Que tal fazer um casamento no outono? O período entre final de março e início de junho pode ser uma boa época para realizar festas – o clima é bem mais ameno e, em alguns estados do Brasil, também costuma ser mais seco (o que favorece muito quem sonha em fazer um casamento ao ar livre).

Se você sonha com um casamento nesta época do ano, confira algumas dicas e inspirações para fazer uma festa inspirada nesta esta estação.

Decoração de casamento no outono

A decoração é um dos elementos mais emblemáticos para quem pensa em uma decoração de casamento no outono. Veja algumas dicas:

casamento no outono
Foto: Ashley Kelemen Photography

Escolha da paleta de cores

Quando pensamos em outono, é natural vir à cabeça o uso de tons terrosos e até mesmo o verde-musgo. “No outono começamos a usar paletas de tons mais quentes, tons de terra que dão mais acolhimento e aconchego. O Living Coral, cor Pantone desse ano, já entra bastante nesses tons”, sugere a designer floral Monique Bourganos.

casamento no outono
Foto: Michelle Beller Photography

 

Leia também: As cores do outono/inverno da Pantone na decoração

Flores do outono

Por conta do clima um pouco mais frio, no outono e inverno, Monique alerta que é preciso ficar atento a algumas restrições de escolha. “Nessa hora, a criatividade precisa falar alto porque muitas vezes precisamos substituir sem mudar o contexto do que foi projetado”, explica.

casamento no outono
Foto: Sarah Kate

 

 Leia também: Dicas de decoração de casamento | Flores do outono

Por outro lado, nesta época do ano, é possível utilizar elementos diferenciados como galhos secos, troncos de árvores e folhas secas. “Em arte floral, estes elementos ganham muita força nas épocas de outono e inverno.  A utilização pode ser nos arranjos florais e mesmo colocados em pontos escolhidos para dar um toque na ambientação”, destaca Monique.

Além dos galhos e folhas secas, também é possível utilizar frutas na decoração. “Normalmente as noivas do outono têm um estilo mais rústico, mas nada impede de termos uma festa em estilo bem clássico com o mesmo tema. O mobiliário terá que seguir o estilo de festa escolhido, mas assim como a paleta também precisará ter esse toque mais quente”, afirma Monique.

Iluminação

Você já pensou no estilo de iluminação que quer dar para sua festa? Para a designer floral Monique, uma boa ideia é usar o âmbar para casamentos no outono. “É um tom que lembra o dourado do fogo”, comenta.

casamento no outono
Foto: Jessica Claire

Buquê da noiva 

O buquê é outro elemento super icônico para quem quer ter um casamento com carinha de outono. Antes de escolher o modelo, no entanto, Monique alerta que é sempre importante verificar a disponibilidade de flores na época, assim como acontece na decoração.

Aqui também podem ser usados itens como flor de algodão e galhos secos. “A flor de algodão fica muito bonita, mas desde que a proposta seja rústica”, pontua Monique.

buquê para casamento no outono
Foto: Ale Marques | Monique Bourganos Designer Floral

 

Leia também: O buquê de casamento | Como escolher de acordo com a estação

Agora fica a dúvida: a paleta de cores do buquê deve seguir a mesma da decoração? De acordo com Monique, hoje é uma tendência,  mas não é obrigatório porque a noiva não é parte da decoração e sim a estrela da festa.

Papelaria de casamento no outono 

O convite é a primeira impressão dos convidados sobre o casamento, mas ele também é acompanhado de outros elementos como menus, tags, etc. Veja como montar uma identidade visual com “ares de outono” para seu casamento:

papelaria de casamento no outono
Foto: Ítalo César | aiQideia Convites

Paletas de cores

De acordo com Paula Gandolfi Fêdi, da aiQideia Convites, o ideal é que os casais pensem em uma composição de cores seguindo as flores que são mais características do outono. “

Ou seja, criar uma identidade visual que converse com a decoração usada no evento, que lhes traga o aconchego do outono. Apostar em cores quentes e fortes é uma ótima ideia. Amarelo, laranja, dourado, vermelho, tons marrons, acobreados ou terrosos. Para os verdes, podemos pensar no verde bandeira, verde garrafa ou verde floresta. E, se gostar de azul, opte por tons escuros”, indica.

papelaria de casamento no outono
Foto: Ítalo César | aiQideia Convites

Materiais e acabamentos para a papelaria

Para um casamento no outono, papéis mais rústicos, como o kraft, combinam muito bem. “Para os acabamentos, todos aqueles com aparência mais naturais ficam lindos! Como o fio de rami ou juta. Se os noivos preferem um detalhe colorido podem optar por um laço feito com
cordão em uma das cores da estação”, recomenda Paula.

papelaria de casamento no outono
Foto: Ítalo César | aiQideia Convites

 

Elementos gráficos

Se os noivos quiserem fazer um convite mais temático, Paula indica o uso das ilustrações ou aquarelas das folhas e flores do outono.

“Tulipa, orquídea, gérbera e as folhas de plátano – a famosa folhagem encontrada em Campos do Jordão. Se não querem muita cor ou preferem algo mais discreto, que tal aplicar um detalhe em relevo seco? A marcação, não possui cor, e é feita para destacar o monograma do casal ou algum elemento que eles gostem. Como uma folha, por exemplo”, sugere.

papelaria de casamento no outono
Foto: Ítalo César | aiQideia Convites

Beleza da noiva

Com o clima mais friozinho, a maquiadora e hairstylist Camila White conta que os tons terrosos para a maquiagem de noiva também predominam nas maquiagens e os cabelos soltos encontram um espaço após o calor do verão. Veja mais dicas:

maquiagem para casamento no outono
Foto: Molly Gilholm

Maquiagem

Veja o que usar em cada um dos elementos da maquiagem:

Sombras

Para casamentos no outono, Camila indica o uso de sombras metalizadas que puxam para o cobre, dourado, um tom de rosa mais quente e forte, vinho.

“Acho que isso fica muito bonito na maquiagem e acho que compõe muito bem com a pele da brasileira. Acho que não adianta a gente ficar pensando em cores e não conseguir trazer isso para a vida real. Eu gosto bastante destes tons ricos”, comenta.

maquiagem casamento no outono
Foto: Larissa Cleveland

 

Batom

Se a noiva gostar de tons fortes, ela poderia usar um batom mais escuro, como um vinho ou um tom rosado mais queimado, segundo Camila. “São cores mais fortes, mas mais fechadas – não é um neon ou rosa vivo”, sugere.

maquiagem de casamento no outono
Foto: Alyssa Greenberg

Blush

No caso do blush, depois dos tons bronzeados no verão, o outono pede tons mais rosados que puxam pro vermelho. “Os tons terrosos combinam mais com o verão, já que dão aquele ar bronzeado. Para um casamento no outono, dá para usar tons de rosa um pouco mais fortes. Gosto daquele tom de rosa que é quase um vermelhinho. Dá a impressão de que a pessoa tomou sol e ficou um pouco vermelhinha”, pontua Camila.

Pele

Como no outono já está bem mais seco, é preciso hidratar um pouquinho mais a pele. “Ela tem que ser um pouco mais construída, usar produtos que deixam a pele bonita, mas sem ficar pesada”, afirma Camila.

Unhas

Dá para aproveitar a paleta do outono nas mãos também.  “Quando a gente pensa em outono é sempre tons de vinho, marrom, laranja. Isso para a unha também acho bem bonito. Um nude um pouco mais rosado e quente, um laranja mais claro, rosa mais queimado. Ficam bem dentro do clima do outono”, aponta Camila.

casamento no outono
Foto: Vic Boncivini Photography

Penteado

E como fica o cabelo da noiva nesta história? Camila acredita que, já que o clima está um pouco mais frio e seco, é possível apostar em um penteado mais solto. “Muitas noivas gostam de cabelo solto, mas no verão quase ninguém quer usar – por conta do calor, os fios começam a apresentar muito frizz. No outono, como o clima é um pouco mais ameno e seco, é possível fazer cabelos soltos, uma meia trança ou um meio-preso com torcido”, indica.

penteado casamento no outono
Foto: Yeray Cruz

 

Para finalizar o penteado, que tal apostar em flores naturais? “No outono, elas vão durar mais no cabelo. No verão a gente acaba não usando tanto porque ela pode murchar.  Mas no outono dá para usar. Se for usar flor no cabelo, o melhor é optar por tons mais fechados, como vinho, marsala, etc.

Vestido da noiva

Sabemos que o vestido de noiva é um item bastante pessoal – é  preciso aquele “clique” para sentir que fez a escolha certa. No entanto, caso você vá se casar no outono, é possível aproveitar as características da estação para escolher o modelo ideal.

vestido de noiva para casamento no outono
Foto: Larissa Dare | Julia Pak Atelier

Modelos de vestido para o outono

Para a estilista Julia Pak, o outono é a estação mais amiga na hora de escolher o vestido ideal.

“Nessa época, as noivas já podem ousar nas diversas opções de vestido de noiva com manga sem se preocupar com o calor, e as noivas que preferem o colo mais aberto, alças e mangas curtinhas, não precisam ter tanto medo de passar frio. Sempre há a opção de escolher uma peça de inverno para a noite – principalmente se o casamento for em local aberto e no fim da tarde. Apesar daquela história de que noiva não sente frio, sempre sugiro ter uma peça especial caso aconteça um frio maior do que o esperado. Assim, a noiva não corre o risco de precisar pegar um casaco no improviso, esconder o vestido e acabar tendo suas fotos sem o look que ela escolheu a dedo com tanto carinho”, explica.

vestido de noiva para casamento no outono
Foto: Lorena Dini | Julia Pak Atelier

 

Leia também: 8 dicas para usar jaquetas personalizadas no casamento

A estilista Luciana Collet concorda que a manga longa no outono e inverno ficam elegantes e condizentes com a estação.

Julia também aponta que vestidos mais sóbrios, de design com linhas mais puras e até mesmo práticos, também são ótimos para o outono. “Acredito muito nessa conexão entre os ciclos das mulheres e das estações. E o outono é isso: redução da luz solar e um momento de mais introspeção. Então, é como se o vestido de Outono tivesse uma carinha de confortável, que abraça o corpo e que transmita uma sensação gostosa e aconchegante”, esclarece.

Tecidos para vestido de noiva no outono

Será que existe um tecido que seja ideal para casamento no outono? Julia afirma que apesar de acreditar que não existem mais regras para clima x tecidos (tecidos mais pesados quando combinados com tecidos mais leves, podem criar resultados surpreendentes!), os crepes são uma ótima opção para os vestidos de noiva para o outono.

“Além de ter o lado funcional de aquecer a noiva, eles dão o aspecto mais sóbrio de Inverno para o vestido e podem ser facilmente combinados com outros materiais – renda chantilly, tule bordado etc”, justifica.

vestido de noiva para casamento no outono
Foto: Simon Ly | Julia Pak Atelier

 

Luciana, por sua vez, pontua que para um clima um pouco mais ameno, os tecidos mais estruturados já começam a ser bem vindos: “É o caso do zibeline, cetim duschess e das rendas mais trabalhadas, que já não pesam tanto como no verão que pede sempre tecidos bem leves”.

Cores

O branco é a cor tradicional da noiva, segundo a nossa cultura. Mas será que é possível inovar neste aspecto?

Segundo Luciana, um vestido off-white mais escuro com uma característica mais vintage dá um ar mais sóbrio, que às vezes remete a essa conotação do outono, por ter cores mais amareladas e terrosas. “Mas nada impede que seja usado no verão, quando a noiva gosta de ar mais vintage”, indica.

vestido de noiva para casamento no outono
Foto: Larissa Dare | Julia Pak Atelier

Vestidos para madrinhas 

Como muitas noivas sonham em ter uma paleta de cores para os vestidos das madrinhas, caso você queira um casamento no outono, também é importante pensar neste aspecto. De acordo com Luciana, a cor dos modelos vai sempre depender do estilo do casamento, mas os metalizados, os mais terrosos, alaranjados e centrados são sempre uma boa escolha nesta estação.

casamento no outono
Foto: Within This Day

 

Leia também: Vestidos para madrinhas de casamento | Modelo ideal para cada biotipo

Com relação ao modelo, Luciana pontua que podem ser vestidos com tecidos mais encorpados ou leves. “A manga e a silhueta dependem do corpo de cada pessoa. É preciso valorizar o que há de melhor e esconder o que não se gosta”, alerta. 

Trajes para os noivos no outono

Para quem sonha com um casamento no outono, os ternos com tons terrosos podem ser usados, especialmente se for um casamento diurno ou no começo da noite.

É importante que o noivo avalie se a cor escolhida combina com seu tom de pele – de forma geral, os tons terrosos são predominantemente quentes e combinam com pessoas de coloração de pele mais quente. Para não errar, vale dar uma olhada nas dicas para usar ternos com tons terrosos.

terno para noivo
Foto: Articles Of Style

 

Veja mais inspirações no nosso perfil no Pinterest

</>

Tags da matéria

Comentários