Revista

Detox capilar | Como fazer o tratamento em casa antes do casamento

O detox capilar vai limpar profundamente o couro cabeludo e preparar os cabelos para receber um penteado lindo que vai durar a festa toda

O detox capilar tem se tornado cada vez mais popular. Isso porque ele vai muito além de uma limpeza profunda, e promove toda a oxigenação e circulação que um couro cabeludo saudável precisa.

Outro ponto legal da técnica é que ela pode ser feita em casa. Basta ter em mãos produtos ou receitinhas caseiras voltadas para esse fim.

Veja também: Crescimento Capilar | Veja os cuidados com os fios para o Grande Dia

detox capilar

Foto: The Golden Girl

Veja também: Cronograma para ter um cabelo hidratado antes do casamento

O que é detox capilar?

O detox capilar é um tratamento que vai fazer uma limpeza profunda no couro cabeludo. Cintia Araujo, terapeuta capilar do TP Beauty Lounge, explica que o processo vai remover o excesso de oleosidade, poeira e células mortas da pele. Isso ajuda a evitar o entupimento dos folículos capilares.

Sonia Nesi, hairstylist do Studio de Beleza Sonia Nesi, lembra que os cabelos sofrem diariamente com química, suor, resíduos de produtos e toxinas. “Dentro desse cenário, o detox capilar vai facilitar a oxigenação e a ativação da circulação do couro cabeludo. Com isso, ele garante cabelos mais brilhantes, saudáveis e viçosos. E ainda aumenta a renovação celular da região”.

A desintoxicação do couro cabeludo também é uma ótima aliada para evitar a queda precoce e auxiliar no crescimento dos cabelos. Fica a dica para as noivas que estão no projeto Rapunzel!

detox capilar

Foto: The Golden Girl

Veja também:  Novidades de beleza – 33 opções de produtos para as noivas se atualizarem antes do casamento

Editorial Beleza da Noiva Sem Medidas

Efeito “build up”

Karina Soeiro, mestre em Ciências Farmacêuticas, explica que o cabelo possui carga negativa. Por isso, dificilmente alguma substância se fixa e permanece nos fios após a lavagem. “Com exceção de substâncias quaternizadas, que passam por uma reação química na qual é adicionada uma carga positiva. Com isso, elas se fixam  aos fios como um ímã”.

A especialista explica que essas substâncias com carga positiva adicionadas aos shampoos, condicionadores, às máscaras e ampolas vão se acumulando nos cabelos, que tendem a ficar pesados e sem brilho. “Isso é o chamado efeito ‘build up’, que é quando as pessoas pensam que o cabelo ‘acostumou’ com um produto, mas, na verdade, há um excesso de substâncias impregnadas nele”. Daí, a importância do detox.

detox capilar

Foto: Kate la Vie

Veja também:  Pele no frio: 5 cuidados essenciais para o inverno

Batom colorido para noivas – Veja 18 opções de cores incríveis que estão em alta

Foco na raiz

Vale destacar que, de forma geral, o tratamento não tem contraindicações. Essencialmente, o detox capilar para cabelo cacheado é o mesmo detox capilar na transição e nos cabelos com química. “Estamos tratando o couro cabeludo, a pele, por isso não existe diferenciação”, afirma Cintia.  Entretanto, alguns casos exigem um pouquinho mais de atenção.

Patrício Lima, cabeleireiro a frente do i9 Hair & Spa, comenta que as mulheres que têm luzes nos cabelos, por exemplo, devem ficar atentas às pontas dos fios. A mesma dica vale para as crespas e os cabelos muito finos. O ideal é focar o detox apenas na raiz, para não afetar a cor e a curvatura dos fios.

“O processo de detox capilar não muda as características naturais dos cabelos. Porém, por fazer uma superlimpeza, ele pode deixar os fios um pouco ressecados, o que favorece o aumento do volume”, explica Karina. Por conta disso, para as onduladas, cacheadas e crespas, vale a pena apostar em uma boa hidratação ou usar outro shampoo após a detoxificação.

detox capilar

Foto: The Golden Girl

Detox capilar caseiro

Uma boa pedida para quem quer apostar no detox capilar caseiro é optar pela argila branca. “Ela é supercompatível com o couro cabeludo”, destaca Patrício. No primeiro uso, a dica do especialista é esfoliar a pele levemente com o cabelo ainda sujo. Nas próximas vezes, o ideal é usar a argila misturada a um shampoo neutro e depois aplicar um condicionador levinho, apenas no comprimento dos fios, para manter os cabelos hidratados.

Apesar de acessíveis, as receitinhas caseiras também exigem cuidado. Para esfoliar o couro cabeludo, muitas pessoas apostam em um detox capilar caseiro com açúcar. “Mas o ingrediente e outros abrasivos podem ferir a pele e causar exatamente o efeito contrário”, alerta o cabeleireiro. Ferido, a tendência é que o couro cabeludo produza ainda mais oleosidade.

Veja também:  Mega Hair para noivas! Saiba todos os detalhes e técnicas para deixar o seu penteado ainda mais bonito!

De olho na composição

Além das receitinhas caseiras, vale apostar também nas industrializadas. Mas qual é o melhor produto para detox capilar? A resposta está nas composições desses produtos de beleza.

Sonia recomenda os itens com ativos naturais que ofereçam ação desintoxicante, com propriedades antissépticas e anti-inflamatórias. Produtos com efeito peeling e esfoliantes capilares também são indicados. “Busque por opções que levam ingredientes como gengibre, alecrim e hortelã, que limpam e ativam a circulação do couro cabeludo”.

detox capilar

Foto: Joey Kennedy2

Veja mais:

Penteados para noivas: saiba escolher o que mais combina com você

Penteados para noivas morenas| Dicas, cuidados e inspirações

Penteados para noivas loiras: ideias práticas para o grande dia

Cronograma

Antes de começar o detox capilar simples em casa, é interessante avaliar e descobrir qual é o seu tipo de cabelo. E o jeito mais básico de fazê-lo é por meio da observação.

Patrício comenta que se, após uma boa lavagem, o cabelo fica oleoso nas primeiras 24 horas, ele é oleoso. Já se ele aguenta mais de um dia, mas também acaba com aquele aspecto brilhante de oleosidade no couro cabeludo, ele é misto. Há também os cabelos normais e secos, que são pouco e nada oleosos, respectivamente.

“No primeiro caso, o ideal é fazer o detox capilar uma vez por semana. Já os cabelos menos oleosos podem fazer o tratamento a cada 10 dias”, conta o cabeleireiro. Segundo ele, o ideal é que a noiva adicione o detox ao cronograma capilar pelo menos dois meses antes do casamento.

detox capilar

Foto: Angela Lanter

Penteado impecável 

Patrício garante que, independentemente da quantidade de cabelo, o detox capilar pode ser determinante na hora de estruturar o penteado para o Grande Dia. “Isso porque, quanto mais sequinha a raiz estiver, mais o cabelo vai sustentar o penteado”.

“A noiva dedica muito tempo aos cuidados com a pele e o corpo antes do casamento, mas esquece de dar atenção a um aspecto muito importante: o couro cabeludo”, destaca o cabeleireiro. O segredo para ter cabelos soltinhos e bonitos na festa pode estar nesse tratamento. Então, está esperando o que para adicionar o detox ao seu cronograma capilar?

 

Veja mais inspirações no nosso perfil no Pinterest

</>

Sobre:

#
Marcella Blass

Fascinada por gatos e receitas açucaradas, Marcella Blass é formada em jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo e atua na área desde 2014. Entre um bem-casado e outro, gosta de escrever histórias sobre o dia a dia e decidir qual será o próximo lugar do mundo pelo qual vai se apaixonar.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Av. Dr. Chucri Zaidan 1550, 31º - São Paulo - CEP: 04711-130 - CNPJ: 08.762.226/0001-31 © iCasei 2007 - 2019