o Instituto Pantone, os tons variam de fáceis e sofisticadas a surpreendentemente diferentes e únicas.

“Esta paleta de matizes versáteis cria uma sensação de poder e confiança, permitindo ao usuário escolher as cores que melhor refletem seu humor e personalidade”, afirma Leatrice Eiseman, diretora executiva do Pantone.

Confira abaixo as cores escolhidas e inspire-se para seu casamento no inverno:

cores pantone outono inverno

 

Veja também:  Casamento no outono: guia completo para organizar

Casamento no inverno é mais barato?

O número de casamentos costuma cair um pouco em algumas regiões do Brasil e até mesmo do mundo. Mas será que isso barateia os custos?

Para a wedding planner Veronica Frasca, da empresa Tailored Dream Events, alguns espaços para casamentos e alguns fornecedores, como fotógrafos, podem acabar oferecendo preços melhores nesta época do ano, que é quando há menos demanda. Por outro lado, para algumas outras empresas, como floristas, o preço não muda muito, uma vez que é período de Natal, em alguns lugares do mundo.

casamento no inverno
Foto: Alessandro Zingone | Valentina Lombardi

 

 

Já a wedding planner Valentina Lombardi, da Italian Wedding Company, acredita que é um mito. “Se o casal escolher um casamento em uma cidade, é possível encontrar preços mais baixos para alguns serviços ou hotéis. Mas para quem quer um destino de neve como os Alpes, o custo será o mesmo de um casamento em alta temporada”, explica Valentina.

Aqui no Brasil, em meses mais frios como maio e junho, é bom ficar de olho porque há duas datas em que o preço das flores sobe bastante, que é o Dia das Mães e Dia dos Namorados.

Destination wedding no frio

Se o frio brasileiro não é suficiente para que você e seu noivo façam uma festa com ares invernais, há sempre a possibilidade de realizar um destination wedding.

Nos países do Hemisfério Norte, é bem mais comum encontrar neve durante esta estação – mas também é possível ter cenários branquinhos aqui na América do Sul, em países como Chile e Argentina.

casamento no inverno
Foto: David Bastianoni | Valentina Lombardi

 

Leia também: Casamento real internacional na neve

A vantagem de viajar no período de inverno é que normalmente as passagens costumam baixar (com exceção de destinos que sobrevivem do turismo na neve, claro).

“Destinos com montanhas certamente são opções charmosas, mas certamente não são as mais baratas. Para quem escolhe locais no campo ou até mesmo em cidades maiores, os preços normalmente costumam ser mais baixos, porque o turismo também diminui nesta época do ano. Se você for se casar em um país do Hemisfério Norte, vale lembrar que nesta estação também é comemorado o Natal, o que não é uma boa época para fazer viagens baratas”, pontua Veronica.

Como escolher o local do casamento?

A escolha do local do casamento deve seguir alguns cuidados especiais, de acordo com Valentina e Veronica:

casamento no inverno
Foto: Bandel studio | Veronica Frasca

 

– Tenha em mente o conforto dos convidados e, por isso, escolha um local climatizado;

– Saiba que você vai passar mais tempo no ambiente interno e, por conta disso, escolha um lugar com uma atmosfera aconchegante que faça com que seus convidados se esqueçam do tempo frio lá fora. Se tiver uma vista incrível, melhor ainda;

– Escolha um espaço de fácil acesso para carros. Desta forma, se houver frio ou neve, ninguém vai reclamar do tempo ruim e as mulheres não terão problemas com os saltos;

– Se você for se casar no exterior, é sempre bom checar se o espaço ficará aberto durante o inverno. Há alguns lugares que fecham durante a baixa temporada de casamentos;

Decoração de casamento no inverno

Se você decidiu casar no período mais frio do ano, você tem a possibilidade de criar uma decoração aconchegante e sofisticada.

“Tons mais quentes, folhagens, galhos, folhas secas, madeira, veludo, mantinhas e lareira deixam o ambiente acolhedor e intimista. Se o local for aberto, sugerimos aos noivos que incluam mantinhas para os convidados, é uma maneira delicada de mostrar a preocupação com todos e mantê-los aquecidos. Outro ponto seria a contratação de aquecedores para deixar o ambiente mais quentinho. Itens como almofadas e tapetes são importantes para compor o cenário dos lounges”, pontua Camilla Zinezi Salum da Silva, da empresa Nina Vintage.

casamento no inverno
Foto: Glauco Comoretto | Veronica Frasca

 

Na paleta de cores, Camila indica o uso do marsala. “Ele é o xodó da paleta invernal. Além dele, há também o azul marinho, mostarda, verde e amarelo queimado. E todas as variações de tons mais fechados e terrosos”, destaca.

Flores

Quer optar por algo diferente no inverno? Nesta época do ano, é possível encontrar algumas flores bem específicas.

“As tulipas são flores lindas para decorações em estações frias e são ótimas opções para buquê, pois resistem bastante. A cerejeira, orquídea cymbidium, azaleia, cravos, golvo e Angélica também são opções lindas encontradas no inverno”, esclarece Camilla.

 Veja também: 10 buquês de Tulipas para inspirar as noivas

casamento no inverno
Foto: Independent Pictures | Valentina Lombardi

Iluminação

De acordo com Camilla, o inverno pede iluminação quente pois deixa torna o ambiente mais aconchegante.

Veronica indica também o uso de luz de velas e iluminação especial para a recepção, uma vez que os dias são mais curtos no inverno. “Quando você sabe brincar com a iluminação, o resultado pode ficar ainda melhor do que em um casamento no verão”, destaca a wedding planner.

casamento no inverno
Foto: Glauco Comoretto | Veronica Frasca

 

 

Gastronomia

Uma das vantagens do inverno é poder explorar pratos super “aconchegantes” da gastronomia.

“Para quem vai casar no inverno, dá para aproveitar carnes deliciosas e sopas, acompanhados por maravilhosos vinhos tintos. Se houver neve, você pode aproveitar para deixar o vinho branco resfriando nela. Vinho com canela e chocolate quente são ótimas opções para um lanchinho da madrugada. Para o bolo, chocolate amargo é uma boa escolha. Se você estiver planejando um casamento no inverno na Itália, por exemplo, dá para comer doces típicos como o Panetone ou o Pandoro. Ficam uma delícia quando servidos com chocolate, zabaione ou sorvete”, comenta Valentina.

Veronica indica pratos como risoto ou ravioli com queijo, carnes condimentadas ou peixes mais gordurosos como o salmão.

Noiva no inverno

A noiva que escolhe se casar no inverno certamente vai escutar a inevitável pergunta: “você não vai sentir frio?”. O que nem todo mundo sabe é que com toda a adrenalina do dia do casamento, é mais difícil sentir frio. “Noiva não sente frio. Acho que é tanta emoção, e adrenalina, no dia que não sentem mesmo”, comenta Gabriela Piccoli, da empresa Solaine Piccoli.

casamento no inverno
Foto: Independent Pictures | Valentina Lombardi

 

Bianca Sehn Scopel, da LMC & Cymbeline Curitiba, concorda: “Já fui noiva e brinco com as clientes que, além de não sentir frio, as noivas não escutam também! Eu pelo menos não lembro como tocou a música para eu entrar… é muita emoção nessa hora. Também já fui a alguns casamentos de clientes e amigas em dias muito frios e todos os convidados estavam cheios de casacos e as noivas lá com pouco tecido muito plenas!”.

Mas se você não quer nem pensar na possibilidade de passar frio ou se vai para um destino de neve, há alguns recursos para se proteger. “Uma dica que dou para minhas clientes é de se manterem bem aquecidas para antes da entrada na cerimônia. Então estolas e capas, boleros podem ser um recurso muito bem-vindos nesse momento. Peles também são ótimas pois não pesam e esquentam muito!”, sugere Bianca.

Leia também: 8 dicas para usar jaquetas personalizadas no casamento

 

casamento no inverno

 

Durante o inverno, algumas noivas também recorrem aos vestidos de noiva com mangas.

“Geralmente aquelas que vão se casar no inverno escolhem vestidos de manga longa. Mas isso não é uma regra, depende muito do estilo da noiva, do tipo de casamento, etc”, aponta Gabriela. Bianca aponta que, caso a noiva escolha fazer a customização de colocar mangas em um vestido que não as possui, é importante que estes elementos ornem com o vestido – seja no tecido, modelagem e bordados (se houver).

Tecidos mais quentinhos

Se passar frio está fora de cogitação, a dica é investir em tecidos mais estruturados como mikado, zibeline e cetim, conforme indicam Bianca e Gabriela. “O crepe está super em alta também e sempre confere modernidade e elegância. Já renda de algodão ajuda bastante a aquecer”, recomenda Bianca.

Beleza da noiva

E a maquiagem e o cabelo da noiva será que muda alguma coisa no inverno? Veja as dicas de Tatiane Alves, da Tatmake, e Victor Motta, da Agência First, para escolher o look certo:

Foto: Bruno Risso | Beleza: TatMake

Maquiagem

Para Tatiane, durante o ano todo é possível usar as cores da sua paleta.

“Por isso eu sempre faço uma análise de cores de todas as minhas noivas na nossa consultoria de imagem que acontece antes do teste de cabelo e make. No inverno podemos abusar das mais sóbrias, das cores quentes e das marcações. Como os dias são mais escuros, o esfumado dos olhos e contornos, podem ser mais intensos”, pontua.

casamento no inverno
Foto: Bruno Risso | Beleza: TatMake

 

Leia mais: Tendências de Make de Inverno | Passo-a-Passo

Motta compartilha da mesma opinião: “A maquiagem da noiva no inverno, assim como no verão, outono ou primavera, tem que ser algo independente da estação, que valorize a mulher e não a transforme em outra pessoa! Acho válido que a maquiagem criada para esse grande dia seja algo que ela se olhe no espelho e ali esteja ela em sua forma plena. Sobre os tons, acredito que não tenha regra, mas sempre são bem-vindos rosé gold nos olhos com marrons quentes, nas maçãs do rosto rosa queimado e boca com cores semelhantes ao tom da boca de cada noiva, dessa forma tudo se encaixa e conversa”.

Cuidados com a pele

No inverno, é comum que a pele fique ressecada ou até mesmo avermelhada. Por isso, a hidratação é fundamental.

“Especialmente nos lábios. Usar produtos para as peles mais sensíveis, uma vez que a nossa pele fica mais sensível nesta época do ano, algumas peles até ficam mais vermelhinhas se ficam muito expostas ao vento. Por isso, hidrate bem a pele com o que o seu dermatologista indicar e reforce nos pontos mais sensíveis e lábios. No dia do casamento, com certeza a noiva terá uma maquiagem com acabamento impecável”, explica Tatiane.

Além da hidratação, para quem quiser uma pele super iluminada, Motta indica o uso da base Teint Miracle da Lancôme.

casamento no inverno
Foto: Bruno Risso | Beleza: TatMake

 

 

Penteado

Se os dias estiverem muito úmidos, como costuma acontecer no inverno, Tatiane recomenda utilizar produtos anti-umidade que seguram qualquer tipo de penteado. “Eu recomendo desde o produto a ser usado na pré-escova até o spray fixador para finalizar! Existem vários no mercado!”, afirma.

Com relação à escolha do penteado, Motta indica não inventar muita moda, mas fazer algo que a noiva se sinta linda acima de tudo. Em sua opinião, o cabelo semi preso com bastante movimento fica lindo!

casamento no inverno
Foto: Bruno Risso | Beleza: TatMake

 

 Madrinhas e convidadas

Como as madrinhas provavelmente não estarão com a mesma adrenalina da noiva, é melhor se precaver contra o frio. A alternativa é escolher modelos com mangas ou utilizar acessórios como estolas, pashminas e boleros. Para escolher as cores, que tal se inspirar nas cores do Pantone?

casamento no inverno
Foto: Independent Pictures | Valentina Lombardi

Noivo

E para o noivo, como escolher o traje no inverno? João Camargo, fundador da Camargo Alfaiataria, o casamento deve ser pensado e cuidado como um cenário e, por conta disso, o traje deve harmonizar com todo o resto.

“Para escolher a cor, é interessante se atentar à luz, ou seja, ao horário do casamento. A cor azul ainda é uma tendência forte para todas as estações. No inverno, a posição da Terra em relação ao sol traz uma iluminação mais equilibrada durante todo o dia. Ao meu ver, um cenário perfeito.  A luz natural é melhor do que qualquer flash! Quanto ao tipo de tecido, a lã fria é sempre o indicado. A não ser que estejamos falando de temperaturas extremas, que não é o caso do clima brasileiro”, opina Camargo.

Thiago, da Kamille Noivas e Festas, também indica analisar fatores como a cidade onde será o casamento, o horário e até se este será em ambiente aberto ou fechado. “As cores mais claras são recomendadas para eventos diurnos e as mais escuras para eventos noturnos. A lã fria é uma boa opção por conta do seu conforto térmico”, indica.

casamento no inverno
Foto: Lovography | Valentina Lombardi

 

Veja mais casamentos inspiradores no nosso perfil no Pinterest

</>

Tags da matéria

Comentários