Revista

Feng Shui no quarto | 5 dicas básicas para harmonizar a casa nova

Conheça mais sobre a técnica milenar de Feng Shui no quarto, para criar um ambiente cheio de amor e harmonia no espaço do casal

Em poucas palavras, o Feng Shui usa uma série de técnicas milenares para melhorar a energia vital de pessoas e ambientes. Aplicar os conceitos do Feng Shui no quarto, por exemplo, pode ajudar os recém-casados não apenas a ter noites mais tranquilas, mas também a construir uma atmosfera de paz e harmonia no novo lar.

Veja também:  Lista de casa nova | 30 itens essenciais para montar o novo lar!

Feng Shui no Quarto

Foto: Tessa Neustadt

 

Feng Shui: benefícios

“O Feng Shui é uma ciência oriental milenar que busca a harmonização dos ambientes”, conta Adriana di Lima, consultora e professora de Feng Shui. Ela explica que essa arte abrange estudos de arquitetura, decoração, paisagismo e psicologia. “Ele nos mostra a importância do equilíbrio na relação dos humanos com a natureza.”

De acordo com Cris Ventura, consultora de Feng Shui, a prática consiste em identificar os fluxos de energia estagnados ou acelerados da casa. E, a partir disso, aplicar técnicas e curas que fortalecerão a energia vital (chi) do ambiente.

Apesar de ter um efeito mais concreto quando aplicado no imóvel como um todo, Cris explica que o Feng Shui já pode trazer benefícios se colocado em prática primeiramente em um cômodo. “Ele vai ajudar a deixar o ambiente mais saudável. Além de atrair soluções para diferentes áreas da vida, como carreira, prosperidade, relacionamentos, saúde, sucesso, amizade, criatividade, sabedoria e família.”

Aplicar as técnicas do Feng Shui no quarto pode ajudar o casal a superar as dificuldades do matrimônio, atrair prosperidade e encontrar soluções para problemas. A arte também é capaz de transmutar energias negativas em positivas, trazer mais equilíbrio para o ambiente e impactar de maneira edificante o relacionamento dos pombinhos.

Veja também:  Casa nova | Como escolher os pendentes para sala de jantar

feng shui no quarto

Foto: Laura Dominguez

 

Feng Shui no quarto

“Os quartos são os lugares mais importantes de uma casa”, destaca Cris. Ela explica que esses cômodos são ambientes sagrados, especiais, dedicados aos sonhos, à fantasia e à sincronicidade. O espaço também é o local reservado às intimidades do casal, ao tão importante repouso e à renovação de energia.

Uma das recomendações do Feng Shui no quarto está muito ligada à vida moderna e agitada dos novos casais. A arte milenar recomenda evitar ao máximo deixar aparelhos eletrônicos e materiais de trabalho ou estudo próximos da cama.

Sim! Smartphones, tablets e notebooks entram nessa lista. “Esses aparelhos podem causar preocupação e insônia. Além da negatividade das ondas eletromagnéticas emitidas por eles, que podem atrapalhar a comunicação e o relacionamento do casal”, afirma Cris.

Mas essa recomendação é só o começo de como aplicar o Feng Shui no quarto e criar um ambiente harmônico e equilibrado para o casal na organização da casa nova. Confira outras 5 recomendações básicas!

Veja também:  5 eletrodomésticos que podem facilitar sua vida na casa nova

feng shui no quarto

Foto: Joana França

 

1. A posição dos móveis

“Quando você vai escolher os móveis e colocá-los no ambiente, a primeira questão envolvida deve ser a sua percepção em relação a eles”, destaca Adriana. É preciso avaliar se você realmente gosta deles, qual é a mensagem que a mobília te passa e se você se identifica com ela.

Além da escolha, quando o assunto é Feng Shui no quarto, a posição dos móveis é importantíssima. “A cama deve estar encostada numa parede sólida e de frente para a porta de entrada do cômodo. Com visão de quem entra e sai”, conta Chris.

Mas, atenção: o móvel nunca pode estar posicionado com os pés diretamente voltados para a porta. Isso causa grande perda de energia. Outro ponto de advertência é não colocar a cama embaixo de janelas, pois a posição pode criar uma sensação de insegurança na hora de descansar.

“A cama também deve ter espaço para circulação dos dois lados”, diz Cris. De acordo com a especialista, se um dos lados ficar encostado na parede, quem dorme no canto pode se sentir submisso, pressionado pelo outro. “Lembre-se também de deixar espaço livre embaixo do móvel, para que a energia flua positivamente.”

Veja também:  Casa nova | Como adotar o estilo escandinavo na decoração

2. A cabeceira da cama

O Feng Shui no quarto de casal e a posição dos móveis também envolvem tópicos como a cabeceira da cama. Pode parecer apenas um detalhe, mas o ideal é que ela seja forte e inteiriça, para transmitir segurança e proteção.

Se a sua cama não tem cabeceira, Adriana dá a dica de criar uma cabeceira virtual. “Você pode trabalhar com uma cor mais escura na parece atrás do móvel para criar, com a coloração, essa sensação de segurança”, indica a especialista.

feng shui no quarto

Foto: Tessa Neustadt

 

3. As cores das paredes

Os tons claros trazem uma energia mais suave para os cômodos. Para o Feng Shui no quarto, cores como tons de verde, rosa e, principalmente, os pastéis são interessantes. “Também pode usar lilás ou azul em uma parede e combinar com uma cor neutra, como areia ou branco, para equilibrar. As primeiras cores são bem calmantes, enquanto as outras duas vão trazer um pouco mais de energia”, aponta Cris.

“Já tons mais quentes, como vermelho, laranja e amarelo, são cores muito estimulantes e ativas, que podem causar agitação e insônia”, alerta Cris. A consultora explica também que tonalidades muito escuras, como azul marinho, preto e cinza – apesar de estarem na moda – podem causar introspecção, melancolia e até tristeza. Então, fica a dica do que evitar na hora de pintar o quarto do casal.

Veja também:  Como compor uma parede de quadros

4. As cortinas

Para Cris, as cortinas simbolizam o lado doce e carinhoso de um relacionamento amoroso. “Geralmente, elas estão em pares, o que é o ideal. Isso porque o lado direito simboliza o feminino e o esquerdo, o masculino”, explica. A recomendação aqui é apostar em peças leves e suaves. Voltadas para o aconchego e a sorte que se espera em um casamento.

As cortinas ainda podem ser importantes em outro sentido. Adriana conta que quando um casal não consegue aplicar o Feng Shui no quarto colocando a cama em outra parede que não a da janelas, as cortinas podem ser usadas como um estabilizador energético para o ambiente.

Veja também:  5 apostas para decorar a casa nova em 2019

feng shui no quarto

Foto: Phillip Van Nostrand

 

5. A decoração

A decoração também precisa ser lavada em conta na aplicação do Feng Shui no quarto. A técnica sugere o uso de uma decoração para casa nova simples e em pares. A dica é apostar em mesas de cabeceira, abajures, vasos, almofadas, tapetes, quadros, tudo aos pares, para fortalecer o equilíbrio na relação e na comunicação do casal.

Nas paredes e no teto, é interessante evitar colocar prateleiras, sancas e armários sobre a cama. “Eles podem causar a sensação de opressão e cansaço, pois dificultam o descanso mental e a renovação de energia”, explica Cris.

Para o Feng Shui no quarto, o espelho não pode refletir a cama. O ideal é que esse objeto esteja na parte interna da porta do guarda-roupa. Ou mesmo no closet – anexo ou não ao quarto. “Os espelhos têm energias fortes que podem atrapalhar o sono e o relacionamento do casal”, comenta a consultora.

Para dar um toque de charme, a decoração com plantas é uma boa opção para harmonizar o quarto do casal. Isso porque elas são capazes de renovar as energias do ambiente. Cris conta que vale apostar em um vaso pequeno de lírio da paz ou de zamioculca. É legal também usar rosas brancas sem espinhos, colocadas em pares dos dois lados cama.

feng shui no quarto

Foto: Amy Emily

 

Feng shui no quarto: para atrair amor

Adriana conta que estar atento à harmonização do ambiente, das cores, dos móveis e o espaço do cômodo de forma geral é fundamental para instigar o amor e a união no ambiente. Mas a aplicação das técnicas de Feng Shui no quarto vai além do local em si.

A especialista garante que é importante ter em mente que todo esse equilíbrio e harmonização do ambiente também vêm do casal. “É preciso cuidar da energia pessoal para que o espaço se mantenha o mais harmônico, estável e equilibrado possível”, diz. São vocês que, todos os dias, vão trazer essas energias para o local onde dormem. Por isso, é fundamental trabalhar esse cuidado pessoal para conseguir complementar e prolongar a harmonização do novo lar.

Veja mais inspirações para casa novo no nosso perfil no Pinterest

</>

Sobre:

#
Marcella Blass

Fascinada por gatos e receitas açucaradas, Marcella Blass é formada em jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo e atua na área desde 2014. Entre um bem-casado e outro, gosta de escrever histórias sobre o dia a dia e decidir qual será o próximo lugar do mundo pelo qual vai se apaixonar.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Av. Dr. Chucri Zaidan 1550, 31º - São Paulo - CEP: 04711-130 - CNPJ: 08.762.226/0001-31 © iCasei 2007 - 2019