Quem busca um casamento mais romântico e com uma paleta de cores suave encontra nos tons pasteis um refúgio. Na decoração para casamento, estas tonalidades harmônicas criam um ambiente aconchegante, delicado, mas cheio de personalidade.

Se o seu desejo é ter uma festa que faça os olhos dos convidados brilharem e arranque elogios, encarnar a Maria Antonieta de Sofia Coppola com uma decoração de casamento em tons pasteis pode, sim, ser a melhor saída.

decoração para casamento
Foto: Katie Jackson Photography

 

Tons pasteis: cores que estão em evidência

De acordo com Bruno Zani, sócio-diretor da Cenográphia Projetos de Festas, os tons pasteis seguem uma escala de cores claras, indo do off-white até o amarelo queimado. “Off-white e fendi, entretanto, são as cores que se destacam nessa paleta e devem continuar em voga para 2019”, revela.

Outras tonalidades que fazem parte da lista de decoração para casamento são: rosa millennial, menta e a cor lavanda.

decoração para casamento
Foto: Deer Pearl Flowers

 

Como usar tons pasteis na decoração para casamento?

Por serem claros e limpos, os tons pasteis se adaptam bem a diferentes tipos de casamentos. Dá para usá-los em uma cerimônia mais clássica, com uma paleta monocromática, ou festas descoladas, ao agregá-lo a cores fortes e vibrantes. A dica de ouro é entender o que se adapta melhor ao seu estilo.

• Paleta monocromática

Aqui, a ideia é apostar em apenas uma tonalidade ou subtons de uma única cor. “Por exemplo, na paleta cor-de-rosa, é possível usar rosa chá, rosa blush, rosa millennial…”, explica Shirley Yáñez, decoradora na We Do Yáñez. Esse estilo combina mais com casamentos clássicos e noivas bem românticas.

Bruno, entretanto, alerta que a paleta monocromática pode acabar ficando sem graça. “Quando o assunto é decoração para casamento, contratar um profissional que saiba equilibrar a monocromia é a chave para um design eterno”, afirma.

decoração para casamento
Foto: Ryan Lockhart

 

• Combinação de cores

Mesmo as noivas que procuram um casamento mais colorido podem apostar nos tons pasteis, sendo o ideal usar até três cores. “Estamos vendo bastante a combinação de lilás, rosa chá e branco nesse contexto. O verde também entra, pois é neutro e aparece bastante nas folhagens”, diz Shirley.

Para quem procura cores mais vivas para uma festa descolada, o amarelo e o laranja com todos seus subtons são as apostas da especialista. “É legal, inclusive, para casamentos no verão, que pedem por uma paleta mais fresca e solar”, completa.

decoração para casamento
Foto: Jonathan Ryder

 

Para não cair na pegada infantil

As noivas que querem apostar em uma decoração para casamento simples com tons pasteis de rosa ou azul precisam tomar cuidado. Isso porque podem acabar com uma cerimônia com cara de festa de criança ou até chá de bebê.

“Ter o azul de forma predominante é bem perigoso. Para que ele fique elegante, o ideal é pontuá-lo na decoração da festa”, comenta Bruno. “O mesmo cuidado deve ser tomado com tons de amarelo, marsala e vermelho.”

Para equilibrar a decoração, usar prata e cromado no casamento é uma boa saída. “São peças mais clássicas e que estão super na moda no universo das noivas”, ressalta Shirley. A especialista ainda destaca que é necessário fugir dos itens em cerâmica, pois eles carregam uma característica mais infantil.

decoração para casmento
Foto: The Singlers Wedding Photography

 

Decoração de casamento: igreja com tons pasteis

Já que os tons pasteis são mais claros, eles podem ser uma boa opção para quem gostaria de uma leve coloração na decoração de igreja para casamento – isso sem precisar brigar com as outras noivas que vão casar no mesmo dia.

Aqui, a dica principal é não pesar a mão nas cores. “Na igreja, gosto da monocromia dos tons pasteis. Eles são ideais, principalmente para aquelas decoradas com mosaicos e obras de arte. Isso porque não brigam com a arquitetura em si”, revela Bruno.

Caso esteja na dúvida, o ideal é usar a decoração branca. Atemporal e clássica, vai combinar com o estilo de todas as noivas do dia. “Neste cenário, gosto de usar um tapete para criar um certo contraste com o vestido da noiva e não deixar tudo em um único tom”, alerta o especialista.

decoração para casamento
Foto: Chapel at Ana Villa

 

Tons pasteis influenciam no orçamento?

Na decoração para casamento, os preços podem, sim, mudar de acordo com as cores usadas. As flores, por exemplo, são o item mais caro do orçamento. E escolher espécies que possuem apenas um período de cultivo ou contam com uma limitada gama de cores pode fazer o preço subir.

“Um tom específico, como o azul, tende a complicar o budget. É bem difícil, por exemplo, encontrar flores azuis de forma natural. Por esta razão, a cor acaba aparecendo apenas pontuada na decoração”, explica Bruno.

Shirley ainda destaca que os tons pasteis precisam de mais adereços para se destacar, fazendo com que o orçamento suba. “No caso de paletas com cores fortes, o menos é mais. E, assim, o preço final acaba mais enxuto”, conclui.

decoração para casamento
Foto: Mel Barlow

 

Veja mais inspirações de decoração para casamento no nosso perfil no Pinterest

</>

Tags da matéria

Comentários