Chegou o ano de 2019 e, com ele, também aquele período de começar novos objetivos, especialmente as dietas e exercícios.

Frases como”Em Janeiro eu começo….” ou até “Vou comer bastante no Natal, para me dedicar no começo do ano” são recorrentes e, para te ajudar neste momento de força e perseverança, nós conversamos com vários especialistas para saber sobre quais são as novidades mais interessantes das dietas e exercícios em 2019! Vamos?

Veja também:  Chá de hibisco | Dicas para adotá-lo na dieta rumo ao altar

dietas e exercícios
Foto: Shutterstock

 

Veja mais: Day spa: 10 hotéis para celebrar o aniversário de casamento em SP ou RJ

Antes de tudo, o ideal é você passar por uma consulta com um médico e, após isso, também conversar com um nutricionista ou um professor de Educação Física.

Todo ano surgem dietas e exercícios da moda, que muitas pessoas começam a aderir sem nem saber quais são as finalidades, para quais perfis de pessoas elas funcionam… E isso é um perigo. Devemos ter consciência de que não precisamos de dietas milagrosas e sim de uma reeducação alimentar bem feita e exercícios específicos para o perfil e objetivos de cada um”, alerta Rodrigo Lourenço, consultor fitness e tem uma plataforma online onde atende mais de mil alunos, no Brasil e exterior.

O especialista também fala da paciência, sentimento muito importante para esse início de ano. “Não tente fazer tudo de forma perfeita no início, toda mudança de hábito requer paciência e tempo de adaptação”, revela ele, que personal trainer de famosas como Bianca Andrade, Josie Pessoa, Mc Pocahontas e Marcela Barrozo.

dietas e exercícios
Foto: Shutterstock

Veja também: Benefícios dos chás para as noivas: como escolher segundo o seu objetivo

Vamos para as 5 dietas e 5 exercícios que estão em alta em 2019?

Bruno Mesquita, médico do esporte da clínica Mais Excelência Médica, localizada em São Paulo, fez uma lista sucinta das modalidades, que prometem ser destaque no universo fitness.

Dietas que estarão em alta em 2019

Dieta mediterrânea:

Ela tende a ser melhor para diabéticos, com alimentação saudável para coração, pois é baseada em vegetais e mais fácil de ser seguida.

Dieta Dash:

Ela é promovida para controlar hipertensão, tem um cardápio flexível, com metas para consumo diário de frutas, vegetais, grãos integrais e proteínas. Além de ter uma função na prevenção de doença e ajuda também na perda de peso.

Dieta flexitariana:

É uma dieta semi-vegetariana, com alto consumo de verduras e legumes e baixa ingestão de proteína animal, ideal para perda de peso também.

Dieta vigilantes do peso:

Essa tem como função uma reeducação alimentar e é baseada em pontos.  Cada componente do cardápio (proteína ou carboidrato) tem um número de pontos.

Dieta lowcarb:

Ela ainda tem grande preferência. Mantendo uma quantidade correta de carboidratos com menor fator glicêmico, ajuda na perda de peso, sendo indicada para qualquer tipo de pessoa.

dietas e exercícios
Foto: Shutterstock

 

Veja mais: Dicas para adotar a dieta low carb antes do casamento

Exercícios físicos que estarão em alta em 2019

O treinamento em grupo!

Um motiva o outro e ainda pode ser feito pelos noivos juntos. Mas o professor tem que saber o condicionamento de cada aluno e seu objetivo.

O HIIT

É uma modalidade que trabalha com exercícios de força, que utilizam apenas o peso do próprio corpo.

O objetivo desse tipo de treino é aumentar o gasto calórico, ajudar a atingir um melhor condicionamento físico e colaborar com o ganho de força e de resistência cardiorrespiratória.

Ideal para qualquer tipo de pessoa, mas vale lembrar que cada um tem que saber o seu condicionamento físico e ser bem orientado para a prática.

Exercícios com o peso do corpo

Que é um treino indicado para quem busca bons resultados, pois aumenta a massa magra, a resistência e ainda tonifica os músculos.

Exercícios funcionais

São exercícios físicos baseados em movimentos naturais do corpo, como pular, correr, puxar, agachar, girar ou empurrar. Assim, envolve o corpo para que ele exercite em atividades diárias por exemplo.

dietas e exercícios
Foto: Shutterstock

 

Veja também:  Para brilhar no altar: tratamentos estéticos que podem ser feitos antes do casamento

Para Bruno, a dieta ideal é aquela que seu corpo se adapta. “Fazer uma reeducação alimentar é o foco principal. Colocar no cardápio mais vegetais, legumes e frutas. As proteínas também são essenciais para uma boa alimentação e até mesmo dieta. Escolha carnes brancas e o próprio ovo, gorduras boas, como azeite e as castanhas, e beba mais água. Assim esquece o açúcar, o vilão de todas as dietas”, ensina ele, que ressalta que a mesma coisa acontece com o exercício físico.

“O ideal é nunca começar com algo mais pesado, o melhor é ir se adaptando. Sempre ter uma boa orientação é saber fazer o exercício corretamente. Começar com um bom aeróbico e partir para exercícios como funcional e até mesmo levantamento de peso.”

dietas e exercícios
Foto: Shutterstock

Tecnologia Wearable: Você conhece essa ajuda extra?

Que tal uma ajuda extra para entrar em forma com as dietas e exercícios que estão bombando em 2019? Com certeza, você já deve ter ouvido falar de relógios, tecidos, ou até visto alguém conhecido com um acessório todo tecnológico no pulso.

Esses equipamentos são dispositivos inteligentes que vieram para ‘facilitar’ a vida do ser humano, principalmente com a melhora da performance do exercício físico.

“Eles medem a frequência cardíaca, quilômetros percorridos, calorias perdidas na atividade, além de auxiliar ainda no horário da refeição, com lembretes para tomar água e sugerem caminhar um pouco para estimular a circulação sanguínea, caso a pessoa fique muito tempo sentada)”, comenta Bruno.

Não entre na furada das dietas malucas!

É um risco muito grande começar uma dieta cheia de restrições, sejam elas de alimentos ou de tempo. Essas são as famosas dietas malucas, que viram sua rotina alimentar do avesso.

“Devemos ter uma alimentação balanceada e de acordo com o perfil, rotina diária e objetivos de cada pessoa e, preferencialmente, prescrita por um Nutricionista”, explica Rodrigo.

Quando a pessoa começa uma dieta sem a ajuda de um profissional, ela pode ter sintomas de fraqueza, dores de cabeça, tontura… Muitas vezes sem identificar a origem. Resultado: ela não segue a dieta e desiste.

“E se ela teve algum benefício, como perda de peso, pode engordar mais quando parar, pois o corpo vai ‘exigir’ aquilo que foi perdido de forma drástica. Não vai ter o resultado que queria. E o mesmo vale para o exercício físico. Se a pessoa faz sem orientação, pode ter lesão. Em ambos os casos, procurar um profissional é ter a certeza de que juntos e com muita determinação do aluno/paciente você vai chegar a um objetivo de forma saudável”, reforça Bruno. 

dietas e exercícios
Foto: Shutterstock

Extra – 4 dicas da Cau Saad para começar de vez o caminho da vida saudável

1- Avaliação física e exames


Esse é um procedimento super importante para iniciar seu treino. Passe pelo seu médico, faça exames de rotina, avaliação física e anamnese!

Se estiver apto a prática da atividade física e com as avaliações em dia, é a melhor maneira do profissional de Educação Física prescrever com segurança o seu plano de atividades com foco nos seus objetivos, de acordo com a sua individualidade e disponibilidade.

2- Organize-se


Organize os dias e horários que irá treinar e coloque dentro da sua programação semanal, como se fosse uma reunião de trabalho.

Quando a  preguiça vier te visitar, lembre-se dos motivos que fizeram você resolver treinar. Se você não se organizar para cuidar de você e da sua saúde, ninguém fará isso no seu lugar. A constância é muito importante.

3- Estabeleça uma meta


Pense em metas realistas e com prazos que você consiga cumprir, se faltar em um dia, já se organize para o dia seguinte. 

Você pode estabelecer a meta de cumprir “x” vezes na semana, ou “x” minutos por dia, “x” dias sem sair da alimentação saudável e regrada. Cumprir as metas vão ajudar a se manter motivado.

4 – Ame o que você está fazendo

Procure uma atividade que goste de fazer, assim a chance de faltar diminui. Se for academia, perto de casa ou a caminho do trabalho, facilita.

Se for uma atividade em praça ou parque, veja se alguma amiga não quer iniciar com você, o grupo pode até crescer e se tornar uma atividade alegre e pontual na semana! Se você acha monótono, já procura uma atividade em grupo!

Receitinhas para começar o ano mais saudável … Que tal?

A nutricionista Caroline Rosa preparou algumas receitas doces e salgadas, todas lowcarb, para quem quer dar um boost nas dietas e exercícios em alta em 2019. Confira!

1 – Brownie low carb

Divulgação

 

Ingredientes:

100 g chocolate acima 85% cacau (ou outro acima de 70%)

20 g adoçante eritritol/xylitol

2 ovos

50 g farinha de amêndoa

50 g manteiga

Modo de preparo:

Primeiro, derreta o chocolate e a manteiga em banho maria. Aguarde até que cheguem à temperatura ambiente.

Depois, bata as claras em neve e reserve.

Pré-aqueça o forno e forre uma assadeira pequena com papel manteiga

Em um recipiente, misture o chocolate derretido com a manteiga, a farinha de amêndoa, o adoçante, as gemas e a pitada de sal. Por último e delicadamente, misture as claras.

Leve ao forno, fogo baixo, por cerca de 40 minutos.

Rendimento: 9 porções

Valor nutricional (1 porção): 142 kcal/ 5 g carboidratos/ 4 g proteínas / 13 g gorduras

 

2 – Mousse de chocolate low carb

Divulgação

 

Ingredientes:

50 g chocolate acima 85% cacau (ou outro acima de 70%)

30 g adoçante eritritol/xylitol

4 ovos

25 g manteiga

Modo de preparo:

Primeiro, derreta o chocolate e a manteiga em banho maria. Aguarde até que cheguem à temperatura ambiente.

Depois, bata as claras em neve e reserve.

Em um recipiente, misture o chocolate derretido com a manteiga, o adoçante e as gemas. Por último e delicadamente, misture as claras.

Leve ao refrigerador por 4 horas.

Rendimento: 4 porções

Valor nutricional (1 porção): 178 kcal/ 10 g carboidratos /8 g proteínas / 15 g gorduras

 

Pão de frigideira low carb

Carol Rosa

 

Ingredientes:

2 colheres (sopa) farinha de amêndoa

1 colher (sopa) psyllium husk

1 ovo

1 pitada de sal

1 colher (café) fermento químico em pó

Modo de preparo:

Unte uma frigideira antiaderente e leve ao fogo baixo (de preferência, tentando afastar mais a panela do fogo, colocando uma grelha sobre a outra).

Em um recipiente, misture todos os ingredientes e despeje na frigideira. Tampe e deixe cerca de 3 a 4 minutos. Depois vire e deixe mais 1 minuto.

Divida em duas fatias, com auxílio de uma faca.

Rendimento: 1 porção

Valor nutricional (1 porção): 158 kcal/ 8 g carboidratos/ 9 g proteínas / 10 g gorduras

Sugestões de recheio:

– Queijo meia cura, tomate e orégano.

– Patê de atum, com cenoura ralada e creme de leite.

– Patê de frango, com cenoura, azeitona e creme de leite.

– Creme de ricota (batido com cheiro verde) e tomate.

 

Muffin de legumes

Carol Rosa

 

Ingredientes:

3 ovos

100 g tomate picado

50 g espinafre cozido e picado

20 g queijo meia cura ralado

1 pitada de sal

1 colher (chá) fermento químico em pó

Orégano ao gosto

Modo de preparo:

Pré-aqueça o forno.

Em um recipiente, misture todos os ingredientes e despeje em forminhas de cupcake.

Leve ao forno, em fogo baixo, por cerca de 15 minutos.

Rendimento: 4 porções

Valor nutricional (1 porção): 80 kcal/ 2 g carboidratos / 6 g proteínas / 5 g gorduras

Veja mais inspirações no nosso perfil no Pinterest 

</>

Tags da matéria

Comentários