Como os penteados para noivas estão seguindo uma linha mais moderna, com fios soltos, ondulados e apenas um acessório de destaque, é importante ter um cabelo hidratado no Grande Dia.

Isso significa ter fios sedosos e com brilho, que vão ficar lindos nas fotos. E, para alcançar esse objetivo, tudo o que você precisa fazer é seguir um cronograma capilar.

cabelos hidratados
Foto: Shutterstock

Cronograma capilar para ter um cabelo hidratado

Todo cabelo sofre desgaste, causado por influência natural ou artificial. “Vento, chuva, poluição, raios solares, água do mar e até banhos mais quentes no inverno são algumas das causas naturais. Já os processos químicos em geral entram na segunda categoria”, explica Cris Dios, cosmetóloga do Laces and Hair.

Para restaurar os fios, existe o cronograma capilar. Na prática, esse método é dividido em três etapas, que tem como objetivo trazer vida de volta ao cabelo.

Reconstrução dos fios

O primeiro passo é a reconstrução dos fios. “Cabelos que passaram por muitos processos químicos acabam opacos, secos e porosos. Então, é necessário apostar em um tratamento de choque, para reconstruir sua fibra”, diz o visagista Lúcio Matias.

Nutrição

A nutrição é a segunda etapa. Aqui, a ideia é devolver os nutrientes que foram perdidos por causa do desgaste natural ou artificial.

Hidratação

Por fim, vem a hidratação, que atua na manutenção dos outros dois passos e ajuda a manter os fios saudáveis, com brilho, sedosos e macios.

“Os dois primeiros processos devem ser realizados em um salão. Ali o profissional é capaz de avaliar a saúde do cabelo e aplicar os melhores produtos. Já a hidratação pode começar com o cabeleireiro e, depois, continuar em casa”, aponta Lúcio.

cabelo-hidratado
Foto: Shutterstock

 

Cuidados extras para diferentes tipos de cabelos

Embora o cronograma capilar seja padrão, os cuidados com o cabelo para o casamento podem variar de acordo com o histórico e o tipo dos fios.

Se o seu cabelo não tem química

“Por não ter passado por nenhum tipo de química, os fios virgens são mais saudáveis e puros”, revela Cris. Isso significa que não precisam ser submetidos a tantos processos para voltar a ter o brilho natural. Apenas uma hidratação pode ser o suficiente para ter um cabelo hidratado.

Se o seu cabelo tem química

Já o cabelo com procedimentos químicos requer mais atenção. “Quanto mais processos os fios foram submetidos, mais tratamentos ele precisará passar para voltar a ser reluzente”, afirma Lúcio.

Conheça o seu tipo de cabelo

O tipo de fio também tem influência no cronograma capilar. Quem quer arrasar com cabelos cacheados, por exemplo, precisa conhecer a variação da ondulação.

“Os melhores produtos contam com níveis de cachos especificados na embalagem. O bom é que, em plena era do empoderamento, há mais facilidade para encontrar esses tratamentos”, comenta Lúcio.

No caso dos lisos, existe uma gama maior de produtos para conseguir um cabelo hidratado. Até porque não há tantas restrições. Basta identificar se o fio é mais seco ou oleoso.

cabelo-hidratado
Foto: Shutterstock

 

Não pode ir ao salão? Faça o tratamento em casa

Organizar um casamento ocupa um bom tempo, e pode ser que você não tenha espaço na agenda para ir várias vezes ao salão. A boa notícia é que, hoje, existem várias marcas que contam com cronogramas capilares bem definidos e podem ajudá-la a conseguir um cabelo hidratado em casa.

Uma delas é a Lola Cosmetics. Brasileiríssima, não usa ingredientes de origem animal em suas composições e não faz testes em animais. Seu cronograma capilar é chamado de Be(m)dita Ghee e traz um combinado de manteiga vegetal de frutas para hidratação, nutrição e reconstrução dos fios.

Outra companhia que oferece tratamento caseiro é a Aloha Cosméticos. O kit de máscara capilar vem com um cronograma especial de quatro semanas, que mistura as três fases e promete reconstruir os fios em tempo recorde.

Haskell Cosméticos, Salon Line e Keune são outras marcas indicadas pelos especialistas para realizar o cronograma caseiro e ter um cabelo hidratado.

Na hora de escolher a melhor companhia, pense no seu orçamento. Quanto você quer (e pode) gastar com o cronograma? “Aqui, ainda vale ressaltar que o cabelo se acostuma com um produto após certo tempo de uso e passa a não apresenta mais os resultados anteriores. Para driblar esse problema, a dica é revezar as linhas”, aconselha Lúcio.

cabelo-hidratado
Foto: Shutterstock

 

Quando começar o cronograma capilar

Caso o cronograma capilar seja seguido à risca, é possível conseguir um cabelo hidratado em 30 dias. Isso independentemente de o tratamento ser caseiro ou realizado no salão.

Tudo vai depender, no entanto, da saúde do seu cabelo. Quanto mais maltratados os fios estiverem, mais tempo será necessário para a restauração completa. “Para um programa de hidratação profunda vale a pena dedicar de três a seis meses antes da data do casamento”, indica Cris.

cabelo-hidratado
Foto: Shutterstock

 

O que evitar antes do Grande Dia

Nem o melhor cronograma capilar do mundo pode ser capaz de restaurar um cabelo após ser submetido a alguns procedimentos. Sendo assim, é sempre bom evitar processos mais agressivos antes do Grande Dia.

É o caso da progressiva, que está fora de questão, segundo Lúcio. “Dependendo do penteado que a noiva quer fazer, é necessário ter um cuidado maior com a estrutura dos fios. Esse procedimento, entretanto, vai estragar o cabelo”, alerta.

Outro conselho do especialista é não cortar o cabelo dias antes do casamento. “Não adianta deixar os fios crescerem para ter o penteado dos sonhos e ver todo esforço ir por água abaixo porque o cabeleireiro cortou a mais e acabou com a estrutura do cabelo”, diz Lúcio. Se for cortar, peça apenas para tirar um dedinho – e acompanhe rigorosamente.

cabelos hidratados
Foto: Shutterstock

 

Veja mais inspirações de penteados para noivas no nosso perfil no Pinterest

</>

Tags da matéria

Comentários