O chá de cozinha é uma tradição antiga, mas que ainda se mantém forte entre muitas noivas. Exclusiva para as mulheres, a festa funciona como uma aquecimento divertido para o casamento. O momento é ideal para curtir com as amigas, dar muitas risadas e ainda ganhar alguns presentes que vão ajudar a equipar a casa nova.

Chá de cozinha
Foto: Arte de Vie

 

Como organizar um chá de cozinha  

Assim como outros eventos que antecedem o casamento, o chá de cozinha precisa de bastante planejamento. Segundo Cristiane Tassini, sócia e fundadora da Bride’s Dream Organização e Assessoria em Eventos, a festa pode ser organizada pela noiva ou por suas madrinhas.

“Sugerimos realizar o chá de cozinha de dois meses a três semanas antes do casamento. Nessa época, os noivos ainda estão tranquilos o suficiente para aproveitar e ansiosos o bastante para a reta final do Grande Dia”, explica Flávia Paiva, fundadora e diretora executiva da Eu Faço a Festa, empresa especializada em chás de casamento.

A profissional ainda destaca que a reunião pode ser uma boa oportunidade para entregar os convites oficiais em mãos. “Muitas amigas e familiares estarão presentes. Isso ajuda a otimizar o tempo e minimiza as visitas às vésperas do casamento, quando a agenda da noiva fica apertada”, comenta.

Chá de cozinha
Foto: Amanda Collins Photography

 

Quem convidar?

Diferentemente do chá bar, que conta com convidados homens e mulheres, o chá de panela é exclusivo para as mulheres. Vale destacar que não existe um número máximo ou mínimo de pessoas.

Normalmente, as noivas optam por chamar familiares, madrinhas e amigas mais próximas. Como a reunião tende a ter um tom mais intimista e cheio de brincadeiras, nada mais justo do que contar apenas com pessoas que deixem a futura esposa 100% confortável.

Para evitar constrangimentos, o ideal é chamar apenas quem também recebeu convite para o casamento. “Caso seja necessário convidar alguém que não esteja na lista, deixe claro o motivo de não poder incluí-la no Grande Dia e reafirme que o mais importante é sua presença”, ressalta Flávia.

Chá de cozinha
Foto: Lori Romney Photography

 

Chá de cozinha: convite

O convite de chá de panela vai sempre variar conforme as preferências de cada pessoa. Ele pode ter diferentes cores e formatos, mas sempre deve levar algumas informações importantes, como data do evento, horário e endereço.

A noiva pode optar por versões digitais ou impressas. No caso dos cartões físicos, é possível contratar uma empresa especializada para criar a arte ou aproveitar modelos disponíveis gratuitamente para download na internet.

Chá de cozinha
Foto: Susana Fujita/Reprodução

 

O que servir em um chá de cozinha

As comidinhas e os docinhos servidos no chá de cozinha devem ser compatíveis com o estilo do evento. Além disso, é preciso analisar as preferências das convidadas para tentar agradar a todas.

Os salgadinhos, por exemplo, são uma boa pedida para quem busca um chá de cozinha simples, mas cheio de sabor. Eles também são indicados para as noivas que procuram opções gastronômicas mais econômicas.

“A desvantagem é que os salgados fritos podem ficar murchos ou encharcados após algumas horas. Por isso, vale a pena dar preferência a opções assadas”, destaca Flávia. “Caso não seja possível, o ideal é tentar fritar na hora, mas isso pode ser um problema”, completa.

Quem busca mais variedade pode optar pela comida de boteco, que está super em alta e é uma delícia. Também dá para fazer um brunch, uma refeição um pouco mais completa. Ela funciona como café da manhã tardio, que acaba se juntando ao almoço.

“Como o brunch inclui muitas comidas caseiras, quem tem ajuda da família para fazer as receitas consegue deixar o valor um pouco mais em conta. Caso tenha que comprar bolos, pães e outros quitutes no mercado, o custo pode sair bem caro”, alerta a especialista da Eu Faço a Festa.

Chá de cozinha
Foto: Connie Whitlock

 

Brincadeiras para chá de cozinha

As brincadeiras para chá de cozinha são a melhor forma de animar o evento. “As mais indicadas são aquelas que contam um pouquinho da história do casal, que desafiam os dotes culinários ou que envolvem as convidadas de alguma forma”, diz Flávia.

Ela explica que, normalmente, as atrações incluem um mico para quem erra as respostas. A dica é sempre sugerir que as pessoas peguem leve com essa prenda, já que a ideia é descontrair e oferecer uma experiência agradável para todas as convidadas.

Cristiane destaca que brincadeiras como “quem conhece melhor a noiva” e “eu nunca” são sempre legais para animar um chá de cozinha. Contar histórias divertidas que envolvem a noiva também é uma boa pedida.

Quem busca algo simples e legal pode testar os conhecimentos culinários das convidadas. “A organizadora separa alguns recipientes opacos e faz furos no topo para que as pessoas sintam o cheiro do ingrediente que está dentro, mas sem enxergá-lo. Em cada um dos recipientes, que devem ser numerados, ela coloca um tempero diferente”, conta Flávia.

“Depois, é só pedir para que as participantes cheirem e anotem em um papel qual tempero elas acham que corresponde a cada número. Quem acertar mais ganha um brinde”, completa a profissional.

Chá de cozinha
Foto: Ashley West Photography

 

Lista de presentes para chá de cozinha

Toda lista de chá de cozinha básica precisa ter itens que serão usados para equipar o novo lar do casal. Normalmente, eles são relacionados a três categorias: limpeza, cozinha e copa.

A ideia é que os itens selecionados pela noiva tenham valores acessíveis e não sejam categorizados como presentes de casamento. Por isso, não é recomendado fazer uma lista de eletrodomésticos para chá de cozinha.

A quantidade de produtos escolhidos também pode variar conforme o número de convidadas. Uma lista de chá de cozinha para 50 pessoas, por exemplo, precisa ter mais opções de presentes do que uma feita apenas para 20 amigas.

Sugestões de itens para a lista de chá de cozinha

• Açucareiro;
• Abridor de latas e garrafas;
• Utensílios para limpeza (como panos de chão, vassoura, rodo e lixeiras);
• Saca-rolhas;
• Jogo americano;
• Jogo de porta-copos;
• Cortador de pizza;
• Tábua para corte de alimentos;
• Espremedor de batatas;
• Medidores;
• Peneiras;
• Jarras de água e suco;
• Batedor de ovos.

Chá de cozinha
Foto: Ashley West Photography

 

Veja mais no nosso perfil no Pinterest 

</>

Tags da matéria

Comentários