Definir a paleta de cores da decoração do casamento pode deixar os noivos em dúvida, pois as combinações são infinitas. Todo ano, a Pantone revela as principais tendências de tons. Porém, apesar delas ficarem bastante em evidência, muitos noivos ainda optam pelo clássico e que nunca sai de moda. Esse é o caso do preto e branco. Sempre em alta, propostas de casamento em preto e branco chamam a atenção e são responsáveis por decorações de tirar o fôlego.

Decoração-de-casamento-em-preto-e-branco
Foto: Reprodução/ @sarahshermansamuel

“As tendências em 2016 são cores e tons pastel. Porém o preto e branco nunca saiu de moda e está entre as combinações mais escolhidas, pois deixa a decoração com sofisticação, luxo e elegância”, explica Bia Gomes, decoradora da B & A Produções e Eventos.

Para essas cores, a indicação é que a proposta do casamento seja mais sofisticada, combinando prataria, por exemplo. Incluir rosas e cristais também são excelentes opções.

Preto e branco na decoração de casamento
Foto: Reprodução/ @sarahshermansamuel

Unir o preto e branco com um ponto de luz ou cor de destaque é uma dica bastante válida para acertar no visual. De acordo com Fabiana Pinheiro, da Bem Assessorados, as rosas vermelhas são as favoritas para decoração nessas cores.

Mas também existe uma forte tendência no uso de flores pretas nessa proposta. “O importante é suavizar o preto e branco com detalhes com outras cores, como flores rosas, folhas verdes ou secas. Pérolas, enfeites dourados ou prateados também são detalhes importantes”, explica.

Tradicional e assertivo, nessa combinação, o branco sempre será a base da decoração, acompanhado de detalhes em preto ou uma cor quente, como vermelho e laranja.

Assim, além das rosas e pontos de cor, abusar nas flores brancas é permitido e a ideia é responsável por transmitir paz e pureza, além de favorecer o clima romântico. “Podemos usar diversas flores na cor branca, como: astromélia, hortênsia, orquídea, tulipa, copo de leite, lírio, boca de leão, rosas, lisyanthus e mosquitinhos”, indica Bia Gomes.

Para deixar o ambiente ainda mais aconchegante e romântico, incluir velas pode ser uma ótima ideia para as cerimônias no fim da tarde ou à noite. “As velas deixam o ambiente harmonioso, chique e elegante. Usando candelabros em centros de mesa, penduradas, árvores francesas ou no chão em formato de luminárias, vale tudo para decorar com velas”, complementa Bia.

O que evitar:

Como o preto e o branco são cores de bastante contraste, é fundamental ter atenção nos detalhes, mobília e cores de apoio. Isso pra evitar que o visual fique carregado ou exagerado na paleta.

“É importante ter atenção nos detalhes e deixá-los de forma harmoniosa. Escolha uma cor para ser um ponto de luz. Velas, iluminação e flores ajudam a deixar o ambiente mais tradicional e romântico”, orienta Fabi Pinheiro.

Tags da matéria

Vai se casar?

Assine a nossa newsletter e fique por dentro das últimas novidades e tendências!