Já pensou em casar em grande centro urbano, como Nova York, por exemplo? Ou então em uma cachoeira? Mas isso se você pudesse fazer isso sem, necessariamente, estar nesses lugares? Esse sonho pode virar realidade com a projeção mapeada em casamento. Não entendeu? A gente te explica.

Também conhecida como video mapping, a projeção mapeada consiste na projeção de conteúdos visuais em superfícies não convencionais.

“Há alguns anos, quando se falava em projeção, imaginava-se um projetor e uma tela. Mas, atualmente, com as ferramentas e programas especializados, podemos projetar conteúdos de vídeos 2D e 3D em uma infinidade de objetos ou superfícies com os mais diversos formatos”, explica Luciano Orlavas, da VMAPPING Produções Visuais.

Veja também:  Decoração de casamento 2019 | Cores, flores e mais tendências

projeção mapeada em casamento 6
Foto: Reprodução/YouTube/M2Eventos

Veja também:  Garden Seat: aposte na peça para uma decoração de casamento arrasadora

Passo a passo da projeção mapeada em casamento

Para Marcelo Martins de Carvalho, da M2 Eventos, a projeção mapeada pode ser dividida em duas partes.

A primeira é o hardware. “Ele define a quantidade de projetores, potência de luz e lentes, de acordo com a complexidade do projeto, junto ao recuo ou distância disponível para instalação dos projetores”, explica Marcelo.

A segunda diz respeito ao software. “É lá que o visual designer ou VJ (video jockey) vai construir todo conteúdo conforme o briefing do cliente. Esse artista é capaz de produzir um conteúdo personalizado dedicado a área específica que será projetada e faz o mapeamento para encaixe perfeito seguindo o layout proposto.”

projeção mapeada em casamento 4
Foto: Reprodução/YouTube/M2Eventos

 

Veja também:  Samambaia na decoração de casamento: motivos para investir

 Passado a parte técnica, vamos falar do evento. Fábio Lisboa, da Upgroove Eventos, pontua cinco pontos principais a respeito do serviço:
  1. Visita técnica no espaço ou ambiente com um profissional qualificado e reunião sobre ideias a serem inseridas na projeção;
  2. O profissional vai até o local em uma segunda visita com equipamentos próprios para realizar o mapeamento de superfície (geralmente isso ocorre a noite) e salva esse arquivo para referencia futura na pré-produção;
  3. Depois de escolhido o tema da projeção pelo contratante, entra a parte de criação de conteúdo, onde serão inseridas imagens, vídeos, loops e cenários virtuais;
  4. Após o conteúdo finalizado, o contratante recebe uma prévia de como ficará o resultado;
  5. No Grande Dia, a equipe técnica instala todos os equipamentos responsáveis pela projeção no espaço e os deixam otimizados para execução da arte final (conteúdo).
Projeção mapeada em casamento 2
Foto: Reprodução/YouTube/H3oMC Multimedia Creation

Veja também: Estações de bebidas com suqueira: ideais para usar no casamento

Dicas na hora de contratar a projeção mapeada

Para que tudo de certo no dia da casamento, é importante estar atento a alguns pontos. De acordo com Everton Potassio, da Anseven, como em toda projeção, é preciso evitar ambientes claros demais. “Importante evitar alterações após a visita sem comunicar a empresa de projeção. Bem como qualquer alteração no evento, que não era prevista antes da visita técnica.”

Paredes escuras, por sua vez, também não são indicadas.

Já para garantir um efeito mais impressionante, esperado, a recomendação de Marcelo, da M2 Eventos, é evitar usar a projeção em formato retangular, em uma parede linear, “para não se confundir com uma projeção simples e normal”.

Por fim, a Visual Áudio e Vídeo alerta que é de extrema importância garantir que a estrutura onde a projeção será feita esteja fixa, mesmo que seja irregular.

Veja também: Tendência: lustre metalizado | Dicas para incluí-lo na decor do casamento

Investimento aproximado

Agora você deve estar se perguntando quanto deve custar tudo isso, não é mesmo?!

Segundo Potássio, existem, basicamente, duas variáveis, uma delas a área em que será projetada o conteúdo que pode ser precificado por metro quadrado ou por projeto; a segunda variável tem relação direta com o conteúdo que será transmitido.

“Por exemplo, projeção mapeada que não exija criação específica de conteúdo, ou seja, que pode ser trabalhada através de bancos de imagens, tem custo menor em relação ao conteúdo desenvolvido especialmente para aquele projeto.”

projeção mapeada em casamento 3
Foto: Reprodução/YouTube/H3oMC Multimedia Creation

 

Veja também:  Cadeira de acrílico no casamento: como usar?

Fatores  como local, dimensão da estrutura e a produção do conteúdo aplicado também compõem o valor do investimento”, explica a Visual Áudio e Vídeo. 

Resumindo, de acordo com Luciano Orlovas, os custos envolvidos são: criação e desenvolvimento da arte, projetores, equipamentos de operação, operador, montagem e desmontagem.
Para números, Marcelo, da M2 Eventos, afirma que é bastante relativo, podem ir de R$ 5 mil a R$ 50 mil.
projeção mapeada em casamento 1
Projeção pode ser feito no bolo de casamento. Foto: Reprodução/YouTube

Veja também: Decoração de casamento com cactos: como fazer?

Aproveite ao máximo

Pensando em ambientes e criatividade, a projeção mapeada é como todo um universo de oportunidades. Tudo vai da imaginação dos noivos e envolvimento da equipe.

Quer algumas ideias? Nossos especialistas dão as dicas:

“As apostas para 2019 são a interação dos convidados de forma reativa a projeção mapeada, cada vez mais conteúdo de acordo com o perfil do contratante, simulações 3D e efeitos de profundidade, além de bolo mapeado”, comenta Fábio Lisboa, da Upgroove.

Para a Visual Áudio e Vídeo  o grande desafio é a inserção de tecnologia em meio à natureza, como árvores, rios e cachoeiras, para os noivos que buscam por lugares inóspitos e ao ar livre para o seu evento.
Lembrando que outra ideia é usar a projeção mapeada com interação, dos noivos e dos convidados. “Hoje existem formas de interagir com uma tecnologia que utiliza câmera e rastreamento pessoal e de movimentos, onde a pessoa realiza movimentos e esses influenciam no conteúdo projetado, mudando, por exemplo, as cores, efeitos e cenários”, explica Fábio.

 Veja mais inspirações de decoração para casamento no nosso perfil no Pinterest

</>

Tags da matéria

Comentários