Revista

Conheça 5 exercícios de respiração para aliviar a ansiedade

Saiba como eles podem te ajudar a aliviar a pressão do dia-a-dia e a se manter mais relax

Planejar um casamento exige atenção a tantos detalhes que o processo pode se tornar estressante. Os dias que antecedem o casamento, alguns pontos para acertar de última hora e preocupações com o sonho são alguns fatores que podem causar ansiedade.

Praticar exercícios de respiração pode ser uma importante ferramenta para aliviar a ansiedade.  A fisioterapeuta Fabiana Barbosa explicou: “Realizar exercícios respiratórios causa aumento da oxigenação cerebral desencadeando uma série de reações químicas e efeitos sistêmicos significativos que juntos ajudam no combate à ansiedade.”

Veja também: Confira dicas de atividades físicas para o corpo e para a mente

A especialista falou sobre como no automático tornamos a respiração superficial: “A respiração é uma ação natural e inconsciente, mas na vida cotidiana respiramos superficialmente gerando oxigenação insuficiente. Respirar é um dos primeiros passos para nos conectarmos com nosso corpo e mente.”

A psicóloga Suzana Costa explicou a “distração” que o exercício nos provoca. “A respiração vai diminuir o foco nos assuntos que trazem ansiedade e vai ampliar a sua atenção no presente. “

A psicoterapeuta explicou também sobre os efeitos que a prática tem sobre o corpo humano. “Em alguns momentos não é possível controlar pensamentos negativos. Ao controlar a respiração se acalma o ritmo cardíaco, o cérebro recebe mais oxigênio, os músculos relaxam e automaticamente o estado corporal ajuda a mente a desacelerar”.

Veja também: 3 dicas infalíveis para conter a ansiedade antes do casamento

Foto: Shutterstock

Confira 5 exercícios de respiração para praticar quando se sentir com ansiedade:

1- Antes de dormir

Se a ansiedade estiver atrapalhando o seu sono a respiração pode ajudar. Depois de se deitar, mantenha as mãos sobre o tórax e faça uma sequência de respiração longa sempre pelas narinas.

2- Expiração alongada

Essa prática consiste em expirar o dobro do tempo que inspirou. Ou seja, se inspirar por quatro segundos expire por oito. A eficiência se dá, pois, a inalação está relacionada com o controle do mecanismo de luta e fuga. Já a expiração está relacionada à nossa capacidade de relaxamento.

Foto: Shutterstock

3- Respiração Abdominal 

Quando respiramos lentamente nosso abdômen se dilata e se contrai. Sentir esse movimento pode trazer tranquilidade e autocontrole. Quando se sentir pressionado respire fundo e apoie as mãos sobre o abdômen para perceber o movimento. Tenha atenção ao movimento. A respiração deve ser feita sempre desde o diafragma. Deve movimentar o abdômen e não o tórax. E também deve ser lenta e profunda.

Veja também: Precisou adiar o casamento? Veja como o seu site pode te ajudar no novo planejamento

4- Alternando as narinas 

Com ajuda do dedo indicador inspire com apenas uma narina e depois expire apenas por ela. Repita o processo algumas vezes até sentir-se conectado com o presente.

Veja também: 5 coisas que você precisa fazer se o seu casamento foi adiado

 5- Respiração quadrada

Inspire por quatro segundos, expire pelo mesmo tempo e dê uma pausa de quatro segundos por pelo menos quatro vezes. Isso funciona como se houvesse um quadrado respiratório com quatro segundos em cada fase da respiração.

Veja mais no nosso perfil no Pinterest 

</>

Sobre:

#
Vitória Silva

Vitória é jornalista, comunicativa e apaixonada por ouvir e contar histórias. Para ela cada detalhe importa, principalmente nas histórias de amor. A combinação se tornou perfeita quando começou a escrever os Casamentos Reais e eternizar em nossa revista o Grande Dia dos noivos iCasei.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Av. Dr. Chucri Zaidan 1550, 31º - São Paulo - CEP: 04711-130 - CNPJ: 08.762.226/0001-31 © iCasei 2007 - 2020