A escolha do vestido de noiva é uma saga para a noiva, que deve levar em consideração diversos fatores na hora de eleger o modelo e estilo perfeitos para o Grande Dia. O vestido de noiva corte reto é uma opção que vem conquistando cada dia mais adeptas por ser discreto e clássico ao mesmo que tempo que transmite muito romantismo.

Diferente dos modelos de vestidos de noiva princesavestido de noiva sereia, por exemplo, geralmente o corte reto não é tão procurado, segundo Renata Raimo, da Trinitá.

“O modelo sai um pouco do considerado padrão para as noivas, mas é ideal para aquelas que procuram por um estilo mais contemporâneo e clean”, comenta a especialista em moda.

Veja também: Vestidos de noiva | O guia completo para escolher o modelo dos sonhos!

Vestido de noiva corte retoVestido de noiva corte reto
Foto: Kylee Yee

Vestido de noiva corte reto: como é?

O vestido de noiva corte reto, também conhecido como vestido de noiva corte império, é um modelo naturalmente mais ajustado ao corpo e que não apresenta volume na saia. Ele normalmente conta com a parte superior justa ao peito, que marca a cintura e desce em uma saia reta e fluída.

Com um pezinho na história, o nome império é usado para descrever esse vestido pois esse foi um modelo muito utilizado na França do século XIX e continua encantando por seu visual cheio de charme, elegância e personalidade.

Vestido de noiva corte reto
Foto: Kristen Weaver Photography

Veja também:  Vestidos de noiva tomara que caia: tire todas as suas dúvidas

Dicas para escolher o vestido de noiva corte reto

Fazer provas de diferentes modelos de vestido é uma valiosa dica de  como escolher o vestido de noiva ideal. Por isso não abra mão de conversar com estilistas e tirar todas as suas dúvidas sobre o vestido de noiva corte reto.

Itens como conforto e caimento fazem parte do checklist da noiva em busca do vestido perfeito. Porém a personalidade dela deve ser um dos seus maiores guias. “A noiva deve escolher um vestido que transmita sua personalidade, primar por conforto e se deixar livre para exprimir seu sonho”, comenta Renata Raimo.

Vestido de noiva corte reto
Foto: Lihi Hod

Antecedência e planejamento são importantes

Para garantir que tudo saia conforme planejado e evitar dores de cabeça durante o processo de escolha, Fernanda Ortiz, estilista da Dolps, recomenda antecedência de, pelo menos, 8 meses antes do casamento.

É muito comum, por exemplo, a perda ou ganho de peso próximo à data do casamento e isso pode acarretar em alterações de última hora no vestido, sendo necessário novos ajustes, o que não deixa de ser um risco para a noiva”, comenta a estilista.

Vestido de noiva corte reto
Foto: Oliver Fly Photography

Veja também:  Vestido de noiva com renda | Como acertar na escolha

Principais modelos

Mesmo tendo um estilo bem específico, esse modelo carregado de história pode mudar de acordo com as preferências da noiva, que pode montar algo do zero, totalmente personalizado, ou característica dos vestidos prontos.

“Existem os mais diversos tipos de modelos com corte reto, que vão desde tomara que caia, ombro a ombro, decote V e silhueta blusê. Todos são muito observa Fernanda Ortiz.

Vestido de noiva corte reto
Foto: Lihi Hod

 

Vestido de noiva corte reto para quem quer valorizar o colo

A estilista indica o modelo com tomara que caia, decote coração ou decote V para as noivas que desejam valorizar o colo.  

Vestido de noiva corte reto
Foto: Click Away Photography

 

Vestido de noiva corte reto para quem é mais discreta

Já para as noivas mais discretas, Fernanda acredita que um decote canoa ou modelo blusê sejam ideais.

Vestido de noiva corte reto
Foto: @audreyparisphoto

 

Vestido de noiva corte reto com decote ombro a ombro

Já o corte ombro a ombro, tendência queridinha entre as noivas, é indicado como um meio tempo, já que ele valoriza o colo de forma mais discreta.

Veja também: Vestidos de noiva simples: 20 modelos minimalistas para amar!

Qual tecido usar?

Essa é uma escolha muito importante para garantir o sucesso do look usado no Grande Dia. O tecido do vestido de noiva é responsável por garantir um bom caimento e garantir o conforto desejável para aproveitar cada segundo da ocasião.

Vestido de noiva corte reto
Foto: Pure Breeze Pixels

 

No caso do vestido de noiva corte reto os tecidos com gramaturas mais pesadas e estruturas mais encorpadas são indicados para evitar que o corpo fique muito marcado. Nesse caso, Renata Raimo indica tecidos como crepe cetim, zibeline, cetim channel, crepe romain e bucol, por exemplo.

Já “os tecidos indicados para os modelos blusê são os mais fluídos, como a seda e/ou renda chantilly”, segundo Fernanda Ortiz. Ainda segundo a estilista,  o vestido de noiva corte império que possui modelagem mais próxima ao corpo, pede um tecido mais encorpado como o crepe acetinado.

Vestido de noiva corte reto
Foto: Click Away Photography

Veja também: Vestido de noiva para casamento de dia tem leveza e delicadeza

Detalhes

O vestido de noiva corte reto também pode apresentar detalhes em renda, bordado e brilho, por exemplo. Eles podem estar presentes na saia, na parte de cima do vestido, na cintura, nas mangas…

Vestido de noiva corte reto
Foto: Lori Paladino Photography

Veja também:  Vestido de noiva com tule | Inspirações e cuidados

Quando usar o vestido de noiva corte reto?

Agora que você conhece um pouco mais sobre o vestido de noiva corte reto, é normal surgir a dúvida: esse modelo combina com todos os estilos de casamento? Na verdade não existe uma regra, ele pode ser usado em casamentos diurnos, noturnos, em lugares fechados ou ambientes ao ar livre.

Vestido de noiva corte reto
Foto: Peggy Saas

Para Fernanda Ortiz é muito importante o fato da noiva levar em conta o estilo do casamento que pretende realizar para que o vestido selecionado tenha uma boa comunicação com o ambiente e o evento de forma geral.

Porém é muito comum ver o vestido de noiva corte reto sendo usado, especialmente em casamentos no campo e na praia, lugares que acabam pedindo por um modelo mais prático e moderno.

Vestido de noiva corte reto
Foto: @sbcreativeco_

 

Veja também: Dicas para acertar na escolha do vestido de noiva evasê

Preço

Essa é uma informação que pode variar muito. O preço final do vestido de noiva corte reto vai depender diretamente do modelo e do estilo escolhidos pela noiva. Outros fatores que costumam influenciar o valor é se o vestido vai ser alugado, comprado, feito sob medida…

Por esse motivo, é importante que a noiva pesquise quais são as suas preferências de vestido e qual a melhor forma de adquirir o modelo dos sonhos para o Grande Dia.

Vestido de noiva corte reto
Foto: @ameliasoegijonophoto

 

Veja mais inspirações de vestido de noiva no nosso perfil no Pinterest

</>

Tags da matéria

Comentários