Revista

Cadeira de acrílico no casamento: como usar?

Vai usar cadeira de acrílico na decoração do seu casamento? Veja dicas de especialistas para não errar na escolha do mobiliário.

Você já parou para pensar ou discutir com o seu decorador sobre como será o mobiliário do seu casamento? A cadeira de acrílico é um dos móveis queridinhos para compor a decoração do grande dia e faz toda a diferença. Bastante versátil, ela combina com diversos tipos de decoração e pode ser utilizada em diferentes ambientes.

Quer saber mais sobre este tipo de mobiliário? Confira nossas dicas:

cadeira de acrílico casamento

Foto: Lauren Fair Photography

Modelos de cadeiras de acrílico para casamento

Nos casamentos, os modelos de cadeira de acrílico mais utilizados, de acordo com o produtor de eventos Rodrigo Figueiredo da empresa Personal de Casamento, são o Dior, Tiffany, Ghost e Belle Époque.

“A Dior e a Tiffany costumo usar com as decorações mais clássicas. As mais diferentonas, como a Ghost, gosto de usar em festas mais contemporâneas”, destaca.

Se você tem dúvidas sobre os modelos, confira abaixo:

 

cadeiras de acrílico para casamento

Da esquerda para a direita: cadeiras Tiffany e Ghost

cadeiras de acrílico para casamento

Da esquerda para a direita: cadeiras Dior e Belle Époque

 

Além da diferença de modelos, elas podem ser encontradas em diferentes cores como cristal, âmbar, dourado, preto e chocolate.

Com que tipo de decoração combinar?

Agora que você já conhece bem os modelos mais populares, como saber se a cadeira de acrílico pode ser usada no seu casamento? E como escolher o modelo ideal? De acordo com Rodrigo, de forma geral, os estilos de decorações que melhor combinam com este tipo de mobiliário são as clássicas e contemporâneas.

“Em casamentos mais campestres e rústicos, tento fugir um pouco das cadeiras em acrílico na cor cristal. Nestes casos, acho que já pede um outro tom – pode ser no chocolate, por exemplo, que puxa mais pra cor de madeira”, comenta.

cadeira de acrilico para casamento

Foto: Belathée Photography

 

Leia também: Decoração | Como decorar a cadeira dos noivos

Para Ricardo Pontarolla, da empresa de locação de móveis Crischantal, a cadeira transparente combina com tudo. “Ela pode ser utilizada em diferentes estilos de casamento, inclusive ao ar livre – embora nestas ocasiões também seja utilizado o chocolate. Mesmo na cor cristal, ela tem um impacto grande na decoração. Muda muito o ambiente, fica até mais elegante”, opina.

cadeira de acrilico para casamento

Foto: Fiona Clair Photography

Mix de mobiliário

cadeira de acrilico para casamento

Foto: Fiona Clair Photography

Será que dá para usar diferentes estilos de cadeira de acrílico em um mesmo casamento? Rodrigo afirma que é possível fazer este mix de mobiliário, sim. “Quando vou criar o layout de uma festa, eu preciso traçar um caminho em que tudo se conversa. Não há necessidade de ser tudo igualzinho, mas os elementos precisam ornar entre si. Dá para mesclar cadeiras de modelos diferentes quando temos propostas de mesas diferentes. No entanto, é preciso manter a essência e os móveis precisam ornar e ter características em comum. Continua sendo uma cadeira acrílica, porém em outro formato. É uma boa opção, por exemplo, quando usamos long tables mescladas com outros tipos de mesas no casamento”, explica Rodrigo.

Vantagens da cadeira de acrílico

cadeira de acrilico para casamento

Foto: Austin Gros

Uma das vantagens de usar a cadeira de acrílico na decoração é que ela é bastante versátil – pode ser usada em casamentos mais clássicos, assim como em decorações minimalistas em meio à natureza. “Vale ver o que cada decorador ou noivo quer passar. Quando tem um cenário externo bem bonito, por exemplo, ela fica neutra na paisagem – ela super se adapta ao ambiente. Salvo algumas exceções, ela acaba até sendo um coringa naquilo que você quer criar ou fazer”, justifica Rodrigo.

cadeira de acrilico para casamento

Foto: Amy & Stuart_Photography

Outro benefício deste tipo de mobiliário é que ele pode criar uma sensação de amplitude no ambiente, quando utilizado na cor cristal. “O acrílico reflete a parte de iluminação do seu ambiente e, por conta disso, ele te ajuda a dar uma certa amplitude. Já trabalhei certa vez com um ambiente pequeno para a cerimônia, que usamos na decoração só com cadeiras em acrílico e a passarela de espelho. Dependendo do ângulo que o fotógrafo pega, ele acaba conseguindo uma amplitude maior do espaço”, expõe Rodrigo.

Leia também: 10 Ideias para Decorar as Cadeiras no Casamento

Está com o orçamento mais apertado? A cadeira de acrílico pode ajudar a valorizar a decoração do casamento. “Desta forma, você não precisa encher de flores ou de elementos decorativos na mesa dos convidados. A cadeira valoriza o acabamento final da decoração”, destaca Rodrigo.

Cuidados na escolha do mobiliário

cadeira de acrilico para casamento

Foto: Lacie Hansen Photography

Gostou da ideia de usar a cadeira de acrílico no casamento? Veja alguns cuidados para escolher e usar este mobiliário na decoração:

–  Antes de escolher a cadeira de acrílico, verifique se ela orna com os demais elementos decorativos da festa. “Você tem que pensar no todo da decoração –  principalmente no que será colocado em cima da mesa, como louças, toalhas, vasos, candelabros e outros itens decorativos. Elementos de vidro e espelho vão super bem com a cadeira cristal. Agora se você vai trabalhar com itens de madeira, talvez a cadeira de acrílico não seja o ideal”, pontua Rodrigo.

– Cuidado com as imitações. “É importante não escolher somente pelo preço. Existem imitações que não são da mesma qualidade/resistência”, alerta Ricardo.

cadeira de acrilico para casamentoFoto: Style & Story Creative

Sobre:

#
Marina Pastore

Marina Pastore é jornalista e trabalhou na Folha de S.Paulo. Desde 2011, quando começou a organizar seu próprio casamento, se apaixonou pelo assunto e criou um blog, o Vestida de Branco, para dividir ideias, opiniões e dúvidas. Anos depois do seu casamento, ainda adora falar sobre o assunto, ajudar as noivas e com...

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Av. Dr. Chucri Zaidan 1550, 31º - São Paulo - CEP: 04711-130 - CNPJ: 08.762.226/0001-31 © iCasei 2007 - 2019