Quer impressionar seus convidados? Arcos para casamento são uma boa pedida para fazer uma decoração de cair o queixo. Recentemente, no casamento de Cauã Reymond e Mariana Goldfarb, um arco composto por muito verde e  jardineiras fez sucesso nas redes sociais.

casamento cauã reymond e mariana goldfarb
Foto: Reprodução / Instagram Silvana Feluti

 

Quer dicas para montar um arco na sua decoração de casamento? Veja informações e inspirações para escolher o modelo certo para sua festa.

Onde usar os arcos para casamento?

arcos florais para casamento
Foto: Rafael Covre

 

Para Maria Pietroforte, da empresa Maria Pietroforte Decoração de festas, os arcos para casamento podem ser usados em qualquer ambiente, desde que haja uma harmonia com o todo.

“Os arcos, em sua maioria, são revestidos de folhagens, galhos e flores – o que remete a natureza. Posto isso, quando usados em ambientes fechados, se forem totalmente revestidos de flores, o ideal é uma cenografia viva como pano de fundo (backdrop de folhagens, por exemplo)”, explica.

A designer floral Beatrís de Michelli indica usar os arcos de flores tanto em ambientes externo como interno. “Sempre dentro de um contexto e um equilíbrio estético”, afirma

Veja também: Arco de flores no casamento: top 10 inspirações

No casamento, os arcos podem assumir as mais diferentes funções. “Pode ser usado no altar para formar a moldura dos noivos; também como “portal” para entrada da noiva.  Na festa, para compor o cenário da mesa do bolo e doces. Também é super usado como cenário para fotos e costuma fazer muito sucesso quando o assunto é a interação dos convidados”, sugere Maria.

Materiais para fazer os arcos florais

De acordo com Maria, para fazer os arcos para casamento, é possível trabalhar com galhos, folhagens, plantas e flores. “Não há uma regra”, pontua. Beatrís lembra que é preciso uma base estrutural , geralmente de ferro ou madeira, onde é possível aplicar flores, folhagens, galhos secos, entre outros. “De acordo com o volume e o estilo que queremos”, destaca.

arcos florais para casamento
Foto: Kadu Lopes

 

Cuidados na escolha do arco floral

O primeiro cuidado ao adotar um arco floral é que ele respeite o estilo da decoração.

“Se for uma decoração Boho, o uso de flores exóticas combinada a galhos fica incrível; se for clássico os arcos cheios ficam lindos; vintage com pequenas aplicações de flores e um design mais natural dão o tom certo a decor”, expõe Maria.

Beatrís indica também observar altura e ponto de fixação para que esse arco fique firme. Escolher flores resistentes e, principalmente, posicionar o arco em lugar estratégico ( fundo bonito) para que o cenário fique harmonioso são outras dicas de Beatrís.

arcos florais para casamento
Foto: Rafael Covre

 

Leia também: 50 inspirações de backdrop para arrasar na decoração do casamento

Outra questão é montar a estrutura adequada para que o arco resista a diferentes temperaturas – como no caso de muito calor, por exemplo.

“Nosso design é feito em espuma floral, ou seja, tem retenção de água e mantém as flores hidratadas. Mas é claro que um sol muito quente tende a murchar as flores”, alerta Maria.

Para evitar problemas deste tipo, o ideal, segundo Maria, é montar a peça no dia e no local do casamento. E caso esteja muito quente, dá para investir também em flores tropicais, que costumam ser mais resistentes.

Quanto custa ter um arco para casamento?

arcos florais para casamento
Foto: Rafael Ramos

Gostou da ideia e já quer colocar um arco floral na sua decoração? Segundo Maria, o valor para montar esta peça vai depender muito do estilo.

“Mas é algo que tende a aumentar o orçamento. Pode custar a partir de R$ 2.000,00”, afirma.

6 ideias criativas de arcos para casamento

Veja diferentes formas para decorar arcos para casamento:

1) Origamis

Gosta das dobraduras orientais? Elas rendem uma bela decoração para seu arco.

arcos para casamento
Foto: Derek Martinez Photography

2) Macramê

Se o seu casamento tem uma pegada mais boho, pode ser uma ótima ideia decorá-lo com uma peça de macramê.

arcos para casamento
Foto: James Day

3) Tecidos

Dependendo do estilo do seu casamento, você pode complementar seu arco com tecidos.

arcos para casamentos
Foto: Maple & Elm Photography

4) Madeira no formato triangular

A inovação deste arco não está no material em si, mas no seu formato triangular. Fica ótimo em casamentos com pegada boho.

arcos florais para casamento
Foto: Taylor McCutchan

5) Bambu

Para casamentos ao ar livre, usar arcos de bambu deixa a decoração com um ar ainda mais natural.

arcos para casamento
Foto: Collective by Concept Photography

6) Capim dos pampas

Você provavelmente já deve ter visto por aí esta plantinha que parece uma pena e tem o nome de capim dos pampas, erva dos pampas ou cortaderia selloana.

No casamento da atriz Ashley Greene e do músico Paul Khoury, um arco com esta planta foi montado para a cerimônia.

arco para casamento
Foto: Sarah Falugo

 

Veja mais inspirações de arcos para casamento no nosso perfil no Pinterest

</>

Tags da matéria

Comentários