Entre as coisas para fazer uma semana antes do casamento, uma das mais importantes são os cuidados com a pele. A noiva que quer ter uma maquiagem duradoura e sair bem nas fotos precisa de uma pele hidratada.

Alguns truques podem ser usados antes e no Grande Dia para atingir essa perfeição – mas nada que vá fazer milagres, então, fique atenta.

cuidados com a pele
Foto: Natalie Puls Photography

 

Cuidados com a pele do rosto antes do casamento

A rotina de cuidados com a pele do rosto pode incluir esfoliação e hidratação. Mas é necessário verificar os produtos que você está usando. Isso porque alguns itens podem acabar irritando a pele. Entenda quais procedimentos você deve seguir para não passar apuros no Grande Dia.

• Os maiores erros que as noivas cometem

As noivas tendem a apostar mais em dois tipos de tratamentos estéticos que podem ser feitos antes do casamento. São eles: limpeza de pele e esfoliação. Em ambos, é necessário tomar certas precauções.

“Quem for fazer uma limpeza de pele profunda precisa realizar o procedimento 20 dias antes do casamento, no mínimo, pois podem ficar lesões no rosto. Um cravinho tirado na agulha, por exemplo, pode demorar de 8 a 10 dias para cicatrizar. Por isso, é um erro realizar o tratamento dias antes da festa”, explica a make-up artist Kátia Freire.

Em relação à esfoliação, as noivas tendem a realizá-la um dia antes ou na manhã do casamento. Aqui, a maior dica é não aplicar muita força. “Esfregar a pele vai acabar irritando-a. Fora que, assim, você não consegue limpá-la profundamente”, alerta Kátia. É melhor apostar em esfoliantes suaves para um efeito mais leve.

cuidados com a pele
Foto: Alexandrea Castle

 

• Cuidados com a pele: passo a passo ideal

Segundo Kátia, existe um passo a passo que as noivas podem realizar um dia antes do casamento ou, no máximo, seis horas antes da produção. Ele tem o objetivo de deixar a pele mais preparada para receber a maquiagem.

“Lave o rosto com um sabonete e passe um esfoliante suave. Depois, use um tonificante e, por fim, faça uma hidratação. Na última etapa, use produtos emulsionados, em gel-creme ou gel. Eles são mais recomendados, pois não deixam a pele oleosa para a maquiagem”, conta a especialista.

Vale destacar que os produtos certos para cada etapa vão depender do seu tipo de pele. A rotina de cuidados com a pele mista é diferente da rotina de cuidados com a pele oleosa, por exemplo. No próximo tópico, veja como escolher os produtos.

cuidados com a pele
Foto: Aspira Spa/Osthoff Resort

 

• Cuidados com a pele: produtos

A noiva pode encontrar os melhores produtos para cuidados com a pele de duas formas. A mais recomendável é por meio de uma dermatologista ou esteticista que já esteja acompanhando a preparação para o Grande Dia. “Elas conhecem sua pele e podem indicar os melhores produtos”, afirma Kátia.

A outra forma é ir até uma loja de cosméticos e procurar por conta própria. “Você pode pedir dicas de marcas para as atendentes, mas, na hora de escolher o tipo de produto, opte por aqueles para pele mista ou todos os tipos de peles. Caso não tenha certeza do seu estilo e compre um item errado, ele pode atrapalhar em vez de ajudar”, revela a make-up artist.

cuidados com a pele
Foto: Shutterstock

 

• Tratamentos caseiros

Se você tem medo de usar ácidos ou produtos industrializados que possam provocar reações na semana do casamento, uma ótima ideia é apostar em cuidados com a pele caseiros.

“Fazer compressas de água gelada com camomila é uma boa pedida. A planta tem efeito anti-inflamatório e calmante, o que contribui para a pele não ficar tão vermelha e deixar o rosto mais hidratado para o momento da maquiagem”, ensina Rosman Braz, make-up artist do Salão 1838.

Você ainda pode substituir a camomila por soro fisiológico gelado ou apenas água gelada quando for preparar as compressas.

cuidados com a pele
Foto: Shutterstock

 

Rotina no Grande Dia para ter uma pele bonita

Todos os procedimentos estéticos realizados antes do casamento podem ajudá-la a ter uma pele mais hidratada. Algumas imperfeições, no entanto, podem persistir mesmo assim. Mas nada que uma boa maquiagem de noiva não resolva.

• Para espinhas, olheiras e pequenas imperfeições

Para as pequenas imperfeições, como espinhas, cravos e olheiras, a chave é apostar em uma boa aplicação de base. “As melhores são aquelas de média cobertura”, aponta Kátia. “Também vale misturar os tipos hidratante e matte. Isso porque a base matte pode craquelar em peles oleosas. Sempre aposte nas famosas misturinhas dos maquiadores”, completa.

Após a base, vem a aplicação do corretivo. Aqui, é necessário usá-lo com parcimônia para não marcar certas áreas do rosto. “Essa dica vale principalmente para os olhos. Eles podem ficar com uma cobertura branca ao serem expostos ao flash das fotos. O ideal é usar pouca quantidade, tanto em olheiras quanto em espinhas”, aconselha a make-up artist.

cuidados com a pele
Foto: Danilo Siqueira

 

• E se você tiver problemas de pele?

Para quem tem problemas maiores, como manchas escuras ou brancas, pele com acne ou rosácea, é sempre bom usar corretivos neutralizadores antes da base. Eles são responsáveis por deixar a pele mais uniforme, tanto em textura quanto em coloração.

“Para disfarçar a pele mais rosada, por exemplo, usamos primer ou corretivo com pigmentação esverdeada. Ele vai ajudar a entregar uma pele com coloração mais uniforme”, conta Rosman.

cuidados com a pele
Foto: Landon Jacob

 

• Teste de maquiagem, o melhor amigo da noiva

O teste de maquiagem é, de fato, o melhor amigo da noiva. Você verá como ficará no Grande Dia e não terá surpresas, mesmo se apresentar certos problemas de pele. “O teste é uma segurança”, garante Rosman.

E, mesmo que apareça alguma espinha no meio do caminho – o que é totalmente natural por causa do estresse emocional do período –, o corretivo vai resolver o problema rapidamente.

Só não peça para o profissional pesar a mão para disfarçar alguma imperfeição. “Às vezes, uma maquiagem mais pesada acaba ressaltando a imperfeição no lugar de disfarça-la”, finaliza o make-up artist do Salão 1838.

cuidados com a pele
Foto: Dois Elos Fotografias

 

Veja mais inspirações no nosso perfil no Pinterest

</>

Tags da matéria

Comentários