Revista

Cuidados com a pele: como mantê-la saudável antes e depois do casamento?

Quer subir ao altar com uma pele de pêssego? Confira dicas de cuidados com a pele

Uma das maiores preocupações de dez entre dez noivas é estar linda no dia do casamento. E manter uma pele saudável já é meio caminho andado para ter uma maquiagem incrível e arrasar. Quer saber mais sobre cuidados com a pele para noivas? Veja as dicas de especialistas para se preparar para o grande dia e manter a rotina de beleza pós-casamento.

Cuidados diários com a pele para o casamento

cuidados com a pele

Foto: Shutterstock

 

Os preparativos para o casamento não incluem somente a contratação de fornecedores. É normal querer subir ao altar mais linda do que nunca – e os cuidados com a pele são essenciais neste período pré-casamento.

“Durante os preparativos para o casamento, a noiva deve cuidar da pele da mesma forma com que cuida de todos os detalhes para o grande dia. Ou seja, com planejamento, carinho e dedicação. Assim como a escolha do vestido, da igreja, da decoração e de todos os detalhes, os cuidados com a pele devem começar bem antes e sob orientação de um ótimo profissional – no caso, um dermatologista. O prazo ideal pode variar um pouco de acordo com o tipo e estado da pele. Por exemplo: para mulheres com acne, pele oleosa, poros abertos ou com manchas o ideal é procurar uma dermatologista cerca de um ano antes” pontua Jaciara Hunnicutt, dermatologista da Clínica Carrijo e Speaker da Sinclair Pharma.

Leia também: 1 Ano Antes do Casamento | Como Preparar o Corpo

Alberto Cordeiro, dermatologista à frente da Hōraios Estética e especialista em cosmiatria, laser e tricologia, acredita que os cuidados com pele da noiva podem ser divididos em dois momentos principais: “O primeiro deles é até chegar a um mês antes do casamento e o segundo corresponde ao último mês. Até um mês antes do casamento, a noiva pode abusar de tratamentos mais agressivos no consultório dermatológico e nos cuidados em casa, podendo seguir um passo a passo que inclua produtos que irritem a pele como, por exemplo, os ácidos. Já no último mês do casamento, eu peço para a noiva suspender o uso de ácido ou de qualquer substância ou tratamento dermatológico que possa causar irritação na pele”.

Leia também: Quais cuidados com a pele a noiva deve ter antes e no Grande Dia?

De acordo com Jaciara, os cuidados diários devem ser adequados a cada fase do preparo da pele para o grande dia. Mas, de modo geral, consistem em uma boa higienização com sabonetes ou limpadores sem sabão, tonificação, aplicação de produtos específicos (ácidos, hidratantes, secativos, clareadores etc) e muita proteção solar.

cuidados com a pele

Foto: Shutterstock

 

Cordeiro indica que os cuidados diários de uma noiva sejam feitos duas vezes por dia: pela manhã e à noite. “De manhã, o primeiro passo é lavar o rosto com um sabonete específico para o tipo de pele. Depois tonificar ou utilizar um adstringente – no caso de uma pele mais oleosa, logo após passar um antioxidante potente como resveratrol ou uma vitamina C que vai cuidar da proteção e impedir a radiação ultravioleta e por último utilizar um protetor solar”, explica o dermatologista.

No período da noite, Cordeiro recomenda lavar o rosto, tonificar ou utilizar um adstringente, dependendo do tipo de pele. “Depois, ela deve usar um produto anti-idade ou a base de ácidos. No mês que antecede o casamento, os ácidos são suspensos e é indicado apenas cremes hidratantes ou que não vão causar danos maiores para a derme”, aconselha.

“Ela deve fazer a limpeza (tanto pela manhã quanto pela noite) e a tonificação (pode ser pela manhã e à noite, dependendo do tipo de pele). Também costumo indicar um sérum hidratante para ser usado durante o dia e um filtro solar.  À noite, costumo passar algum tratamento – vai depender da necessidade da noiva (se tem manchas, poros abertos, envelhecimento, pele muito oleosa, acne, etc)”, explica Cristiane Braga Kanashiro, dermatologista, nutróloga e tricologista da Clínica Due.

Leia também: Maratona do Altar | Cuidados com a pele para o casamento

Para obter resultados ainda mais eficazes, Jaciara sugere uma suplementação adequada
para que a pele, cabelos e unhas sofram o mínimo com o stress e a ansiedade e estejam na sua melhor forma quando chegar o tão esperado momento.

Tratamentos especiais para a pele

cuidados com a pele

Foto: Shutterstock

 

Para lidar com manchas, acne e outras questões relacionadas à pele, existe uma variedade enorme de tratamentos disponíveis, mas devem ser feitos com antecedência. Cristiane conta que, ao atender noivas, ela costuma fazer um planejamento que vai de nove a doze meses.

“Neste período, planejamos estímulos de colágenos com skin booster (aplicação de ácido hialurônico para deixar a pele mais brilhante e viçosa) e lasers e peelings (se a paciente tiver poros abertos ou manchas). Há também os procedimentos que podem ser realizados mais próximos ao casamento como preenchimento e toxina botulínica – isso eu gosto de fazer pelo menos uns 45 dias antes do casamento. Um mês antes da festa, gosto de fazer um peeling e um laser para descamar e deixar a pele mais bonita e nova aparecer. Na semana, é possível fazer máscaras hidratantes e para rejuvenescimento, um peeling de cristal leve que não descame ou uma máscara de vitamina C”, pontua Cristiane .

Leia mais: Para brilhar no altar: tratamentos estéticos que podem ser feitos antes do casamento

“Para clarear as manchas do rosto ou mesmo as axilas, podemos usar cremes clareadores, laser, luz pulsada ou peelings. Para combater a flacidez, dar mais definição ao rosto e obter um perfil mais sexy, podemos usar bioestimuladores, fios de sustentação, fazer ultrassom microfocado, radiofrequência microagulhada ou mesmo preenchimento. Mas nada disso deve ser feito muito próximo à data do casamento.  Toda noiva merece estar absoluta no grande dia, mas para isso é preciso planejamento”, alerta Jaciara.

Cuidados com a pele no dia do casamento

cuidados com a pele

Foto: Shutterstock

 

Chegou o Grande Dia…e agora? O que usar na pele neste momento especial e prepará-la para receber a maquiagem? Segundo Jaciara, Cristiane e Cordeiro, no dia do casamento é possível realizar os seguintes cuidados:

  • Mantenha sua rotina de limpeza e hidratação. Só é preciso ter cuidado para que ela não deixe a pele oleosa ou pesada;
  • Você pode usar uma  boa máscara para ajudar, mas lembre-se de testá-la pelo menos 10 dias antes. Nem pensar em usar produtos pela primeira vez nesse dia!
  • Você pode aplicar um sérum, que funciona como um primer e faz com que a pele fique mais bonita e a maquiagem dure.

Leia também: Dia da noiva | Como fazer

A festa acabou…como retirar a maquiagem?

cuidados com a pele

Foto: Shutterstock

 

Depois de curtir seu grande dia ao máximo, tudo o que você vai querer fazer é aproveitar a noite de núpcias. Mas depois de muita maquiagem e suor, o que fazer com a pele?

Alberto recomenda que, se possível a noiva retire a maquiagem quando chegar no quarto para que os poros voltem a respirar e a pele não se danifique. “Habitualmente, a maquiagem de casamento tende a ser mais pesada, por isso a noiva não pode dormir com ela no rosto, precisa retirá-la”, expõe.

Leia também: Como tirar a maquiagem da noiva

“O ideal é sempre usar um bom demaquilante, seguido por uma boa lavagem com o sabonete adequado ao seu tipo de pele. Se tiver forças, aplique um tônico e um hidratante calmante”, sugere Jaciara.

Cristiane indica usar uma loção ou leite de limpeza, limpando com algodão. “Esse processo pode ser repetido de duas a três vezes. Depois, ela pode passar um tônico ou uma água micelar para completar esse processo de limpeza. Ao finalizar, ela pode lavar com um sabonete específico para seu tipo de pele. Antes de dormir, se a noiva ainda tiver disposição, ela pode aplicar um hidratante matificante”, comenta.

Cuidados com a pele pós-casamento

cuidados com a pele

Foto: Shutterstock

 

Você viveu momentos incríveis no seu grande dia, ficou linda como nunca. E agora, como manter os cuidados com a pele após o casamento? Jaciara acredita que os cuidados diários com a pele devem ser exatamente como antes. “Feitos com amor, carinho, dedicação e sob a orientação de uma boa dermatologista. Não é porque o grande dia passou que você merece menos!”, destaca.

Leia também: Dicas para Cuidar da Pele e Cabelos no Verão

Cordeiro lembra que se a noiva for para um ambiente de lua de mel que tenha bastante sol, basta intensificar o uso do protetor solar com o fator sempre acima de 50. “Além disso, ela deve suspender o uso de ácidos se for um local quente e com muita radiação solar”, alerta.

Veja mais no nosso perfil no Pinterest

 

Sobre:

#
Marina Pastore

Marina Pastore é jornalista e trabalhou na Folha de S.Paulo. Desde 2011, quando começou a organizar seu próprio casamento, se apaixonou pelo assunto e criou um blog, o Vestida de Branco, para dividir ideias, opiniões e dúvidas. Anos depois do seu casamento, ainda adora falar sobre o assunto, ajudar as noivas e com...

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Av. Dr. Chucri Zaidan 1550, 31º - São Paulo - CEP: 04711-130 - CNPJ: 08.762.226/0001-31 © iCasei 2007 - 2019