Revista

Confira dicas de atividades físicas para o corpo e para a mente

Encontrou a atividade física que mais te motiva? Se joga nas dicas incríveis para você conquistar um corpo saudável!

O começo do ano é uma época que muitas pessoas estão dispostas a começar a fazer atividade física, certo? A animação bate forte e a inscrição na academia acontece. Mas, algumas semanas seguintes – e até meses depois, dependendo da sua paciência – a chance de desistir parece cada vez mais próxima…

Se a gente descreveu a sua situação e você quer mudar esse ciclo vicioso, então, continue lendo esse post e leia todas as dicas, ok? 

atividade física

Foto: Shutterstock

Cuidar do corpo X Prazer no exercício 

O culto ao corpo, muitas vezes, se sobressai à saúde, quando falamos de fazer atividade física. Sempre procuramos por métodos rápidos e práticos, quase beirando à instantaneidade. Porém, tanto o corpo ‘perfeito’, quanto a saúde em dia, precisam de continuidade e tempo para dar realmente certo. Por isso, procurar uma atividade física que te dá prazer mental e trabalha o seu corpo é muito importante, além de ser algo que você realmente gosta, já que ela precisa fazer parte da sua rotina e, claro, se manter nela!

Veja mais – BEM-ESTAR Benefícios dos chás para as noivas: como escolher segundo o seu objetivo

“Quando falamos de práticas esportivas, existem diferenças. Primeiro ponto: precisamos analisar as necessidades da pessoa e o que ela quer. Algumas atividades físicas como circuito, luta, dança e corrida podem ser optativas e substituídas por outras. Assim como a yoga, já que eu também posso trabalhar a mente de diferentes maneiras, passando no psiquiatra ou no psicólogo, até mesmo correndo. Então, a gente precisa entender o que a pessoa quer e gosta. O que isso vai trazer de benefícios é muito relativo”, explica a preparadora física Salete Coelho, na clínica ON Body Evolution, em São Paulo.

atividade física

Foto: Shutterstock

“Todas as atividades físicas funcionam, principalmente para uma pessoa sedentária. São modalidades diferentes, não existe o que é melhor ou pior. No entanto, devemos adaptar ao que é melhor para cada pessoa, por exemplo, não posso colocar uma mulher que tem dor no joelho para correr sem uma preparação física. Existem vários caminhos para chegar ao mesmo meio”, diz a especialista.

Veja mais – Imprevistos no Grande Dia | 5 dicas para se preparar psicologicamente

A importância da Avaliação Física antes de tudo!

Nemi Sabeh Jr., ortopedista e médico da Seleção Brasileira de Futebol Feminino e também idealizador da ON, alerta para a avaliação física antes de sair fazendo ou decidindo entre essa ou aquela atividade.

“Nós desenvolvemos um índice de evolução corporal (IEC) para avaliar as pessoas por completo”, comenta o médico. Até aqui, o autoconhecimento vem auxiliar nos resultados positivos, já que proporcionam mais informações para os professores e especialistas que irão trabalhar com você, seja no assunto mental ou físico.

atividade física

Foto: Shutterstock

“Avaliamos a mente por meio de um questionário psicológico. Estudamos a parte de mobilidade global da pessoa e movimentos, como agachar, sentar, dobrar o corpo para frente, mobilidade articular, força do abdômen (core, períneo e anel pélvico) e a flexibilidade. Com essas avaliações, encaixamos também a avaliação metabólica, que diz o quanto de energia uma pessoa gasta durante o exercício e o repouso. Além disso, ao associarmos o exame clínico completo pelo médico do esporte, mais o teste com exames laboratoriais de sangue, conseguimos fazer um diagnóstico bem detalhado do paciente e dar direção para um problema integrado de tratamento, reabilitação ou habilitação.”

Cada indivíduo tem um corpo e uma resposta diferente e, por isso, os testes são necessários. “Pode ser que a pessoa que está parada há três anos possa ter um condicionamento físico melhor do que alguém que treina recentemente e apresenta melhores resultados”, comenta Salete.

atividade física

Foto: Shutterstock

Pesquise muuuito e faça aulas experimentais

Com os resultados em mão, agora é a hora de se desafiar. “As pessoas não querem ir treinar para fazer algo que já sabem, querem novos desafios, que sejam divertidos e que tenham competições. Tudo o que é possível trazer do esporte para dentro da atividade física é mais interessante”, diz a preparadora física. Por isso, a dica aqui é pesquisar bastante sobre as modalidades que mais lhe chamam a atenção, além de procurar fazer aulas experimentais para ter uma noção do que vai acontecer.

atividade física

Foot: Shutterstock

Porém, ela faz um alerta: Não são legais atividades de alta intensidade que envolvam movimentos multiarticulares, ou seja, vários grupamentos musculares que elevam muito a frequência cardíaca, de moderado para intenso, ou atividades que requerem uma posição biomecânica. Essas atividades não são legais para a pessoa fazer sozinha. Algumas pessoas fazem, mas não é o mais adequado. Exercício é um medicamento, então a dose é o que faz a diferença e a gente não toma medicamento sem saber. Cada vez mais precisamos exaltar a importância de ter um profissional que responda por isso.

atividade física

Foto: Shutterstock

Veja mais – 8 tratamentos que prometem renovar a pele do seu rosto antes do casamento

Desafie-se!

O consultor fitness Rodrigo Lourenço, da RL Fitness, preparou 5 sugestões para você avaliar e conhecer mais sobre cada modalidade.

Confira!

Circuito

O treinamento em circuito é um método de treino que consiste em passagens das pessoas por estações, nas quais os exercícios são executados de acordo com tempo pré-estabelecido ou números de repetições.

Lutas

Existem diversos tipos de aula de lutas que atendem a objetivos específicos, fazendo com que todos possam encontrar uma modalidade divertida e eficiente.

Danças

A dança traz muitos benefícios, dentre eles o aumento da flexibilidade, o aprimoramento da coordenação motora, a melhora cardiorrespiratória e também a otimização do condicionamento aeróbico.

Corrida

A corrida é um dos exercícios físicos mais eficientes para quem quer perder peso com saúde. Correr acelera o metabolismo, fazendo a queima de calorias acontecer mais eficientemente. O aumento do metabolismo, provocado pela corrida, faz com que o organismo continue acelerado por mais alguma horas após o exercício.

Yoga

O Yoga traz diversos benefícios para a saúde, tanto de mulheres, quanto de homens, porque trabalha o corpo e a mente de forma interligada, com exercícios que auxiliam para o controle do estresse, ansiedade, dores no corpo e na coluna.

atividade física

Foto: Shutterstock

Vá com calma, que os resultados serão melhores!

Lembra da tal da instantaneidade? Então, ela entra aqui novamente, pois, se você começar dando toda a sua energia, as consequências podem chegar à interrupção do próprio exercício.

“Fazer atividades constantes e não um exercício muito extenuante, que vai levar a dor e a interrupção dessa atividade. O exercício tem que ser básico. Sempre aparece exercício novo, sem estudo e sendo praticado e isso impede um pouco a noção básica. O treino precisa ser prazeroso, não pode sair vomitando ou com dor de cabeça, isso aí faz mal para o corpo”, afirma Nemi.

Veja mais inspirações no nosso perfil no Pinterest

</>

Sobre:

#
Tai Goulart

Jornalista, colunista, cantora, compositora, feminista e com vontade de evoluir sempre mais. Trabalha no jornalismo de celebridades e perfis há mais de sete anos e já passou por redações como Estilo e Capricho, como repórter de moda, beleza, comportamento e lifestyle. Co-criadora do projeto #Apenaspare, se sente c...

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Av. Dr. Chucri Zaidan 1550, 31º - São Paulo - CEP: 04711-130 - CNPJ: 08.762.226/0001-31 © iCasei 2007 - 2020