Qual estilo de festa de casamento mais combina com vocês?
Campo, praia, cidade ou casa? Entenda as diferenças entre os tipos e os cuidados necessários para ter uma festa de casamento arrasadora
O estilo da festa de casamento é o primeiro detalhe que deve ser determinado pelos noivos. Isso porque tal decisão vai impactar diretamente em outros pontos importantes, como a procura pelo espaço, pelos fornecedores, e muito mais.
De acordo com a assessora Cinthia Rosenberg, o estilo ideal é aquele que combina com as personalidades do casal e dos convidados, além de estar dentro do orçamento. “O problema é que muitos noivos ficam perdidos nessa etapa inicial. Peço para trazerem referências do Pinterest ou Instagram, por exemplo, e eles retornam com ideias que misturam diferentes estilos”, comenta.
Se você se encontra nessa situação, não precisa entrar em pânico. Separamos um guia que aponta as características de cada estilo. Tudo para que essa importante decisão se torne algo simples e tranquilo.
Baixe grátis o nosso e-book 12 passos ao altar!
Clássico x Rústico
A diferença entre os estilos clássico e rústico está mais relacionada à aparência do que à organização. Isso porque a programação vai mudar de acordo com o lugar escolhido e não com a linha que o evento irá seguir.
Festa de casamento clássica
Dito isso, a festa de casamento com decoração clássica é puxada para um lado luxuoso. São usados elementos mais nobres, como prata e cristal, além de brilho e espelhos. Os arranjos de mesa tendem a ter muitas flores e aparecem no formato bolinha.
Veja também: Decoração para casamento clássico | Cores, flores e dicas
Festa de casamento rústica
O casamento rústico segue outro caminho. São usados elementos mais naturais, como juta, renda, palha e até barro. Os arranjos são desconstruídos e apresentam mais folhagem do que flores.
Veja também: Dicas incríveis para decoração para casamento rústico à noite
“A maior diferença, entretanto, está na formalidade do evento. No estilo rústico, temos mais liberdade para quebrar os protocolos. Por exemplo, é possível ousar no buffet, servindo os pratos nas cascas de coco e outras frutas, algo tão comum no Nordeste. O clássico, no entanto, tem limites impostos”, conta Viviam Matos, diretora da Viva Assessoria para Eventos.
É importante destacar também que o rústico combina mais com casamento na praia, enquanto o clássico é melhor para a cidade. O campo pode transitar entre os dois estilos. Vale seguir essa orientação e não misturar as linhas. Até porque não tem nada a ver usar uma passarela de espelho em uma festa pé na areia, não é mesmo?
Estilos de festa de casamento
A seguir, você confere os quatro estilos de festa de casamento mais usados no Brasil e com quais tipos de noivos eles combinam mais:
• Casamento na cidade
O casamento mais tradicional de todos. Geralmente, é escolha certeira entre as noivas que têm o sonho de trocar alianças na igreja. “Elas querem o glamour dos templos da cidade, o que não se vê na praia e no campo”, revela Cinthia.
É a melhor opção também para quem tem família grande ou uma longa lista de convidados. Isso porque organizar a logística e acomodar tanta gente pode dar um baita trabalho.
Costuma ocorrer em casas de festas já estruturadas para esse tipo de ocasião. “A maior desvantagem é que os convidados ficam presos no salão. Sem contar que tem hora marcada para começar e terminar”, diz Mariana Galvão, assessora de eventos na DreamCatcher.
• Casamento no campo
Com muita natureza ao redor, o casamento no campo é ideal para os noivos que estão dispostos a enfrentar algumas adversidades para realizar a festa. Isso é, como os espaços são distantes dos grandes centros urbanos, é necessário tomar cuidado com a logística de fornecedores e a hospedagem dos convidados.
Aqui, o plano B sempre deve ser discutido antes de fechar contrato com o espaço. É obrigatório que ofereçam alternativa para casos de chuva ou ventania no Grande Dia.
“O conforto dos convidados também deve ser levado em consideração. Por exemplo, se o lugar for muito quente, é importante ter uma cobertura para eles se abrigarem. Já se tiver muitos mosquitinhos, vale oferecer repelentes”, ressalta Viviam.
Sendo assim, se você não quiser lidar com o clima, não é fã de sol e muito menos de insetos, talvez esse estilo não seja o melhor para você. “Não vale a pena só porque está na moda e é bonito”, garante Mariana.
• Casamento na praia
Tudo o que você precisa saber sobre realizar um casamento na praia é que ele é o mais complicado entre os estilos. Tudo por conta de três pontos: pontualidade, maré e época do ano.
Primeiro, é importante pensar no horário da cerimônia. “Ninguém escolhe a praia para casar no escuro. Então, é necessário ser extremamente pontual para garantir um visual bonito para a cerimônia. Ainda mais se for no Nordeste, onde temos a particularidade de os dias serem mais curtos e o pôr do sol rápido e cedo”, alerta Viviam.
A questão da maré deve ser observada principalmente por quem quiser casar com os pés na areia, já que o mar alto pode estragar a cerimônia. Já a época do ano precisa é relevante para todos. “Por mais que a previsão do tempo não seja 100% certa, os períodos de chuva devem ser evitados – ou tenha um plano B muito sólido”, aponta a especialista da Viva Assessoria para Eventos.
Por falar em plano B, vale verificar se o local tem estrutura para receber o evento e se ainda oferece alternativa para adversidades que podem acontecer no dia. Ter opções de acomodação para os convidados e uma logística fácil também são pontos que devem ser levados em consideração.
• Casamento em casa
Quem opta por esse tipo de locação acredita que estará fazendo uma festa de casamento simples e barata. Mas não é bem assim. Independentemente de ser uma casa da família ou um imóvel alugado, o local deve ser adaptado para receber esse tipo de evento.
“São raras as casas que possuem estrutura pronta para casamentos. Por exemplo, os sanitários tendem a ser pequenos e poucos, já a cozinha não é preparada para receber um buffet”, aponta Viviam. Aqui, a solução é contratar banheiros químicos e abrir espaços para o pessoal da cozinha trabalhar.
Outro detalhe importante para se observar é se a casa está localizada em um bairro residencial, onde existe a Lei do Silêncio. “Pode ser um problema apostar em grandes ideias para festa de casamento, com som alto”, ressalta Cinthia. Vale verificar antes quais são as normas do local. E se atentar ainda mais se o evento for realizado em um condomínio fechado.
A questão do mini wedding
Se você está em dúvida entre fazer um evento para 300 pessoas ou organizar o mini wedding dos sonhos, a chave para decidir está em dois quesitos. São eles: lista de convidados e orçamento.
“O mini wedding é a melhor opção para quem deseja realizar uma festa apenas com as pessoas mais queridas ou para quem não dispõe de um orçamento grande para realizar o evento”, diz Viviam.
Vale ressaltar que, no Brasil, mini wedding é sinônimo de festa de casamento simples para 100 pessoas. Na gringa, no entanto, esse estilo tende a ser ainda mais intimista, entre 50 e 80 convidados.
Festa de casamento: preço
Segundo Viviam, atualmente, os custos saem em torno de R$ 1 mil por convidado.
Quando o assunto é festa de casamento, o valor de alguns fornecedores não muda. Entre eles: vestido da noiva, fotógrafo, iluminação e banda. “O que varia de acordo com o número de convidados é a parte de alimentação e bebidas, lembrancinhas, convites, bem-casados. Tudo que for quantitativo”, explica a profissional da Viva Assessoria para Eventos.
Baixe grátis o nosso e-book 12 passos ao altar!
Veja mais inspirações no nosso perfil no Pinterest
Seu site de casamento merece ser iCasei
Criar Site Grátis