Revista

30 vestidos longos para madrinhas e convidadas se inspirarem!

Além de conferir uma seleção de vestidos longos lindíssimos, especialistas dão dicas para ajudá-la a encontrar o modelo ideal

Dar atenção à vestimenta é uma forma singela de agradecer o convite feito pelos noivos. O traje ideal para cada estilo de festa de casamento, entretanto, pode variar. Na dúvida, os vestidos longos são ótimas opções tanto para madrinhas como para convidadas. Isso porque garantem elegância na medida certa.

vestidos-longos-para-convidadas-e-madrinhas

Foto: Lauren Scotti

 

Como descobrir o que usar?

Para escolher entre tantos vestidos longos para casamento, a dica é observar dois pontos: perfil da festa e seu estilo. “A roupa perfeita harmoniza com estes aspectos e valoriza a beleza de forma natural”, aponta Vivian Ono, consultora de imagem e estilo da Stileria.

vestidos-longos-de-renda

Foto: Louise Smit

 

• Perfil da festa

Se você não quer passar apuros com o dress code, a dica é ver se os noivos deixaram pistas sobre o figurino no convite, site de casamento ou até mesmo com a cerimonialista. Caso contrário, existem alguns pontos que você deve observar.

Horário e local podem influenciar na decisão. “Eventos diurnos e ao ar livre tendem a ser mais casuais que os noturnos, pedindo por cores mais claras e tecidos mais fluidos”, explica Vivian. Também é essencial acompanhar a estação do ano: nada de passar frio ou calor em prol da beleza!

Ainda vale pensar no perfil dos noivos. “Se você já sabe que os anfitriões são bem preocupados com a aparência, a tendência é que a festa e os trajes sejam mais sofisticados. Por outro lado, se são bem tranquilos, provavelmente, o casamento será mais casual”, diz a consultora de imagem e estilo.

A última dica é se vestir de acordo com seu papel na festa. “Caso a noiva tenha pedido algum detalhe específico para os vestidos longos, como cor e modelo, as madrinhas devem seguir a linha. As convidadas, porém, têm mais liberdade, podendo pensar em comprimentos e peças diferentes, como o macacão longo para casamento”, afirma Vivian.

vestidos-longos-pretos

Foto: Lana Ivanova

 

• Siga seu estilo!

Saber a característica do casamento é importante, mas nunca deixe de lado a sua essência. Aqui, o ideal é encontrar o modelo de vestido de casamento ideal para seu corpo, que enalteça a sua beleza.

A estilista Priscilla França também aconselha pensar no tamanho do evento e como você pode imprimir sua personalidade nele. “Não é porque você vai a um casamento tradicional à noite que precisa se fantasiar de alguém que não é. Você deve encontrar uma peça que te deixe confortável e que se encaixe com a situação.”

vestidos-longos-estampados

Foto: Within This Day

 

O melhor vestido para cada ocasião

Dicas extras sobre cores e tecidos que são mais adequados para cada tipo de casamento também podem ajudá-la a encontrar os melhores vestidos longos de festa. Confira!

• Casamento na cidade

Os casamentos na cidade tendem a ocorrer de noite e serem mais tradicionais. Por isso, é interessante apostar em tecidos mais encorpados e glamorosos. “Vestidos longos de renda, zibeline, crepe, chiffon, seda e veludo funcionam bem”, comenta Letícia Semeghini Tonon, também consultora de imagem e estilo da Stileria.

Segundo a especialista, o ideal é apostar em acessórios mais clássicos e investir em tons que variam entre os médios e os escuros. “As cores vibrantes são mais indicadas para o dia, mas não é uma regra”, alerta.

vestido-longo-bordado

Foto: Lucy Munoz

 

• Casamento na praia

Este tipo de festa tem um detalhe bem característico: a brisa do mar. “A dica é apostar em tecido e modelagem fluidos para aproveitar o movimento que aquele ventinho vai dar ao seu look”, conta Letícia. Sendo assim, ela recomenda os seguintes materiais: musseline e seda estampada, além de tricôs e crochês com fios e acabamento finos.

Vale ressaltar que, quem for fã de fendas, deve tomar cuidado. “Dependendo da praia, pode ventar bastante e você pode até ficar pelada”, ressalta Priscilla. Seja comedida na altura do detalhe!

vestido-longo-azul

Foto: Style Me Pretty

 

• Casamento no campo

A festa no campo tem uma pegada rústica. Então, os tecidos não precisam ser tão leves e fluidos quanto na praia. Tule, seda e renda são ideais, já que têm um peso maior no caimento.

Em relação à cor, Priscilla lembra que o clima tende a ser mais romântico, o que pede uma cartela pastel, além dos estampados.

Aqui, a modelagem também merece atenção. “Fique atenta ao comprimento do vestido. O recomendado é que fique a um dedo do chão para que não suje e não enrosque em alguma planta, algum outro objeto ou num terreno diferente”, indica Letícia. Mangas também são bem-vindas para quem for mais friorenta.

vestido-longo-com-estampa-floral

Foto: Jose Villa

 

Para seguir as tendências

As dicas abaixo são para as garotas que gostam de se vestir de acordo com as últimas tendências e estão sempre de olho no famoso red carpet de cada evento.

De acordo com Vivian, os modelos de vestido rosa estão em alta. “Os tons de rosa são extremamente femininos e uma excelente aposta para ser aquele toque de charme extra”, conta. “Avalie a tonalidade conforme a sofisticação e o horário do casamento.”

Já Priscilla lembra dos vestidos longos simples, minimalistas e monocromáticos. “É uma tendência que está há um tempo no mercado, mas que continua forte. A ideia é que as mulheres possam usar a roupa mais de uma vez. Então, elas não são tão marcadas e datadas”, destaca.

Quando o assunto é modelagem, o tomara que caia estava esquecido, mas volta com força. “É excelente para valorizar os ombros. E um ótimo aliado de quem tem corpo pera, com quadris mais destacados que ombros”, revela Vivian. Efeitos 3D, modelagem maxi e apliques também estão na moda.

vestidos-longos-rosas

Foto: Rebecca Taylor Photography

 

De olho no sapato!

Muito além de complementar o look, os sapatos podem estragar a experiência de usar um vestido longo.

Primeiramente, o vestido não deve ser muito comprido na parte da frente. “É importantíssimo ser um pouco mais curto para que a moça não tropece. E, aqui, uma dica: não é todo sapato que fica bom com a ponta aparecendo. Pense antes de comprar”, comenta Priscilla.

Os vestidos longos de tecido fino ou delicado têm um cuidado extra: precisam ser usados com saltos mais grossos. “O salto fino enrosca com facilidade e pode rasgar a roupa”, alerta Letícia. “Sapatos trabalhados e com pedrarias também correm o risco de enroscar e estragar o vestido”, completa.

Sobre a cor, o truque é pensar em qual será o ponto de interesse do look. “Se o vestido e os acessórios forem mais discretos, ouse na coloração e no modelo do sapato. Agora, se a roupa terá o destaque, ‘apague’ o pé com algo mais sutil e em tom neutro”, indica a consultora de imagem e estilo.

sapatos-com-salto-grosso

Foto: Ether & Smith

 

Compra, aluguel ou brechó de luxo?

O vestido pode ser comprado, alugado ou adquirido de segunda mão. A melhor opção entre elas está atrelada ao seu orçamento e objetivo com a peça.

“Se ele vai ser usado uma única vez, indicamos o aluguel, pois economicamente é vantajoso e, assim, você utiliza um modelo diferente por festa”, afirma Letícia. “Mas se quiser comprar e reaproveitar, o ideal é procurar por um vestido que não seja tão marcante e compor o look com acessórios, pois eles têm o poder de mudar completamente uma produção.”

O brechó de luxo, por outro lado, é uma boa alternativa para achar vestidos longos baratos e que sejam de grife. “É possível encontrar peças usadas ou de mostruário. Inclusive, temos uma lojinha no Enjoei, onde vendemos roupas nesse estilo a preços mais amigáveis”, conta Priscilla.

vestidos-longos-na-arara

Foto: Jenny Yoo

 

30 vestidos longos para se inspirar

Aproveite que você já sabe tudo sobre vestidos longos e inspire-se em nossa seleção de modelos. São ideias para usar na cidade, no campo e na praia!

vestido-longo-de-seda

Foto: BHLDN

 

vestido-longo-estampado

Foto: Dolps

 

vestido-longo-rosa

Foto: Sherri Hill

 

vestido-longo

Foto: Chi Chi London

 

vestido-longo-estampado

Foto: Ellie Wilde

 

vestido-longo-verde

Foto: Tobi

 

vestido-longo-azul

Foto: BHLDN

 

vestido-longo-com-estampa-floral

Foto: Dolps

 

vestido-longo-dourado

Foto: BHLDN

 

vestido-longo-vermelho

Foto: Tobi

 

vestido-longo-estampado

Foto: Dolps

 

vestido-longo-preto

Foto: BHLDN

 

vestido-longo-rosa

Foto: Tobi

 

vestido-longo-vermelho

Foto: Dolps

 

vestido-longo-estampado

Foto: BHLDN

 

vestido-longo-azul

Foto: Chi Chi London

 

vestido-longo-laranja

Foto: Tobi

 

vestido-longo-azul

Foto: Ellie Wilde

 

vestido-longo-com-estampa-floral

Foto: Chi Chi London

 

vestido-longo-sereia

Foto: Ellie Wilde

 

vestido-longo-preto

Foto: Tobi

 

vestido-longo-ombro-a-ombro

Foto: BHLDN

 

vestido-longo-com-fenda

Foto: Dolps

 

vestido-longo-azul

Foto: Ellie Wilde

 

vestido-longo-estampado

Foto: Dolps

 

vestido-longo-de-manga-comprida

Foto: Sherri Hill

 

vestido-longo-estampado

Foto: Chi Chi London

 

vestido-longo-laranja

Foto: Sherri Hill

 

vestido-longo-preto-com-renda-colorida

Foto: Ellie Wilde

 

vestido-longo-com-renda

Foto: Chi Chi London

 

Veja mais inspirações de vestidos longos no nosso perfil no Pinterest

</>

Sobre:

#
Bianca Bellucci

Bianca Bellucci trabalha como jornalista desde 2012 e já escreveu para grandes portais, como UOL e Terra. Teimosa como uma boa taurina, convenceu os pais a trocarem uma viagem para a Itália para comemorar as Bodas de Prata por uma festa com direito a tudo que manda o figurino. Apaixonada por cultura pop, adora casame...

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Av. Dr. Chucri Zaidan 1550, 31º - São Paulo - CEP: 04711-130 - CNPJ: 08.762.226/0001-31 © iCasei 2007 - 2019