Revista

Revista iCasei: Blog de Casamento para Noivas e Noivos

10 dicas de como lidar com daminhas e pajens no casamento

Que as crianças sejam daminhas e pajens no casamento é certamente um sonho para muitos pais, e às vezes até para os próprios filhos, principalmente as meninas. Porém, imprevistos podem acontecer, como choro e resistência em entrar durante a cerimônia. Como lidar com isso? Aprenda no post de hoje!

Três meninas vestidas de daminhas de casamento.

Foto: Mon Soleil WeddingsO dia do casamento é cheio de ansiedade, emoções e muitas vezes algumas lágrimas. Enquanto a noiva é o centro das atenções em seu grande dia, há muitas outras pessoas envolvidas que precisam ser cuidadas também.

Damas de honra e pajens desempenham um papel importante na cerimônia, e dependendo da personalidade e idade das crianças também podem aumentar os níveis de estresse em um dia já agitado. 

Aqui estão algumas dicas sobre como lidar com daminhas e pajens no casamento. Confira!

Como lidar com o choro das daminhas e pajens no casamento?

Cerca de uma hora para a entrada da daminha na cerimônia e, de repente, ela está chorando como nunca, ao lado da porta principal: “Eu não vou entrar, mãe”, diz a pequena, com muitas lágrimas escorrendo pelo rostinho.

No entanto, sua mãe se agacha, quase na mesma altura que ela, e começa a conversar, acalmar, brincar… Quase na hora de entrar, a daminha está mais calma e já rodopia sozinha, esperando o momento de fazer a sua entrada, como sua mãe lhe explicou e ensinou!

Esse relato é normal para você? Já viu alguma criança ansiosa, hiperativa, chorando antes da entrada na cerimônia?

Sim, isso é mais do que normal com crianças no casamento e ainda bem que existem várias maneiras (como a mãe incrível acima) de lidar muito melhor com esse momento. Só o fato de ter transformado aquele ambiente não familiar em algo lúdico, já é uma ótima dica.

Outra recomendação para evitar que o pequeno chore no caminho para o altar é posicionar a mãe ali na frente, e pedir que ela a chame sutilmente até ela. Desta forma, uma criança mais nova, por exemplo, irá se sentir melhor.

Veja a seguir mais algumas dicas para que tudo corra bem no dia do seu casamento. Elas não servem apenas para as daminhas e pajens, mas para todas as outras crianças convidadas.

Um menino e duas meninas entrando no casamento anunciando a chegada da noiva.

Foto: Anna Delores Photography

1- Escolha roupas confortáveis

Há menores chances de as daminhas e pajens no casamento se sentirem incomodados se estiverem vestindo roupas confortáveis. Até os adultos ficam estressados quando suas roupas e sapatos ficam apertados e machucam, então imagine as crianças, né?

Por isso, considere trocar de roupa após os protocolos para que a criança se sinta à vontade para curtir a festa.

2- Pergunte a rotina das crianças

As crianças mais novas tendem a ter uma rotina de sono bem definida, por isso, quando chega a hora de dormir, é normal que fiquem mais aborrecidas e choronas.

Por isso, alinhe com os pais o horário da cerimônia com antecedência. Tente organizar essa rotina, talvez fazendo com que os pajens e daminhas durmam durante o dia para ficarem alertas na hora do casamento.

3- Treine a entrada com os pequenos

Nada melhor do que o ensaio para que o dia do seu casamento seja um sucesso. É possível transformar esse treino em uma brincadeira para os pequenos.

Pegue aquela música de casamento, ou aquela que os noivos já escolheram para a entrada dos pajens e daminhas, e comece a ensaiar em casa como uma brincadeira para as crianças. Você pode até ter um tapete de mentira, um vestido pomposo e um suspensório.

A ideia é fazer com que os pequenos se acostumem com o ambiente diferente da cerimônia aos poucos e de uma forma que eles se empolguem com tudo.

4- Mostre exemplos de daminhas e pajens no casamento

Apresentar as crianças ao processo de casamento é uma boa maneira de fazer eles entenderem do que se trata essa “responsabilidade” e deixá-los empolgados para o grande dia. 

Aproveite para mostrar vídeos do YouTube, assim eles se familiarizarão e entenderão que pode ser algo realmente muito legal.

Menino pequeno vestido de terno e grava borboleta, andando e sorrindo. Atrás, diversos padrinhos e madrinhas de casamento desfocados.

Foto: Photo Pink

5- Prepare as crianças no dia da cerimônia

E, no dia da cerimônia, procure também chegar mais cedo do que o horário estipulado, para mostrar cada detalhe da igreja, por onde eles vão entrar e caminhar, como o lugar vai enchendo. 

Assim, as crianças tendem a ficar mais acostumadas com tudo e não vão ficar com medo no momento de fazer a entrada.

6- Leve o “kit emergência”

Leve uma sacola de “emergência”, com biscoitos, frutas, água e até os brinquedos dos pequenos.

Isso porque todo mundo fica mais irritado quando está com fome. Então se você quiser que eles permaneçam felizes, certifique-se de que eles estejam bem alimentados.

E, se nada disso funcionar, o melhor é sentar e conversar com calma, como fez a mãe no início do texto, na mesma altura que a filha.

7- Planeje o “entretenimento kids”

Se você sabe que haverá muitas crianças, é importante encontrar coisas para mantê-las entretidas. Isso garantirá que eles se divirtam e não estraguem a diversão dos adultos.

Algumas alternativas que vão deixar os pequenos felizes são chocolates, jogos, lápis de cor, folhas para pintura e massinha de modelar.

8- Faça a entrada em dupla

Certifique-se de prestar atenção extra às crianças mais novas para garantir que elas não fiquem com medo ou desistam no meio do caminho. 

Uma boa maneira de ajudar crianças tímidas é fazer a entrada em pares. Dessa forma, elas não ficarão tão nervosas na frente de um grupo maior de pessoas.

9- Não deixe as daminhas e pajens esperando por muito tempo

As crianças têm muita energia e pode ser difícil para elas ficarem quietas por um longo período. 

Se elas brincarem muito antes da cerimônia, suas roupas podem ficar sujas. Para evitar isso, é melhor ser pontual e alertar as mães para não chegarem muito cedo ao local.

10- Faça as fotos primeiro com eles

Se você for usar acessórios nos trajes de damas de honra e pajens, como coroas de flores, lembre-se de que eles não durarão muito. 

Portanto, certifique-se de tirar fotos com eles antes da cerimônia ou logo depois para que tudo fique ótimo nas fotos.

Principais dúvidas sobre daminhas e pajens no casamento

Se você está tendo problemas para decidir sobre as damas de honra e pajens para o seu casamento, as respostas a seguir podem ajudar.

1. Qual a idade adequada para daminhas e pajens no casamento?

Não há uma regra ou idade ideal, tudo vai depender da personalidade da criança. No geral, crianças com menos de três anos tendem a causar mais imprevistos como chorar, ficar parado na hora ou não querer entrar.

2. É obrigatório ser da família?

Não é necessário que sejam membros da família. No entanto, para que a criança se sinta mais à vontade, é bom que ela tenha um bom convívio com o casal. Podem ser os filhos de um amigo próximo, por exemplo.

3. Precisa de convite especial?

Não é regra, mas é muito legal que o convite seja feito pessoalmente, explicando para as crianças o que elas vão precisar fazer no dia.

4. Quem paga o traje?

Tradicionalmente, os noivos são responsáveis pelas despesas envolvidas nos vestidos para daminhas, ternos e sapatos para os pajens. Mas isso não é algo absoluto, e pode ser discutido se os pais das crianças forem próximos do casal.

5. Quantos pajens e daminhas são necessários?

O número pode variar de acordo com a cerimônia. Vale a pena considerar com antecedência o espaço, o tamanho da celebração, etc.

6. O que eles podem levar até o altar?

As crianças costumam participar da cerimônia levando itens como uma almofada com as alianças, flores, placas, bíblia, etc.

E aí, gostou do conteúdo? Temos certeza de que essas dicas vão ajudar a transformar a experiência de daminhas e pajens no casamento em algo muito especial, tanto para as crianças, quanto para os adultos! 

No final da cerimônia, você pode dar algumas lembrancinhas para as daminhas e pajens. Confira algumas inspirações no nosso artigo!

Seu site de casamento merece ser iCasei
Criar Site Grátis

Sobre:

#
Tai Goulart

Jornalista, colunista, cantora, compositora, feminista e com vontade de evoluir sempre mais. Trabalha no jornalismo de celebridades e perfis há mais de sete anos e já passou por redações como Estilo e Capricho, como repórter de moda, beleza, comportamento e lifestyle. Co-criadora do projeto #Apenaspare, se sente c...

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Av. Dr. Chucri Zaidan 1550, 6º andar - Conjunto 604 - São Paulo - CEP: 04711-130 © iCasei 2007 - 2024