Revista

Jardim de inverno | Dicas e inspirações para ter o espaço em casa

Paisagistas indicam qual é o caminho das pedras para montar um aconchegante jardim de inverno em sua casa ou em seu apartamento!

A ideia de construir um jardim de inverno é obter mais iluminação e ventilação natural dentro de casa. Isso porque ele costuma ser cercado de portas e janelas grandes – e muito vidro. Além disso, os moradores aproveitam os benefícios de se ter o contato com a natureza, oferecendo sensações como relaxamento e descontração.

jardim de inverno

Foto: Renato Navarro

 

Um pouco de história

Jardim é qualquer espaço externo dotado de plantas e mobílias. Quando esse contexto está dentro de um espaço interno, ele ganha a denominação de jardim de inverno.

“Esse hábito, muito utilizado no século 17, surgiu na Europa, em países onde o clima frio e a neve impossibilitavam as plantas de sobreviverem ao ar livre. Assim, criaram um espaço específico, dentro das casas, para que, mesmo durante o inverno, houvesse um jardim verde e recreativo”, conta a arquiteta e paisagista Anna Menegasso.

De acordo com a especialista, os países tropicais também acabaram adotando o modelo. Só que, como não apresentam um inverno tão rigoroso, a ideia é apenas trazer o contato com o verde para dentro de casa. Principalmente quando estão localizadas nos grandes centros urbanos.

jardim de inverno

Foto: Quang Tran

Jardim de inverno: como fazer?

Geralmente, o jardim de inverno com pergolado, aquela estrutura de madeira, ou fechado por vidro são os mais usados nas casas brasileiras. “É comum estarem em uma parte da sala ou em uma varanda fechada, que são ambientes que têm certo isolamento por janelas e que permitem uma luminosidade natural”, afirma Thiago Silva, paisagista da JLira Green Life.

Mas nada impede você de fazer um jardim de inverno na cozinha, por exemplo. “Para ter um bom aproveitamento, o ideal é que tenha 3 m² de área, pelo menos. A partir daí, é possível montá-lo embaixo de escadas ou próximo dos quartos e dos banheiros, trazendo conforto e beleza ao ambiente”, ressalta Anna.

Em relação ao planejamento do espaço, o ideal é contratar um paisagista. Ele saberá indicar o que fazer para adotar a décor sustentável para a casa. “Primeiro, identificamos o estilo dos clientes e a arquitetura da residência para definirmos se o jardim será mais rústico, moderno ou minimalista”, comenta a especialista.

Depois, o profissional verificará a iluminação e as espécies que vão se adaptar melhor às condições do ambiente. “O jardim de inverno pode ser montado com as plantas diretamente no solo ou ser feito apenas com vasos. Além das folhagens, podemos acrescentar pedras e água por meio de fontes, quedas ou espelhos d’água”, diz Anna.

jardim de inverno

Foto: Eduardo Macarios

Melhores plantas

Independentemente de ser um jardim de inverno pequeno e simples ou algo mais grandioso, o fato é que as plantinhas não conseguem fazer a fotossíntese da forma correta. Isso porque a incidência da luz solar será restrita dentro de casa. Por isso, o mais importante na hora de planejar o espaço é selecionar espécies que sobrevivam à sombra.

“Aqui, espécies como samambaia e jiboia são grandes aliadas. Estas plantas, que faziam sucesso nos anos 1970 e sempre podiam ser encontradas nas casas das avós, foram hostilizadas durante um tempo, mas estão voltando com força”, destaca a paisagista Catê Poli.

Quando o assunto é decorar a casa com plantas, outras espécies apontadas pela especialista que combinam com jardim de inverno são:

– Pacová;
– Xanadu;
– Lírio da Paz;
– Ficus Lyrata;
– Raphis;
– Chamaedorea;
– Ciclanto;
– Costela-de-Adão;
– Zamioculca;
– Espada-de-São-Jorge;
– Orquídea;
– Rhipsalis;
– Echeveria;
– Rabo de Tatu;
– Suculenta.

jardim de inverno

Foto: YLAB Arquitectos

 

Atenção aos cuidados!

Seja um jardim de inverno na sala de jantar, na varanda ou outro cômodo, após criá-lo com a ajuda de um paisagista, você terá que realizar a manutenção. De forma geral, Thiago indica o seguinte procedimento: limpeza de folhas mortas, podas, trocas de vasos, substituição de mudas, regas e adubações.

“A periodicidade de cada etapa varia conforme tamanho do ambiente, luminosidade, disponibilidade de água, e porte das espécies utilizadas no jardim de inverno”, explica o especialista. O mais importante, no entanto, é se lembrar de que a planta não é um objeto, mas um ser vivo. Ela precisa do seu carinho para sobreviver.

jardim de inverno

Foto: studiofour

 

Alternativas ao jardim de inverno

Não tem como fazer um jardim de inverno pequeno na sala? Não quer apostar em estruturas de vidro? Relaxe! Existem alternativas para lá de legais. A seguir, descubra como refrescar a sua casa usando apenas plantas.

• Jardim vertical

Jardim vertical é um painel de plantas afixado à parede e que ocupa pouquíssimo espaço. Pode ser adotado em ambientes internos ou externos da casa. “É estruturado por blocos pré-moldados, de cerâmica, ou alguma estrutura modular de plástico, treliças ou vasos”, comenta Anna.

Vale destacar que o espaço não pode ser feito sozinho. É necessário planejá-lo com um paisagista. “Isso porque você precisa pensar em detalhes como impermeabilização da parede, escoamento da água, e muito mais”, alerta Catê.

jardim de inverno

Foto: Kyungsub Shin

 

• Urban jungle

É uma tendência que ganhou fama com blogueiros trocando dicas sobre jardinagem e paisagismo nas grandes cidades. Aqui, a ideia é trazer diferentes folhagens para dentro de casa e não flores. Também não é necessário ter um espaço reservado. Basta ir comprando o que você gosta e montar o cantinho.

“É um modelo que você pode fazer sozinho e que tem baixo orçamento. Isso porque você só precisa escolher os tipos de vasos que quer ter em casa”, revela Catê. “Inclusive, um lugar legal para comprar as plantinhas é a loja SELVVVA”, completa.

jardim de inverno

Foto: It’s pretty nice

 

Top ideias de jardim de inverno para adotar em casa

Abaixo, separamos para você ideias diferentes para decorar a casa nova. As opções variam de jardim de inverno no quarto até inspirações para cozinha. Confira!

jardim de inverno

Foto: Toby Scott

 

jardim de inverno

Foto: Pedro Kok

 

jardim de inverno

Foto: Nacasa & Partners

 

jardim de inverno

Foto: César Béjar

 

jardim de inverno

Foto: Archilovers

 

jardim de inverno

Foto: Mito Covarrubias

 

jardim de inverno

Foto: FGMF

 

jardim de inverno

Foto: Block Architects

 

jardim de inverno

Foto: Hiroyuki Oki

 

jardim de inverno

Foto: @carlaypage

 

jardim de inverno

Foto: Le Anh Duc

 

jardim de inverno

Foto: To Huu Dung

 

jardim de inverno

Foto: David Chatfield

 

jardim de inverno

Foto: Maíra Acayaba

 

jardim de inverno

Foto: Peter Aaron

 

jardim de inverno

Foto: Mike Sinclair

 

jardim de inverno

Foto: Victor Hugo

 

jardim de inverno

Foto: Valentine Duflot Interior Architectur

 

jardim de inverno

Foto: Nacasa & Partners

Veja mais inspirações para casa nova no nosso perfil no Pinterest

</>

Sobre:

#
Bianca Bellucci

Bianca Bellucci trabalha como jornalista desde 2012 e já escreveu para grandes portais, como UOL e Terra. Teimosa como uma boa taurina, convenceu os pais a trocarem uma viagem para a Itália para comemorar as Bodas de Prata por uma festa com direito a tudo que manda o figurino. Apaixonada por cultura pop, adora casame...

1 comentário

  1. Avatar Agnello M Zelante

    Excelente matéria!! Parabéns para a arquiteta paisagista !!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Av. Dr. Chucri Zaidan 1550, 31º - São Paulo - CEP: 04711-130 - CNPJ: 08.762.226/0001-31 © iCasei 2007 - 2019