O que Grace Kelly, Lady Di, Kate Middleton, Audrey Hepburn, Jackie Kennedy, Preta Gil e Yoko Ono têm em comum? Além de serem famosas, todas elas optaram por usar um vestido de noiva com manga no dia do casamento.

Depois de anos sob a “supremacia do tomara-que-caia”, os vestidos com mangas têm conquistado os corações das noivas novamente. Na última edição do Barcelona Bridal Fashion Week, uma das semanas de moda mais importantes do universo bridal, várias marcas investiram pesado nos modelos com mangas – Rosa Clará, Pronovias, Cymbeline e Yolan Cris foram algumas delas.

vestido de noiva com manga
Foto: Ugo Camera

 

Para a estilista Carol Hungria, o vestido de noiva com manga é um clássico que está super em alta. “Ele nunca sairá de moda e tem sido bastante pedido nos últimos tempos!”, afirma.

O estilista Rycardo Guedes concorda: “É uma super tendência. Após o casamento da princesa Kate Middleton, essa tendência permaneceu até hoje firme e forte”.

Já o estilista Lucas Anderi acredita que, mais do que uma tendência, as mangas têm o objetivo de completar o look da noiva. “E é também um recurso muito usado pela mulher que não gosta do seu braço exposto”, comenta.

Na opinião de Bianca Sehn Scopel, da LMC & Cymbeline Curitiba, é importante experimentar e ver o que fica realmente bom. “Inicialmente as noivas pedem por vestido com mangas. No entanto, após provar alguns modelos, a maioria repensa esse pedido”, declara.

A manga ideal para diferentes biotipos

vestido de noiva com manga
Foto: Pinterest / Reprodução

 

O grande ponto positivo do vestido de noiva com manga é que ele pode ser usado por noivas de diferentes biotipos – é só saber adequar o estilo da manga ao tipo de corpo.

“Não existem tantas restrições em relação ao tipo físico, porque a manga longa permite diversas possibilidades e podemos adaptar de acordo com o estilo e biotipo de cada noiva. No geral, é bem importante analisarmos o shape do vestido e os detalhes que compõem para que tudo favoreça”, pontua Carol Hungria.

Veja também: 21 estilos de vestidos de noiva para amar!

Confira algumas dicas para ficar ainda mais linda:

Noivas baixinhas

vestido de noiva com manga
Foto: Pinterest / Reprodução

Para as mulheres de baixa estatura, Rycardo Guedes não aconselha usar mangas amplas, godês. “Isso pode dar a impressão de ficar ainda mais baixa. E o foco principal, que é a beleza da noiva, pode ficar comprometida”, explica.

“As mais baixinhas podem apostar em mangas mais vazadas e não tão preenchidas para não ficarem tão fechadas e achatadas”, sugere Carol Hungria.

Noivas plus size ou que queiram disfarçar alguma gordurinha

Plus-sizze-vestido-brilho
Vestido de noiva plus size com mangas | Foto: Clean Plate Pictures/ Divulgação

 

Já para o caso das noivas plus size, Rycardo Guedes também alerta que as mangas com muito volume não favorecem.

Veja também: Vestido de Noiva Plus Size | Como Usar?

“Se ela tiver braços mais cheinhos, por exemplo, recomendo evitar o comprimento 3/4, pois o corte no meio do braço pode acabar dando a ilusão de o braço ser ainda mais cheio. O comprimento até o punho, em compensação, vai super disfarçar essa gordurinha que ela quer esconder”, recomenda Carol Hungria.

Bianca Scopel comenta que é preciso analisar bem o estilo da manga nestes casos. “Nem sempre a ideia de que as mangas escondem as gordurinhas funciona. Dependendo do corte e do caimento, pode evidenciar ainda mais”, assegura.

Biotipo triângulo invertido

vestido de noiva com manga
Foto: Pinterest / Reprodução

Para quem tem os ombros mais largos que o quadril, conhecido também como triângulo invertido, a dica de Rycardo Guedes é evitar volume nas mangas ou pregas na altura dos ombros.

Tecidos para as mangas

vestido de noiva com manga
Foto: Pinterest / Reprodução

 

Outro detalhe super importante para a escolha do vestido de noiva com manga é o tipo de tecido que será utilizado – o que faz total diferença no look. O estilista Rycardo Guedes acredita que o material é um ponto fundamental e está diretamente ligado ao modelo escolhido, porém o conforto é um item que não pode deixar de lado.

“A transparência nas mangas está em alta, e através disso pode-se usar vários elementos como rendas, guipir, bordados e tantas outras texturas. Mas tudo deve ser usado com equilíbrio –  por exemplo, usar pedraria em excesso pode levar a perder do efeito sutil e leve”, pondera.

O estilista Lucas Anderi , gosta de trabalhar com o tule. “Ele dá um ar mais leve, formando uma tatuagem de rendas aplicadas”, justifica.

O tule também é um dos queridinhos da Carol Hungria, que aposta em diversas formas de utilizá-lo.

vestido de noiva com manga
Foto: Pinterest / Reprodução

 

“Eu prefiro trabalhar com mangas de tule com rendas ou bordados aplicados, em vez de fazer no tecido. Acho que o tecido termina ficando ‘over’ e travando os movimentos. O tule pele, esse que deixa mais transparência, deixa o visual mais leve e pode ser usado como recurso inclusive no verão para não pesar muito o visual”, conta a estilista.

“Já as mais clássicas e românticas podem apostar no tule branco ou off-white, que dá uma impressão de manga mais fechadinha. E para quem quer somar detalhes e texturas, vale super apostar no tule poin’t d’esprit ou xadrez, que são super tendência e ficam lindos combinados com a renda francesa!”, indica Carol.

Já Bianca Scopel aponta a renda como uma ótima opção de tecido para as mangas.

“A renda é sempre muito bem-vinda em vestidos de noiva. O material transmite romantismo acima de tudo. Sempre faço a pergunta às clientes: quando você irá usar novamente mangas de renda branca (ou off-white) em sua vida? Por isso, renda no vestido de noiva sempre será atemporal, romântico e muito chique!! Claro que essa renda precisa ser de um material de alta qualidade”, defende Bianca.

Vestido de noiva com manga para diferentes ocasiões

vestido de noiva manga longa
Foto: Pinterest / Reprodução

 

O estilo do casamento também tem grande influência na escolha da manga. “ Cada ocasião pede-se um modelo apropriado e, da mesma forma, o material segue esse raciocínio”, explica Rycardo Guedes.

Carol Hungria concorda: “O vestido com manga combina com qualquer estilo de casamento! O que precisamos tomar cuidado é para que o resultado faça sentido na festa em si”.

Veja também: Como escolher o vestido de noiva ideal?

Confira diferentes possibilidades para usar vestido de noiva com manga:

Casamentos na praia ou no campo

vestido de noiva com manga
Foto: Pinterest / Reprodução

 

Na opinião de Rycardo Guedes, durante o dia (casamento na praia ou campo) pede-se tecidos mais leves, rendas mais delicadas e brilho mais reduzido.

“Tenho noivas que se casam na praia e me pedem mangas compridas. Para não ficar over, eu recomendo apostarmos em algo mais transparente e não tão preenchido com rendas e bordados para não pesar no visual. Ou podemos investir no punho flare, para ficar algo mais moderno”, exemplifica Carol Hungria.

Casamentos clássicos

vestido de noiva com manga
Foto: Pinterest / Reprodução

 

Quem sonha com um casamentão super clássico pode explorar mais possibilidades. “Nestas ocasiões, é possível abusar mais, tanto no tecido quanto nos demais elementos e acessórios. Porém, o conforto para mim é indispensável independente da ocasião”, opina Rycardo Guerra.

Carol Hungria acredita que quando a noiva é bem clássica, é possível deixar as mangas mais carregadas e investir em bordados super brilhosos e com muita textura para enriquecer. “Essa escolha vai muito do estilo pessoal dela e do contexto do casamento, mas sempre é possível usar”, comenta.

A manga ideal para cada estação

vestido de noiva com manga
Foto: Noelle Johnson

 

Engana-se quem pensa que só dá para usar vestido de noiva com manga em climas mais frios. “Pode-se usar mangas compridas ou 3/4 o ano inteiro, tudo depende de como será feita a manga desejada”, afirma Lucas Anderi.

“Para as ocasiões mais frias, eu recomendo mangas mais preenchidas ou feitas com a própria renda para cobrir mais o braço. Para lugares mais quentes, vale apostar em algo bem mais transparente feito sobre o tule pele para não pesar no visual”, sugere Carol Hungria.

Veja as dicas de Rycardo Guedes para usar manga em cada uma das estações:

vestido de noiva com manga
Foto: Pinterest / Reprodução

Outono

O outono é uma estação muito charmosa e podemos usar tecidos intermediários, mangas 3/4 e longas também. “Lembrando que a transparência está em alta”, destaca.

Inverno

No inverno, o ideal é usar mangas mais longas. “Pode ser toda de renda ou tecidos mais encorpados. Golas altas são bem-vindas. A noiva ainda pode usar um bolero ou capa que está em alta no momento”, afirma.

Veja também: Casamento no frio | 10 dicas para não errar no inverno

vestido de noiva com manga
Foto: Pinterest / Reprodução

Primavera

A primavera é a época mais romântica do ano. “Para as noivas que querem casar nessa estação aconselho usar mais rendas e tecidos leves. Mangas mais curtas são uma boa pedida”, define.

Verão

Por ser a estação mais quente, a atenção é redobrada. “Decotes mais profundos são uma boa escolha. O mais importante é respeitar o biotipo de cada pessoa. Mangas removíveis estão em alta”, lembra.

Mangas x acessórios

vestido de noiva com manga
Foto: Pinterest / Reprodução

Para as noivas que pensam em usar vestidos com mangas, é importante pensar também sobre os acessórios que serão utilizados.

“Antes de mais nada é importante respeitar o estilo de cada noiva. No entanto, para não ter erro, acho totalmente dispensável uso de pulseiras e braceletes para quem quer usar mangas. O ideal é usar grinaldas, véus, brincos maravilhosos. Manga longa mais trabalhada é um destaque a parte”, opina Rycardo Guedes.

Veja também: Véu, mantilha, voilette e grinalda, conheça a diferença

Antes de definir os acessórios, é preciso estar atento não só ao estilo da manga, mas também a diversos detalhes do vestido. “Se a manga vem acompanhada de um decote mais alto, como o canoa, ou gola alta, eu recomendo brincos menores para compor bem. Se ela é mais transparente ou combinada com um decote não tão fechado, vale super investir em brincos maiores”, aconselha Carol Hungria.

vestido de noiva com manga
Foto: Pinterest / Reprodução

 

Em relação a mantilhas, a noiva precisa tomar cuidado para a renda da manga não “brigar” com a da mantilha. “Para isso, ela pode tanto investir em mantilhas com a mesma renda ou que seja bem próxima, quanto apostar em uma peça em que a aplicação de renda se concentre somente no barrado”, recomenda Carol Hungria.

Bianca Scopel faz algumas sugestões: “Se for hippie-chic, algo mais romântico na cabeça, brincos com pérolas e movimento. Se for mais clássico, uma coroa na cabeça ou pentes com strass, brincos menores porém com pontos de luz. Se for mais contemporâneo, nada na cabeça e brincos bem grandes”.

Cuidado com os ajustes

vestido de noiva com manga
Foto: Pinterest / Reprodução

 

Um detalhe que é muito importante que as noivas observem ao escolher qualquer vestido é com relação aos ajustes.

“Algo que acho muito interessante é a percepção que a noiva tem de que as mangas a deixarão mais confortável que um vestido tomara que caia. Não é bem assim! Independente de ter ou não mangas, o que prende o vestido ao corpo é um ajuste bem feito! Não adianta por mangas e não ajustar corretamente o vestido! Um tomara que caia bem ajustado dispensa qualquer manga”, alerta Bianca Scopel.

Outra questão que as noivas devem avaliar é que as mangas podem limitar os movimentos da noiva. “Eu acho mais importante conhecer o perfil da cliente do que os gostos dela às vezes. Se ela é muito festeira, pode se sentir numa camisa de força com mangas”, pontua Bianca Scopel.

Tags da matéria

Comentários