O chá bar é uma comemoração perfeita para aqueles que procuram reunir os amigos, se divertir e ainda ganhar presentes para a casa nova antes do casamento. A festa pode ser organizada pelos próprios noivos ou pelos padrinhos. A ideia é fazer um evento simples, já que o casal está embalado com os preparativos, e de quebra conseguir os utensílios que faltam para essa nova fase.

Apesar de na grande maioria das vezes os noivos procurarem decorações simples, alguns optam por fazer uma comemoração temática, de acordo com a personalidade do casal. As opções de tema variam, desde boteco, cinema, Halloween e até mesmo festa junina.

chá bar
Foto: Tássila Costa

10 passos para organizar um chá bar

A procura para esse tipo de festividade vem crescendo nos últimos anos. A realização do chá, muitas vezes, é importante para o casal, já que estão passando por um momento envolvente, de novos ares e descobertas.

Segundo a fundadora e diretora executiva do portal e da loja Eu Faço a Festa, Flávia Paiva, isso se deve pela maior participação do marido no planejamento do casamento como um todo. “Com o interesse dos homens, o chá de casamento ganhou ainda mais diversão e energia. Assim, acaba simbolizando uma despedida de solteiro do casal, junto aos entes mais queridos.”

chá bar
Foto: Tássila Costa

 

1. Como fazer um chá bar

O primeiro passo para fazer a festa é definir o que quer e o quanto pode gastar. A partir daí é que ela vai ser organizada. Assim como todos os eventos que antecedem o casamento, como o chá de lingerie, o chá de panela e até a despedida de solteiro, o chá bar não exige muito trabalho. A flexibilidade desse evento dispõe da praticidade para a realização, que vai desde a sala de casa até o salão de festa do condomínio.

Para Flávia, a comemoração deve ser descontraída e, de preferência, organizada pelos noivos, com ajuda dos padrinhos e familiares. Na maioria das vezes, é realizada até mesmo em casa, tanto pelo conforto, quanto pela economia que isso gera no orçamento. “Quando o espaço em casa não é suficiente para o número de convidados, os noivos costumam realizar a comemoração em salões de festas ou em espaços alugados.”

chá bar
Foto: Tássila Costa

 

2. Lista de convidados

Na hora de fazer a lista de convidados é fundamental se atentar a muitos aspectos, como quantas pessoas chamar, levando em consideração a quantidade que pode ser gasta, pensando em toda a estrutura de comodidade e alimentícia.

Outro ponto importante quando for fazer a lista é saber exatamente quem deve ser chamado para o evento, para não causar nenhum mal estar no local.. “É de bom tom chamar apenas quem será convidado para a festa de casamento. Caso contrário, a pessoa pode se sentir ‘convidada’ apenas para contribuir com o presente”, explica Flávia. “Se for necessário chamar pessoas que não estejam na lista por algum motivo específico, deixe claro o porquê de não poderem incluí-los no Grande Dia.”

chá bar
Foto: Tássila Costa

 

3. Quando fazer

Normalmente, o período escolhido para fazer o chá bar é durante o processo da montagem da casa. Dessa forma, o casal sabe exatamente o que precisa e consegue se organizar com um bom espaço de tempo para realizar o evento sem se atrapalhar com o andamento do casório, que exige uma maior concentração e preparo.

chá bar
Foto: Tássila Costa

 

4. Onde fazer

Depois que a lista de convidados foi definida, fica mais fácil decidir o local que vai suportar as pessoas. Caso seja a opção do casal alugar algum salão ou reservar um bar, é preciso analisar as datas disponíveis de cada ambiente.

É bom se atentar quanto a isso. Nesses eventos, muitas gafes acontecem quando os organizadores não levam em consideração esses aspectos como primordiais. É fundamental escolher um local que atenda todos os convidados, com uma estrutura básica, como banheiro, cozinha e outros.

chá bar
Foto: Tássila Costa

 

5. Decoração

Para deixar as coisas do jeitinho que quer sem gastar muito, não precisa se preocupar, pois quando se fala em chá bar a decoração permite muita liberdade e dá espaço para a criatividade. Elementos DIY são ótimas opções, tanto pela praticidade, quanto pela diversão que os preparativos proporcionam.

Garrafinhas com rótulos personalizados com nome dos noivos viram lindos vasinhos para flores. Caixotes de madeira ou engradados de cerveja posicionados no pé da mesa criam uma atmosfera rústica e com a cara de boteco, assim como a utilização do quadro negro. Esses itens são opções simples, porém sofisticadas que servem para decorar e compor o ambiente.

Independentemente de algo ser tendência ou não, o casal deve se preocupar com a própria essência e adicionar coisas que sejam representativas e tenham significado para eles. A simbologia de pequenas coisas transformam o ambiente mais familiar, o que causa uma atmosfera melhor para todos.

A proprietária da assessoria de casamento Caso De Dois, Roberta Canuto, aponta esses aspectos como presentes no evento. “A melhor decoração é aquela que se encaixa naquilo que os noivos querem. O chá bar não pede algo super requintado. Tem muita gente que vai nessa linha do bar, por ser bem comercial e atrativo, agrada a todos.”

chá bar
Foto: Tássila Costa

6. Cardápio

Chá bar, o que servir? Se a sua dúvida é essa, saiba que a resposta vem com outras perguntas. O que vocês (casal) gostam de comer? Qual o gosto dos convidados? Lembre-se sempre que a ideia do evento é fazer algo pessoal, mas a escolha do cardápio deve ser plural para atender todos que ali estão presentes.

Pode ser feito um churrasco, porções de petiscos, torradas e salgadinhos ou até mesmo um buffet. Caso seja temático, o cardápio também pode variar, como na utilização de frutas em temas praianos. É importante se atentar se os convidados vão estar bem servidos. Se houver alguém vegetariano, vegano ou intolerante a algum tipo de alimento, saiba como suprir isso com outras opções variadas.

chá bar
Foto: Tássila Costa

 

7. Lista de presentes

Para preparar a lista do chá bar completa, o casal deve optar por coisas que serão usadas diariamente. Lembre-se que a celebração não pede coisas requintadas, logo, para os convidados se sentirem confortáveis, o ideal é fazer uma lista de médio para baixo custo, como itens de cozinhas, roupas de cama e toalhas.

As formas para adquirir os utensílios variam. O casal pode optar por listas em uma loja física ou pela internet, com a agora conhecida lista online. Outra opção é pedir o valor de algum produto e dessa forma os convidados presenteiam em dinheiro. Esta opção é boa para aqueles que preferem escolher os próprios equipamentos domésticos.

chá bar
Foto: Tássila Costa

 

8. Música

Como toda festa que se preze não pode faltar música. Os noivos podem organizar uma playlist com o gosto preferido dos dois, ou pedir para que algum amigo faça. O ritmo fica por conta do estilo de cada um, desde axé até rock – fazendo bem que mal tem? A utilização de caixinhas de músicas é fundamental para que todos possam aproveitar.

casal-dançando
Foto: Desiree Hartsock Bridal

 

9. Brincadeiras

Quando o assunto é chá bar, as brincadeiras sempre aparecem. Mas afinal, o que pode ser feito para divertir a festa?

As brincadeiras de chá bar para homens e mulheres podem ser realizadas tranquilamente, desde que os noivos autorizem e curtam participar. É válido mesclar tradições antigas e modernas, realizar jogos de adivinhação ou em equipe. Mas, quando ao contrário, e os noivos decidem surpreender os convidados, estes devem ser proativos na hora da festa.

Em ambas as situações é bom ter delicadeza na hora de escolher as lembrancinhas. As “premiações” não precisam ser caras ou elaboradas, basta o simbolismo do momento.

Para Roberta, é importante ter atenção com o tipo de brincadeira que vai ser realizada. “Isso envolve todo mundo, então tem que tomar cuidado para não deixar os noivos em uma situação delicada.”

brincadeiras-para-chá-bar
Foto: Lauren Brooks

 

10. Divirtam-se

Depois de toda a organização e os passos concluídos, divirtam-se. Os eventos que antecedem ao casório são importantes para a integração de convidados que podem não se conhecer e no dia vão se emocionar juntos.

Os noivos devem aproveitar esses momentos para curtir entre eles e com os amigos. Essas confraternizações são positivas para o casal, já que ganham muito mais do que presentes, como boas gargalhadas e diversão.

amigos-tirando-selfie
Foto: rawpixel

 

Veja mais inspirações no nosso perfil no Pinterest 

</>

Tags da matéria

Comentários