As rosas estão presentes em boa parte dos casamentos, e vem encantando noivos de geração em geração, – especialmente nos brasileiros. Segundo Rafael Lacerda, da Flor do Dia Curitiba, a rosa é uma flor bastante versátil, por ter formato redondo. “Ela pode ser utilizada em diversos formatos/estilos de arranjos. Desde os mais clássicos com formato redondo-compacto, até arranjos modernos e com formato linear. Em decorações de casamento, pode ser usada como a flor principal da decoração – em temáticas mais tradicionais – ou então apenas como um complemento entre demais variedades”, explica. Cíntia Escudeiro, da Casa das Flores SP Decorações,  complementa: “para arranjos redondos bem grandes, as rosas são o grande ‘coringa’, pois ajudam a dar o formato do arranjo”.

Sandra Mikos, da Arte em Flor e artista floral membra da ABAF (Associação brasileira de Artistas florais), destaca que as rosas são o carro-chefe da maioria dos arranjos, sejam elas no mix com outras flores, que é o mais usado, ou somente as rosas com folhagens nobres como folhas de camélias e ruscus. Além disso, estas flores combinam com todo tipo de decoração: clássica, vintage, romântica e até nas decorações contemporâneas. “Poucas noivas chegam com o desejo de não incluir rosas nos arranjos, mas já tive clientes que não têm elas como preferência na escolha das flores para seu evento”, afirma.

A popularidade das rosas

Um dos fatores que faz com que a flor seja tão popular nos casamentos brasileiros é também a sua a variedade de cores. “As rosas estão presentes em 90% dos casamentos. A regra é gostar da flor. Também vale lembrar que o significado rosas é sinônimo de casamento”, afirma Cíntia.

Flower-Power-Decoracao-de-Casamento-com-Rosas_1 (1)

Outro ponto que contribui para o uso frequente da flor é a sua capacidade de combinar com diferentes tipos de arranjos. “Pode ser usada tanto em peças de prata, como coloridas e até mesmo em ânforas e jardineiras”, sugerem Cintia Cozer Bayer e Miriam Klimovicz, sócias do Atelier de Três.

Época de rosas e produção

Rafael explica que as rosas são produzidas o ano todo, mas, como a maioria das flores, no inverno têm maior durabilidade do que em temperaturas quentes. “Existem diversas cores e espécies nacionais e também importadas (maioria vem do Equador e Colômbia)”, comenta. Sandra ressalta que as rosas importadas destes países costumam ter o dobro da durabilidade da nacional, porém o preço é maior também.

Flower Power | Decoração de Casamento com Rosas_2

Já as flores nacionais costumam vir de Holambra, em São Paulo, segundo Miriam e Cintia. “Tem o ano inteiro e elas são produzidas em estufas. Elas costumam vir cerca de três dias antes do evento e vêm em botão, depois vão abrindo. Elas são flores boas de trabalhar e possuem um bom valor, são mais em conta que flores diferenciadas como tulipas e peônias, por exemplo”, pontuam.

Flower Power | Decoração de Casamento com Rosas_5

Na opinião de Sandra, as altas temperaturas prejudicam qualquer tipo de flor, porém as rosas, de uma maneira geral, são resistentes. “As claras são as mais sensíveis e no calor elas abrem com mais rapidez que no inverno”, informa.

Flower Power | Decoração de Casamento com Rosas_6

Conservação

Para conservar as flores durante o verão, o recomendado é mantê-las na temperatura ambiente com “climatizadores”, que borrifam água a tempo todo. “Não costumamos usar a câmara fria para que não ocorra um choque térmico. No verão, os botões ficam mais abertos e dão uma sensação de arranjos ‘cheios’ de flores. Já no inverno, os botões não abrem tanto. As flores ficam mais fechadas. Aí é que entra a técnica de artistas florais para incrementar arranjos e deixá-los mais vistosos”, finaliza Cíntia Escudeiro.

Flower Power | Decoração de Casamento com Rosas_3

Algumas épocas do ano geram grande diferença no preço das rosas. “Em datas especiais como Dia das Mães, Dia dos Namorados e Finados, o valor quase dobra. Então, o ideal trabalhar com mais variedades de flores para não onerar demais a decoração!”, esclarece Sandra. Cíntia Escudeiro lembra que no inverno, como qualquer outra flor, há uma queda na produção, o que faz com que o valor final aumente.

Serviço

Arte em Flor

Site: http://arteemflor.com.br/

Endereço: Rua Dr. Goulin, 1554 – Hugo Lange

Telefone: (41) 3045 – 5882

E-mail: contato@arteemflor.com.br

Atelier de Três

Site: http://atelierdetres.com/

Endereço: Rua Atílio Bório, 1849. Alto da XV – Curitiba – PR

Telefone: (41) 9167-3210

E-mail: contato@atelierdetres.com

Casa das Flores SP Decorações

Site: http://www.casadasfloressp.com.br/

Endereço: Rua Doze de Outubro, 47 – Rudge Ramos – São Bernardo do Campo – São Paulo

Telefone: (11) 4177-5148

E-mail: contato@casadasfloressp.com.br

Flor do Dia 

Site: http://www.flordodiacuritiba.com.br/

Endereço: Rua Dr. Brasílio Vicente de Castro, 320, loja 13 – Ecoville – Curitiba – Paraná

Telefone: (41) 3373-6868

Tags da matéria

Vai se casar?

Assine a nossa newsletter e fique por dentro das últimas novidades e tendências!