Revista

10 cuidados com o cabelo para adotar antes do casamento

Os cuidados com o cabelo são indispensáveis para qualquer mulher que quer deixar os fios hidratados e fortes para o casório

Coloração, progressiva, poluição, raios solares, chuva, banhos quentes e até mesmo estresse. Tudo isso afeta diretamente a saúde capilar. Somado a tantas tarefas realizadas diariamente, às vezes, os cuidados com o cabelo passam despercebidos.

O problema é que esse descaso pode ser o terror de quem está prestes a se casar e quer esbanjar fios sedosos no Grande Dia.

cuidados com o cabelo

Foto: Shutterstock

10 cuidados com o cabelo antes do casório

O cabelo pode ser um amigo ou um vilão entre as mulheres. Ao mesmo tempo que consegue impulsionar a autoestima de umas, pode mexer com a cabeça de outras. 

Não importa se o cabelo é liso, cacheado ou crespo. Fios desidratados podem deixar algumas mulheres com dor de cabeça. Ainda mais se o casamento estiver chegando, e podem atrapalhar aquele tão sonhado penteado para noiva.

Por esse motivo, os meses que antecedem ao casório devem ser de muito preparo, para que, no Grande Dia, tudo ocorra da melhor maneira possível.

  1. Hidratação e nutrição 

A saúde capilar depende de uma série de fatores. Além do shampoo e do condicionador, outros cuidados precisam ser tomados para manter os fios hidratados. 

Apesar de variar de cabelo para cabelo, a hidratação, por exemplo, é aconselhada que seja feita pelo menos uma vez ao mês. Isso porque o procedimento é necessário para a manutenção dos fios, repondo nutrientes e inibindo os impactos que o couro cabeludo sofre diariamente. 

cuidados com o cabelo

Foto: Shutterstock

Este cuidado deve ser contínuo. Em alguns casos, porém, outras medidas devem ser tomadas antes da festa para que o cabelo esteja perfeito, já que muitos fatores interferem no bem-estar dos fios.  

“Logo que a noiva agendar a data é necessário observar a saúde do cabelo. Picos de estresse e ansiedade causam queda capilar. O ideal é procurar um dermatologista e fazer uso de vitaminas ou medicamentos junto ao shampoo. Tudo para que no dia tão sonhado ela não esteja com o cabelo ralo”, diz Luiz Henrique Moreira, cabeleireiro e visagista do Studio Bride.

  1. Corte 

O corte é essencial para manter a beleza dos fios, já que é um dos cuidados com o cabelo para crescer. Sem contar que contribui no reparo de fios tortos, velhos e quebradiços. 

O problema é que algumas mulheres não querem realizar o corte por terem o sonho de casar com os fios longos. Mas isso não deve impedi-la de fazer a manutenção.

“Sempre pergunto o que a noiva quer expressar com sua imagem no casamento. Caso queira fios compridos, é possível usar mega hair ou apliques”, informa Luiz.

cuidados com o cabelo

Foto: Shutterstock

  1. Cuidados com o cabelo: produtos 

A variedade de produtos para ter um cabelo hidratado antes do casamento é imensa. Mas nem sempre eles são usados da melhor forma, já que existem mulheres que não têm conhecimento sobre as próprias madeixas.

“É necessário seguir a orientação de um profissional e usar produtos indicados pelo cabeleireiro. Além disso, vale ter uma nécessaire com acessórios para fazer rabos e coques, bem como um leave-in, para reparos durante o dia”, aconselha Rita Santos, cabeleireira da Studio W.

cuidados com o cabelo

Foto: Shutterstock

  1. Oleosidade 

Quando o assunto é cuidados com o cabelo liso, a oleosidade dos fios está entre as maiores queixas. Em alguns casos, há quem precise lavar o cabelo duas vezes ao dia. Só que, além de ser cansativo, não é nem um pouco saudável. 

“A noiva que sofre com isso deve mudar seu hábito 60 dias antes do casório, usando produtos específicos”, comenta Luiz. “Também é importante não esfregar o couro cabeludo, pois isso estimula ainda mais a produção de óleo. Basta depositar o shampoo e deixar agir por cinco minutos e depois remover todo o resíduo, deixando-o limpo.”

cuidados com o cabelo

Foto: Shuttetstock

  1. Frizz 

O frizz é causado por genética, danos ou umidade. E tende a ser um terror entre as mulheres, que sofrem com aquele cabelinho que acaba se levantando de forma independente, criando uma textura irregular. 

Para Rita, os cuidados com o cabelo cacheado ou crespo, que sofrem mais com o frizz, começam na escolha ideal de produtos específicos. “É preciso mantê-los sempre hidratados e fazer a manutenção da cor sempre com um bom profissional”, ressalta.

Lembre-se: quem faz coloração ou possui luzes nos cabelos pode sofrer mais desse incômodo.

cuidados com o cabelo

Foto: Shutterstock

  1. Coloração 

E por falar nisso, os cuidados com o cabelo com luzes ou todo tingido devem ser redobrados antes do casamento. Isso porque você precisa de um tempo de sobra para lidar com qualquer imprevisto. 

“Se for colorir o cabelo, é preciso fazer o processo cinco dias antes da data. Já quem fará luzes ou mechas, é necessário realizá-las com 15 dias de antecedência. Assim, a noiva terá um período de adaptação e poderá se sentir segura no Grande Dia”, aconselha Luiz. 

cuidados com o cabelo

Foto: Shutterstock

  1. Higienização e lavagem 

Assim como a hidratação, que pode ser realizada em casa, a higienização também se enquadra dentre os cuidados com o cabelo caseiros. Esse tipo de precaução, no entanto, não deve ser feito apenas antes do casamento. É legal torná-lo um hábito constante.

Além de produtos adequados e de não esfregar o couro cabeludo, outros cuidados precisam ser tomados na hora de lavar o cabelo. Água muito quente, shampoo no comprimento e condicionador no couro cabeludo, por exemplo, são coisas que devem ser evitadas. 

cuidados com o cabelo

Foto: Shutterstock

  1. Hora de dormir 

Outro cuidado que não precisa ser aderido apenas antes do casamento é com os fios na hora de dormir. Usar elásticos muito apertados e deitar com os cabelos molhados podem danificar, a curto e longo prazos, as madeixas.

Para quem está com dificuldade de saber o que fazer na hora de dormir, uma dica para não amassar os fios é utilizar fronha ou touca de cetim. Depois, faça o famoso penteado do abacaxi. Ele vai deixar os cabelos no alto e sem danificá-los.

cuidados com a pele

Foto: Shutterstock

  1. Mudanças no visual 

A vontade de mudar e o desejo de surpreender os convidados e o noivo pode pairar na cabeça de algumas noivas. “Será que faço um corte inovador?” ou “E se eu trocar a cor do meu cabelo?”. Essa inquietação é válida, mas talvez seja melhor não agir no calor do momento. 

“Acho complexo criar uma nova imagem às vésperas do casamento. O ideal é procurar um profissional com antecedência para uma consulta. A partir daí, pensar em algo que a retrate enquanto pessoa, que resgate seu interior, e seja possível criar sua imagem com harmonia e estética”, alerta Luiz. 

cuidados com o cabelo

Foto: Shutterstock

  1. Testes 

Independentemente do cabelo, é necessário sempre fazer testes com antecedência. Deixar para a última hora pode trazer um resultado que não era esperado, ou pior, não dar tempo de mudar.

Neste caso, tanto para quem pretende pintar, cortar ou, até mesmo, utilizar mega hair, é fundamental começar as experimentações o quanto antes. Isso também serve no caso das provas de penteados, que precisam ser testados para serem adaptados em cada cabelo. 

cuidados com o cabelo

Foto: Shutterstock

Depois do casamento 

Muito além do casamento, os cuidados com o cabelo devem ser diários. Na Lua de Mel, inclusive, é bom ter uma nécessaire com produtos para manter a saúde das madeixas.

Os itens, entretanto, vão variar de acordo com o destino, já que o clima interfere na escolha de cada produto e cada fio necessita de um tratamento específico. 

Veja mais dicas de beleza para noivas no nosso perfil no Pinterest

</>

Sobre:

#
Luchelle Furtado

Luchelle Furtado é jornalista em formação pela Universidade Metodista de São Paulo. Sonhadora, acredita no "Felizes para sempre" e tem A Bela e a Fera como seu conto de fadas preferido. Enquanto não planeja o próprio casamento, divide seu tempo livre entre livros e filmes que vão de comédia romântica até guer...

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Av. Dr. Chucri Zaidan 1550, 31º - São Paulo - CEP: 04711-130 - CNPJ: 08.762.226/0001-31 © iCasei 2007 - 2019