Revista

Crescimento Capilar| Veja os cuidados com os fios para o Grande Dia

Alimentação, tratamentos super atuais e até os mais naturais são algumas das alternativas para quem busca um cabelo maior para o Grande Dia

Durante os preparativos com o casamento, os cuidados com os fios também devem entrar junto com os itens de beleza, como o teste de maquiagem, a escolha dos profissionais e etc. Afinal, se você quiser um cabelo comprido, lembre-se que existe um tempo (e bota tempo nisso!) para o fio crescer. Porém, não se desespere, pois existem algumas dicas e truques que podem te dar aquela força extra durante o processo de crescimento capilar!

Veja também:  Novidades de beleza – 33 opções de produtos para as noivas se atualizarem antes do casamento

Editorial Beleza da Noiva Sem Medidas

Como funciona o crescimento capilar?

Antes de qualquer dica, precisamos entender todo o processo do crescimento capilar: do nascimento ao desenvolvimento do fio. Bruno Oliver, hairstylist e diretor técnico do Oliver Salon, no Distrito Federal, ensina que o nosso cabelo é produzido dentro de uma estrutura em forma de tubo, chamada de folículo piloso.

No fundo desse tubo, há outra estrutura chamada de raiz, na qual encontramos células que se multiplicam constantemente. Conforme essas células se multiplicam, elas vão empurrando o fio para fora da pele, fazendo o cabelo crescer. “O nosso cabelo é constituído de uma proteína chamada de queratina e ela envolve os fios do nosso cabelo fazendo com que eles fiquem mais resistentes e fortes”, diz ele.

crescimento capilar

Foto: Shutterstock

 

Veja também:  Pele no frio: 5 cuidados essenciais para o inverno

Batom colorido para noivas – Veja 18 opções de cores incríveis que estão em alta

A dermatologista Andrea Frange, especialista em saúde dos cabelos, atesta que, em média, o cabelo cresce apenas 1 cm ou 1,5 cm por mês. “É claro que essa velocidade pode variar um pouco entre as pessoas, mas é uma característica determinada geneticamente. Por isso, infelizmente, não conseguimos alterá-la de forma muito significativa”, conta ela.

Por isso, o ideal é que a noiva comece a se preocupar com essa questão do crescimento capilar com, pelo menos, seis meses de antecedência. Além disso, pensar que existem ‘dois’ tipos de cabelo, sendo o que já nasceu e aquele que ainda está nascendo, ajuda na hora de pensar nos cuidados específicos.

“Para fortalecer o fio já crescido é um mix de hidratação, nutrição e reconstrução. E, o que ainda não nasceu, o que influencia é o de dentro para fora, ou seja, uma boa alimentação é uma etapa  importantíssima quando a gente fala de crescimento de cabelo”, diz Bruno.

crescimento capilar

Foto: Shutterstock

Me diga o que tu comes, que direi como seu cabelo será!

A nutricionista Elaine de Pádua, do salão Pelle&Capelli Unidade Jardim América, em São Paulo, explica que uma dieta equilibrada pode ser uma grande aliada para quem quer estimular o crescimento capilar.

“O cabelo é composto principalmente por queratina, uma proteína fibrosa, que também constitui outras áreas do nosso corpo. Pensando nisso, a dieta com proteínas é essencial, pois fornece aminoácidos para o cabelo”, conta ela. As vitaminas e sais minerais também são fundamentais para auxiliar na reprodução celular e no crescimento dos fios.

Veja também:  Mega Hair para noivas! Saiba todos os detalhes e técnicas para deixar o seu penteado ainda mais bonito!

Geralmente, nos momentos de planejamento, muitas noivas costumam apelar para dietas sem acompanhamento de um nutricionista e, com isso, o corpo acaba sofrendo um desequilíbrio nutricional, o qual não é nada indicado para quem quer ter cabelos de Rapunzel.

A seguir, confira algumas vitaminas e sais minerais (e os alimentos, claro!) que podem te ajudar a melhorar a saúde dos fios e também o crescimento capilar! A Dra. Elaine fez uma seleção especial para as noivas!

crescimento capilar

Foto: Shuttetstock

Lecitina

Estimula as células e a saúde dos cabelos

Nutrientes que estimulam: Vitaminas do complexo B, vitamina C e sais de zinco.

Fontes: soja e seus derivados, levedo de cerveja, cereais integrais, castanhas, amendoim, vegetais folhosos verde-escuros e várias frutas

Vitamina A (carotenóide)

A vitamina da pele e dos cabelos

Nutrientes que estimulam: Vitaminas E, C, D, vitaminas do complexo B, sais de cálcio, fósforo, zinco e óleos vegetais Fontes: Cenoura crua, batata-doce, beterraba, acelga. Chicória, espinafre, abóbora madura, pêssego fresco, ameixa seca, tomate, etc.

Ácido Fólico: Estimula a reprodução celular. Combate a calvície.

Nutrientes que estimulam: Vitaminas C e B12, biotina e ácido pantatênico.

Fontes: Abobrinha verde, coco, milho, chicória, couve, lentilha seca, alface, ervilha verde, espinafre, agrião, rúcula, brócolis, feijões, repolho e couve-flor.tilha seca, alface, ervilha verde, espinafre, agrião, rúcula, brócolis, feijões, repolho e couve-flor.

Veja mais:

Penteados para noivas: saiba escolher o que mais combina com você

Penteados para noivas morenas| Dicas, cuidados e inspirações

Penteados para noivas loiras: ideias práticas para o grande dia

Vitamina B1 (Tiamina)

A vitamina do crescimento e da resistência intracelular.

Nutrientes que estimulam: Vitaminas C, E, B2 e B3, ácido fólico e zinco.

Fontes: Aveia, castanha-do-Pará, castanha-de-caju, amêndoas, germe de trigo, levedo de cerveja, espinafre, couve, agrião, soja, feijões, ervilha-verde, melancia, abacate, abacaxi, etc.

Vitamina B2 (riboflavina)

A vitamina da pele saudável. Proteção contra a acne e a queda de cabelo.

Nutrientes que estimulam: Piridoxina, niacina, vitamina C, sais de fósforo e de zinco.

Fontes: Levedo de cerveja, germe de trigo, couve, abóbora madura, espinafre, brócolis, ervilha verde, lentilha, feijão, soja, amêndoas, castanha-de-caju, abacate, melancia, pêssego, etc.


Veja mais:
 Top penteados para noivas negras arrasarem no altar

Top 25 penteados para noivas ruivas para se inspirar

Vitamina E (Tocoferol)

A vitamina que retarda a velhice. Combate as alergias da pele e do couro cabeludo, a queda e quebra dos fios de cabelo.

Nutrientes que estimulam: Vitaminas A, C e B1, inositol, sais de magnésio, manganês, fósforo e selênio.

Fontes: germe e farelo de trigo, aveia, margarina de milho, batata-assada, feijões cozidos, ervilhas verdes, pão de trigo integral, mel etc.

Vitamina H (Biotina)

Combate os eczemas e a calvície.

Nutrientes que estimulam: Vitaminas do complexo B, vitamina C e sais de zinco.

Fontes: levedura de cerveja, amendoim, feijão, couve-flor, milho, bananas, morango, cogumelos, ostras, salmão, leite, ovos, vegetais folhosos verde-escuros, etc.

Silício

O mineral da beleza da pele e dos cabelos. Participa da formação da pele e dos cabelos.

Fontes de obtenção: Alface, chicória, espinafre, couve-flor, brócolis, cebola, pepino, rabanete, abóbora, amora, maçã, uva.

Veja mais:

Penteados com trança | Como escolher, cuidados e inspirações

Penteados para casamento para cabelo curto | 5 acessórios para usar

Preste atenção no seu couro cabeludo!

Muitas vezes, a gente se esquece que o nosso couro cabelo também é pele e também precisa de cuidados específicos. Marcela Buchaim, farmacêutica bioquímica, revela que a saúde do couro cabeludo está diretamente ligada ao crescimento capilar.

“Por essa questão, é muito importante que o couro cabeludo esteja sempre saudável e com boa oxigenação, para que ocorra uma absorção adequada de vitaminas e minerais essenciais, que acabam por auxiliar diretamente o crescimento do fio. Já o excesso de oleosidade ou irritação do couro favorece a queda além de prejudicar o crescimento”, exalta a especialista.

crescimento capilar

Foto: Shutterstock

 

Andrea aponta que condições como a dermatite seborreica, que é ocasionada pela oleosidade excessiva associada a proliferação de um fungo, podem causar aumento da queda dos fios. Outras doenças como psoríase, lúpus e líquen plano também podem dificultar o crescimento capilar.

“Pessoas que tenham descamação excessiva, precisam de acompanhamento médico para avaliar a necessidade do uso de shampoos específicos ou até mesmo medicamentos tópicos e orais. Não utilizar água muito quente nos banhos e evitar a aplicação de condicionadores na raiz ajuda a reduzir a oleosidade do couro cabeludo”, ensina.

Veja também: 10 tipos de cabelo e make para noiva | Encontre o seu estilo

Outros órgãos do corpo podem interferir no crescimento dos cabelos

Elizabeth Cristiane Senra enfatiza que o folículo piloso também possui controle neuroimune, ou seja, se você passar por muitos processos de estresses, o seu cabelo pode cair e muito!

“O folículo se torna responsivo a certas substâncias relacionadas ao stress. Resumindo, para o fortalecimento e crescimento capilar ideal serão necessários a somatória de vários fatores, inclusive o controle do estresse do dia a dia. Também não temos como fortalecer os cabelos se alguns órgãos, como a tireoide, nosso sistema imune e órgãos produtores de hormônios sexuais não estejam funcionando. Então, a dica é fazer um check up completo”.

Tratamentos capilares que estão bombando no momento

Nos últimos anos e com os avanços no entendimento do folículo piloso e seu funcionamento, muitos tratamentos estão ajudando muitas pessoas a recuperar o crescimento capilar.

“Tenho visto muitas opções de tratamentos que promovem o crescimento para aquelas pessoas que reclamam da ‘demora para crescer os cabelos’, sem contar a prevenção da tão temida calvície”, diz Elizabeth, que aconselha a procura de um dermatologista primeiro antes de qualquer decisão sobre tratamentos.

Há a opção da infusão de medicamentos diretamente no couro cabeludo, colocados diretamente na raiz do problema. “Dependendo da causa e do que se deseja, existem diversas substâncias com propriedades específicas, que podem variar desde um booster de vitaminas para um crescimento mais forte e estruturado do fio. Nós utilizamos também  substâncias conhecidas como fatores de crescimento capilar, que ajudam a ativar os bulbos ‘dormentes’ a voltarem a produzir o fio terminal ou o fio grosso, que é o mais desejado”, conta a médica.

crescimento capilar

Foto: Shutterstock

 

Outro tratamento que vem tendo boas respostas e a técnica de MMP, a micro perfusão de medicações, que, ao perfurar, ele consegue entregar a medicação na quantidade e profundidade ajustada pelo médico. Isso garante que a medicação funcione na profundidade correta, onde tem seu alvo de ação.

“Nós realizamos também a LLLT, low level laser therapy, que consiste na aplicação de laser de baixa voltagem e emissores de diodo (led), método não invasivo. É comprovado por muitos estudos que esse tratamento promove a fotobioestimulação capilar, isto é , estimula as células que compõe a unidade folicular, bem como provoca um efeito vasodilatador, que melhora a circulação local. Com isso,  o aporte de nutrientes para as células melhora muito”, entrega Elizabeth.

Inspire-se com TOP 25 penteados para cabelos curtos para casamento

Tratamentos naturais para o crescimento capilar.

Amanda Esperancim, terapeuta capilar do salão Pelle & Capelli, unidade do ABC, ensina alguns tratamentos mais naturais. “Fazer o uso do laser de baixa potência duas vezes por semana, junto com loções que tenha fatores de crescimento, é uma alternativa. Claro, sempre com a ajuda de um profissional e nunca sozinha”, alerta Amanda.

Outra dica é usar três vezes por semana um mix de óleo vegetal de jojoba, cerca de 10ml, com três gotas de óleo essencial de alecrim. “Não aconselho a usar mais de três gotas de óleo essencial. Aplique essa mistura diretamente no couro cabeludo e deixe agir por cerca de trinta minutos e, depois, lave com shampoo da sua preferência”, diz ela.

O óleo essencial de alecrim é vasodilatador, estimulante, que aumenta o crescimento dos cabelos, enquanto o óleo vegetal de jojoba é rico em vitamina E, que tem ação antioxidante, ideal também para quem tem couro cabeludo oleoso pois ele dissolve o sebo.

crescimento capilar

Foto: Shutterstock

Sobre:

#
iCasei

Somos o maior portal de casamentos do Brasil, e nada melhor do que especialistas no assunto para trazer dicas, notícias e tendências desse universo maravilhoso e encantador. Desde 2007 no mercado, mais de 1 milhão de noivos já usaram nossa plataforma.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Av. Dr. Chucri Zaidan 1550, 31º - São Paulo - CEP: 04711-130 - CNPJ: 08.762.226/0001-31 © iCasei 2007 - 2019