Revista

Espaço kids no casamento: como preparar atrações para as crianças?

Veja como entreter os pequenos no espaço kids enquanto os pais se divertem na pista de dança

Crianças são fofas e trazem ainda mais alegria para uma festa de casamento. Montar um espaço kids é uma boa alternativa para os noivos que possuem muitas crianças entre os convidados.

“Um casamento é a celebração de toda a família.  Os noivos não querem que seus irmãos, primos ou um melhor amigo vão embora mais cedo por causa do filho que está cansado ou porque eles não conseguem curtir a festa com o filho precisando de atenção. Por isso, a ideia da recreação infantil é justamente deixar os pais mais à vontade para curtir a festa sem ficar com a criança a tiracolo”, comenta Rosana Melo, da empresa Tia RO For Kids – Assessoria Infantil em Eventos.

Leia também: Pode não convidar crianças no casamento?

espaço kids

Foto: Dorian Mendes Fotógrafa / Tia RO For Kids

Outra grande vantagem é que as crianças também poderão aproveitar a festa tanto quanto os adultos e o melhor – em segurança. “ As crianças de divertem muito mais! Por ser um evento de adulto, geralmente elas ficam entediadas, mas com o espaço kids as crianças se divertem pra valer, com diversos brinquedos, jogos e brincadeiras em grupo propostas pelos monitores. Além disso, elas ficam seguras, pois ao contratar o espaço kids, evita-se o corre-corre pelo salão e, como consequência, acidentes com garçons com bandejas lotadas de vidros, ou com a mesa de doces, velas, vidros, cortinas e etc ”, pontua Tamara Faro, Sócia da Empresa de Recreação Mon Petit e psicóloga infantil.

O espaço kids no casamento também deixa os demais fornecedores de casamento mais tranquilos. “Quando as crianças estão entretidas e com um lugarzinho especial para elas na festa, a possibilidade de bagunça no casamento é bem menor”, expõe Tamara.

Quando ter um espaço kids no casamento?

espaço kids

Foto: Mon Petit Recreação

 

Com mais de cinco crianças na lista de convidados, Rosana e Tamara indicam que a recreação em casamentos é altamente recomendada. “E a partir de 15 crianças, o Espaço Kids é imprescindível”, alerta Tamara.

Leia também: Dicas de Etiqueta | Como lidar com crianças no casamento

E até mesmo quando as crianças têm poucos meses de idade, já se tem a necessidade de um espaço especial para elas. “Seja na hora da mamada, da troca de fralda ou hora do soninho”, recomenda Rosana.

Como criar um espaço kids?

espaço kids

Foto: Pati Fabio Fotografia / Tia RO For Kids

 

Para criar um espaço kids no casamento é preciso de uma área no salão ou em uma sala separada. “Desta forma é possível montar um espaço kids com profissionais da área, desenvolvendo atividades e brincadeiras durante o período da festa, tudo de acordo com a faixa etária e o espaço destinado para as crianças” explica Rosana.

Leia também: Dicas para organizar a mesa kids perfeita no Grande Dia

Para Rosana, de forma geral, os locais de eventos já estão mais adaptados a essa nova realidade dos espaços kids. No entanto, às vezes pode acontecer de ter muitos convidados ou até mesmo faltar espaço físico suficiente, o que acaba exigindo um plano B.

“O ideal é reservar um espaço que seja separado do salão principal para a recreação, mas é possível fazer as atividades no mesmo salão que a festa, desde que seja um número pequeno de crianças. Uma opção usual é a sala da noiva e em locais que tem espaço para realização de cerimônia, é possível montar a estrutura de recreação nesta área. É imprescindível que o local seja de fácil acesso para as crianças e coberto. Em ambientes com escadas, onde a recreação fica no mezanino, por exemplo, a atenção deve ser redobrada”, assegura Rosana.

Leia também: Daminhas e pajens: como lidar com as crianças no casamento?

espaço kids

Foto: Mon Petit Recreação

 

Todas as atividades desenvolvidas devem contar com a participação de monitores. “Não adianta apenas dar um papel e lápis e achar que isso dará conta de entretê-los”, comenta Rosana.

O número ideal de crianças por monitor deve ser no máximo de sete crianças, além de uma coordenadora para supervisionar a equipe de monitores e auxiliar as crianças fora do espaço de recreação, oferecendo mais segurança para todos, segundo Rosana. Tamara também julga fundamental ter uma coordenadora na festa, responsável por coordenar todo o espaço kids e também responsável por auxiliar os pequenos em todo o espaço do evento.

Antes de contratar o espaço kids para seu casamento, Tamara indica que os noivos verifiquem se os profissionais são especializados em recreação para casamentos, para não haver surpresas desagradáveis na hora da festa.

“Uma empresa de recreação infantil especializada tem todo um feeling do funcionamento de um evento deste porte. Isto inclui conhecimento sobre horários e protocolos a serem seguidos, assim como uma noção de que algumas atividades podem ser feitas apenas quando é aberta a pista de dança para que não atrapalhem o som ambiente da festa, por exemplo”, propõe Tamara.

Atividades para um espaço kids no casamento

espaço kids

Foto: Iko Eventos / Tia Ro For Kids

 

No início da recreação, Tamara explica que é o momento em que as crianças chegam um pouco mais tímidas, pelo fato de que nem todos se conhecem.

“Nesta hora, fazemos um “quebra-gelo”, com atividades mais calmas. Então iniciamos com pintura de desenhos (sempre com materiais que não mancham as roupas), contamos histórias com fantoches, e também jogos de tabuleiro entre duplas e trios”, afirma.

Posteriormente, Tamara conta que é a vez dos jogos de tabuleiro que permitem uma interação com um número maior de crianças. “Usamos o pega varetas (com pontas arredondadas), Uno e um jogo muito divertido, chamado “Se vira”. Além disso, fazemos brincadeiras de antigamente, como: batata-quente, telefone sem fio e escravos de jó”, sugere.

No momento em que as crianças já estão mais familiarizadas com os recreadores e quando o ambiente principal da festa permite um pouco mais de barulho, Tamara inicia as brincadeiras musicais, atividades em roda e gincanas.

“São exemplos dessas brincadeiras: Elefante colorido, Aratatá, vampirinho-vampirão, pizza humana e Joquempô gigante. Também realizamos oficinas de massinha de modelar e oficina de sucata. Em alguns casos, utilizamos o videogame, como jogos populares entre as crianças e jogos em que eles possam interagir de fato uns com os outros, como por exemplo, o Just Dance”, exemplifica.

espaço kids

Foto: Mon Petit Recreação

 

Para Tamara, é essencial ter recreadores bem preparados para realizar as atividades e brincadeiras, visto que os recreadores conduzem todas as atividades, sempre com muito ânimo e energia. “Além disso, recreadores especializados sabem a hora de iniciar e terminar cada brincadeira (dependendo da energia do grupo) e não deixam as crianças entediadas”, destaca.

Rosana, por sua vez, recomenda atividades como brinquedoteca, cantinho da leitura, contação de histórias, oficina de sucata, oficina de desenho e pintura (essas devem ser realizadas em locais mais restritos). “Se houver a possibilidade de recreação ao ar livre (para casamento diurno em chácara), Rosana sugere elaborar atividades como caça ao tesouro, ameba ou queimada, corrida do saco, dança da cadeira entre outras”, opina.

E como fazer quando houver crianças de diferentes faixas etárias? Tamara comenta que as brincadeiras preferidas das crianças pequenas, de até 4 aninhos, são batata-quente e contação de história com fantoches. Já as crianças com idades entre 5 e 8 anos, gostam muito de jogos de tabuleiro e brincadeiras em grupo, como vivo ou morto. E as crianças maiores, acima de 9 anos de idade, preferem brincadeiras com uma maior movimentação, desafios de inteligência, gincanas e competições.

Leia também: Dicas de etiqueta | Recreação para crianças no casamento

espaço kids

Foto: Mon Petit Recreação

 

Se bater um soninho depois de tanto agito, também é legal que o espaço kids tenha um cantinho do sono. “O mais interessante é que seus convidados permaneçam o máximo de tempo possível no seu casamento”, justifica Rosana.

Nesse cantinho do sono, Rosana afirma que as crianças poderão assistir a algum desenho para irem se acalmando ou até mesmo dormir enquanto os pais aproveitam a pista.

“Nesse caso, é necessário montar uma estrutura diferenciada, em sala separada para que até mesmo o som da banda ou DJ não interfira nesse momento. A sala deve ser equipada com tapetes, almofadas e colchonetes”, indica Rosana.

Tamara conta que é de extrema importância que tenha um espaço preparado, para que as crianças possam dormir com tranquilidade, conforto e segurança.

“Temos um espaço composto por cabaninhas, colchões, lençóis, cobertinhas, almofadas fofas nos formatos de lua, nuvem e estrela e luminárias de nuvenzinhas. As crianças curtem seu soninho, sempre com uma recreadora atenta para atendê-las, caso acordem”, conclui.

Sobre:

#
Marina Pastore

Marina Pastore é jornalista e trabalhou na Folha de S.Paulo. Desde 2011, quando começou a organizar seu próprio casamento, se apaixonou pelo assunto e criou um blog, o Vestida de Branco, para dividir ideias, opiniões e dúvidas. Anos depois do seu casamento, ainda adora falar sobre o assunto, ajudar as noivas e com...

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Av. Dr. Chucri Zaidan 1550, 31º - São Paulo - CEP: 04711-130 - CNPJ: 08.762.226/0001-31 © iCasei 2007 - 2019