Revista

Vestido de noiva sob medida: 7 motivos para escolher

Está pensando em fazer um vestido de noiva sob medida? Veja os motivos pelos quais esta é uma ótima escolha para o seu grande dia!

Como é o vestido de noiva dos seus sonhos? Se você ainda não encontrou o modelo ideal, pode ser que ele ainda não exista. Pensando nisso, que tal fazer um vestido de noiva sob medida?

Esta pode ser uma ótima opção para noivas indecisas ou que sonham com um modelo totalmente exclusivo e feito de acordo com seu corpo.

Confira abaixo os principais motivos para fazer seu vestido de noiva sob medida.

Veja também:  Vestidos de noiva | O guia completo para escolher o modelo dos sonhos!

Motivos para escolher um vestido de noiva sob medida

1 – Exclusividade

Já pensou ter um vestido de noiva único, que ninguém jamais terá igual? Este é um dos principais motivos que levam as noivas a optarem por um vestido de noiva sob medida. Neste modelo, será possível escolher cada detalhe e fazer um vestido que represente sua personalidade e que reúna os itens que a noiva mais gosta.

“Uma das principais vantagens é a exclusividade, e a realização do sonho de ter seu vestido feito da forma que sempre sonhou. Participar de todas os processos e etapas do da confecção do mesmo, desde a cor, tecidos, detalhes, além de ter o seu vestido extremamente modelado ao seu corpo”, comenta a estilista Rossella Rosa.

vestido de noiva sob medida

Foto: Aline Ferreira | Vestido: Claudia Santos

A estilista Luciana Collet acredita que a “noiva do sob medida” também gosta de passar por experiências durante o casamento.

“O vestido vai refletir exatamente o estilo da noiva e será totalmente adequado para o perfil do casamento. Ela não quer simplesmente comprar ou alugar um vestido que não foi feito exclusivamente para ela. Ela gosta do exclusivo, personalizado. Ela também é uma noiva que gosta de ser cuidada, de ter carinho, atenção. Então, se ela escolhe um profissional com muita empatia e confiança, essa experiência do vai ser muito gostosa, única e inesquecível pra ela. Por fim, ela tem a calma e a tranquilidade de confiar no profissional que ela escolheu, sabendo que é realmente uma construção e que ela vai chegar ao vestido dos sonhos”, justifica.

Veja também:  Vestido de noiva 2019 | 6 tendências para arrasar no próximo ano

2 – Flexibilidade no processo

Um dos pontos positivos de fazer o vestido de noiva sob medida, segundo a estilista Claudia Santos, é poder fazer alterações ao longo do processo.

“É diferente de um vestido alugado ou customizado, em que qualquer alteração é sempre uma grande desgaste para noiva. No vestido sob medida, isso não acontece. É possível realizar pequenas alterações como tamanho da manga, decote ou bordado por exemplo, no decorrer do processo. Claro que tudo depende da mudança a ser feita e em que etapa o vestido se encontra. No entanto, quando se trata de um vestido de noiva sob medida feito só pra você, ele já tem uma margem de sutis mudanças que dão mais liberdade e autonomia à noiva. Afinal, o vestido é seu, e ele tem que ter a sua personalidade”, comenta Claudia.

vestido de noiva sob medida

Foto: Carol Coelho | Luciana Collet

 

Para Luciana, no vestido de noiva sob medida nada é definitivo. “É uma construção para o vestido no final ficar perfeito no corpo e como a noiva sonhou.  Se foi definido que a noiva queria tomara que caia e durante as provas esse não for o caminho, pode-se mudar, aumentar ou diminuir volume, fazer alterações de decote, colocar ou não bordado. A ideia é que no final ela tenha o vestido dos sonhos. A noiva do vestido sob medida é aquela que quer construir cada pedacinho do dele”, pontua.

Leia também: Comprado, alugado ou sob medida: quanto custa um vestido de noiva?

Com as oscilações de peso que costumam ocorrer neste período pré-casamento, fazer um vestido de noiva sob medida também pode ser o ideal. “A produção do vestido acompanha sua mudança de corpo. Muitas noivas optam por perder uns quilinhos assim que são pedidas em casamento. E o modelo sob medida se adequa a este processo de perda de peso e mantém o vestido justo ao seu corpo”, afirma Claudia.

3 – Realce dos seus pontos fortes

vestido de noiva sob medida

Foto: Produtora 7 | Vestido: Claudia Santos

 

Veja também:  Vestido de noiva corte reto: tudo sobre esse modelo clássico

A personal stylist e visagista Thaiana Wielewski afirma que uma das maiores vantagens são ter um vestido exclusivo adequado ao seu biótipo e às particularidades do seu corpo. “O estilista irá destacar o que você mais gosta no seu corpo e disfarçar o que você deseja”, pontua.

Luciana também acredita  que o vestido de noiva sob medida também é ideal para mulheres que têm medidas muito diferentes em cada parte do corpo. “Por exemplo: busto 36, cintura 38, quadril, 40. Essa é uma noiva sob medida, porque um tamanho de grade tradicional nunca vai ficar perfeito no corpo dela”, recomenda.

“A equipe mapeia cada centímetro do corpo e, assim, a peça vai moldar cada curva. Portanto, o vestido de noiva sob medida é a melhor opção principalmente para aquelas mulheres que saem um pouco do padrão, ou seja muito magras e pequenas, ou mais encorpadas e altas. Para essas, é muito mais difícil encontrar o vestido ideal pronto, é preciso alguém que decifre suas ideias e sonhos, e ajude a criar um modelo que melhor se adeque a seu biótipo”, esclarece Claudia.

Leia também: Vestido de noiva plus size | Tecidos, modelos e cuidados

4 – Oportunidade de acompanhar todo o processo

vestido de noiva sob medida

Foto: Carol Coelho | Luciana Collet

 

Para Claudia, acompanhar todo o processo de produção do vestido é encantador. “Você diz ‘sim’ para um vestido que, na maioria das vezes, está no papel/desenho. A partir daí, você vai acompanhando o passo a passo até ele surgir e se tornar realidade. Esse processo é realmente único e mágico. Chegar ao final de tudo isso sentindo que aquele vestido diz muito sobre você é muito especial. Partindo do princípio de que casamos para ser uma vez só na vida, eu não perderia essa experiência por nada”, propõe.

5 – Unir referências que você mais gosta em um só vestido

É uma noiva indecisa e não sabe o que colocar no seu modelo? Ao escolher fazer um vestido de noiva sob medida, a noiva também pode unir referências de vários vestidos em um modelo único e poderá selecionar cada detalhe.

vestido de noiva sob medida

Foto: Aline Ferreira | Vestido: Claudia Santos

 

Luciana acredita que a “noiva do sob medida” é aquela que não se contenta com um vestido pronto. “Ela gosta da manga de um, decote de outro, volume do outro, material do outro… Então, é realmente uma noiva que é uma construção”, opina.

“Ela poderá escolher o tecido, a renda, os bordados, se terá mais ou menos volume e consegue ir alterando alguns detalhes ao longo da elaboração, o que é uma super vantagem”, completa Thaiana.

Veja também:  Vestido de noiva corte império | 20 modelos para se inspirar

6 – Valorização da produção nacional

O Brasil conta com excelentes estilistas na área de vestidos de noivas. Esta pode ser uma ótima oportunidade para valorizar o trabalho destes profissionais e ainda sair com um modelo incrível!

vestido de noiva sob medida

Foto: Marcos Costa | Vestido: Luciana Collet

 

Veja também:  Vestidos de noiva princesa | Modelos, tecidos e dicas incríveis

7 – Ter ajuda para escolher outros itens que compõem o look da noiva

De forma geral, durante todo o processo de confecção do vestido de noiva sob medida, como há um contato maior com os estilistas. E alguns destes profissionais acabam auxiliando a noiva a combinar o vestido com demais detalhes do look.

Luciana afirma que o estilista não se limita a cuidar apenas do vestido. “Ele também se preocupa com os outros itens que vão compor o visual final da noiva no dia do casamento – de sapato a joias, passando pelo cabelo, grinalda, maquiagem e buquê”, sugere.

“Eu costumo ajudar minhas noivas em todos os itens que envolvem sua beleza do grande dia, desde a make aos sapatos, e muitas vezes participo até na escolha da roupa do noivo”, lembra Claudia.

vestido de noiva sob medida

Foto: Danilo Siqueira | Luciana Collet

 

Veja também:  Dicas para acertar na escolha do vestido de noiva evasê

Dicas para fazer um vestido de noiva sob medida

Antes de fazer seu vestido de noiva  sob medida, veja algumas dicas de profissionais para acertar em cheio na escolha:

vestido de noiva sob medida

Foto: Aline Ferreira | Vestido: Claudia Santos

 1 – Comece a procura com antecedência

De acordo com Claudia, o ideal é começar cerca de 10 meses antes.

“O processo do vestido de noiva sob medida é super detalhado e requer tempo. É recomendável a noiva iniciar a busca com dez meses de antecedência e ter o modelo definido com oito meses, para que tudo ocorra como o planejado. A escolha do vestido deve ser algo leve e sem pressa. Começar com antecedência faz você ter lucidez na escolha de um modelo que de fato a represente. Existem as noivas que não têm como ideia inicial fazer um vestido sob medida, mas acabam ficando somente com esta opção. E, quando se dão conta, o tempo já não está tão a favor. Isso acontece muito. Por isso comece sua busca com antecedência, afinal você não sabe que tipo de noiva será – você só vai descobrir no decorrer do processo”, recomenda Claudia.

Leia também: Linha do tempo para escolha do vestido de noiva: 12 meses

“O ideal é de um ano até 6 meses, para que o estilista tenha tempo de escolher os tecidos e confeccioná-lo da melhor forma possível. Mas isso depende muito dos detalhes do vestido há vestidos bordados que demoram meses para serem elaborados, outros sem tantos detalhes que ficarão prontos em menos tempo. E também é importante verificar a disponibilidade do profissional, pois muitos estilistas atendem um número limitado de noivas por ano, para que possam dar a devida atenção a cada modelo”, sugere Thaiana.

Luciana Collet recomenda que seja de seis a oito meses antes. “Por ser um processo de construção mais artesanal, este é o tempo ideal. Desta forma, é possível fazer mudanças, uma vez que o corpo muda muito”, destaca.

2 –  Pesquise o estilo do profissional antes

vestido de noiva sob medida

Foto: Nattan Carvalho | Luciana Collet

“Cada profissional tem o seu estilo próprio, por isso o ideal é que a noiva procure por um perfil que mais se encaixe com sua ideia de vestido”, afirma Rossella.

Para Thaiana, as redes sociais, em especial o Instagram, podem ser o ponto de partida para esta pesquisa. “Você deve seguir os estilistas que lhe agradam e analisar cada trabalho detalhadamente. Observe o vestido, o material e, principalmente, o caimento. Veja se os vestidos estão adequados aos biótipos das noivas ou se eles estão marcando de forma negativa o corpo delas”, sugere.

Na hora de escolher o profissional que fará o vestido de noiva sob medida, Claudia aconselha analisar se o estilista que você tem como opção tem um estilo que você gosta e admira. “Se você é uma noiva mais romântica, escolha alguém que tenha esse perfil, e não alguém que por exemplo tenha um viés mais sexy,. Analise o portfólio do estilista, veja seu site, Instagram e as noivas que já tenham feito vestido lá. Assim, aos poucos, você vai decifrar o DNA do profissional e ver se combina com o que você tem em mente”, aponta.

“Tem que ser um profissional que tenha o mesmo DNA que você, o mesmo estilo. Como o processo é longo deve haver muita empatia, confiança e liberdade! A noiva tem que ter a liberdade de falar se está gostando, se quer mudanças, etc. Assim o processo todo  fica leve, flui e o resultado final é incrível!”, pontua Luciana.

3 – Ao marcar uma reunião, vá preparada para esclarecer todas as dúvidas

vestido de noiva sob medida

Foto: Anna Quast e Ricky Arruda | Luciana Collet

 

Depois de fazer a busca, marque uma reunião com os estilistas que você mais gostou. “Analise os valores, pergunte sobre os tecidos que ele utiliza. A qualidade do tecido é muito importante para determinar o caimento. Veja se os vestidos têm uma estrutura interna, como um espartilho que valoriza muito o corpo da noiva. Peça para que ele mostre a você esses materiais. E precisa existir a empatia, aquela conexão entre vocês, você precisa sentir que ele a compreende”, indica Thaiana.

Claudia também recomenda que, durante as visitas,  a noiva prove diversos modelos. “Inclusive aqueles que você acha que não ficarão bons. Pode ser que você se surpreenda. Após isso, acho que a escolha se resulta com o coração e empatia, já que é um profissional que estará muito presente nos próximos meses.  Você deve se sentir à vontade para opinar sobre o seu vestido”, recomenda Claudia.

4 – É preciso estabelecer uma relação de confiança com o estilista

vestido de noiva sob medida

Foto: Caixa de Retratos | Luciana Collet

 

Thaiana pontua que fazer um vestido de noiva sob medida não deve ser mais um motivo de estresse, até porque só ficará pronto muito próximo da data do casamento. “A noiva também deve verificar se há tempo hábil para a elaboração do modelo”, alerta.

5 – Faça um contrato

Independente se é aluguel, compra ou vestido de noiva sob medida, é importante verificar se o documento possui informações sobre o número de provas, datas de entregas e outros detalhes.

Processo de produção

vestido de noiva sob medida

Foto: Caixa de Retratos | Luciana Collet

 

Se você gostou da ideia de ter um modelo exclusivo, é importante que você saiba um pouquinho sobre as etapas da confecção.De acordo com Thaiana, cada estilista possui um processo.

Primeiro, ele fará um croqui (desenho do vestido). Se ele for aprovado, o estilista retira as medidas da noiva (busto, cintura, quadril, etc). Depois disso, há estilistas que fazem uma moulage, o forro ou até vestido todo no corpo da noiva ou em um manequim com as medidas da noiva.

Veja também: Prova de vestido de noiva: saiba o que esperar deste momento!

“Após a  definição do croqui e tecidos, vem a primeira prova, que é um tela de algodão. Essa tela é a maquete do vestido, onde tudo que foi definido será comprovado que dará certo – decotes, silhueta, volume, etc. Quando estes detalhes estiverem perfeitos vem a prova com o forro, depois o tecido principal, aprovação do bordado (se tiver) e por assim vai a construção. Até chegar em uma das últimas provas que fazemos com cabelo, maquiagem e o vestido. É uma prova muito importante para a noiva se visualizar como estará no grande dia”, aponta Luciana.

Vestido de noiva sob medida é mais caro?

É comum pensar que um vestido de noiva sob medida será mais caro do que alugar ou comprar um modelo pronto. No entanto, nem sempre isso é verdade.

“Há vestidos prontos e até para locação que custam o mesmo de um sob medida, então é uma questão de preferência mesmo. O mais importante é a noiva sentir-se segura e confiante com a sua decisão”, conclui Thaiana.

Veja mais inspirações de vestidos de noiva no nosso perfil no Pinterest 

</>

 

Sobre:

#
Marina Pastore

Marina Pastore é jornalista e trabalhou na Folha de S.Paulo. Desde 2011, quando começou a organizar seu próprio casamento, se apaixonou pelo assunto e criou um blog, o Vestida de Branco, para dividir ideias, opiniões e dúvidas. Anos depois do seu casamento, ainda adora falar sobre o assunto, ajudar as noivas e com...

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Av. Dr. Chucri Zaidan 1550, 31º - São Paulo - CEP: 04711-130 - CNPJ: 08.762.226/0001-31 © iCasei 2007 - 2019