Um chá de camomila antes de dormir, um de boldo para os dias em que a comida não cai tão bem, chá verde para desinchar um pouco antes de uma festa… quem nunca recorreu aos chás por diferentes motivos? É um costume que passa pela família, no boca a boca. Conversamos com especialistas e contamos quais os benefícios dos chás para as noivas. Aproveite essas e curta cada sensação desses momentos de cuidado com você mesma.

“Os chás, além de serem deliciosos e proporcionarem momentos de satisfação, podem trazer inúmeros benefícios à saúde. As folhas, flores e raízes usadas para as infusões, contém polifenóis (substância fitoquímica), com ação anti-inflamatória, antioxidantes e imunomoduladoras, por exemplo”, explica a nutricionista Antonella Turci.

Veja também:  Dicas para adotar a dieta low carb antes do casamento

Benefícios dos chás para as noivas
Foto: Pixabay

Os benefícios dos chás para as noivas

O “verdadeiro” chá vem de uma planta chamada camellia sinensis, rico em compostos antioxidante, que protegem as células do organismo. Um desses compostos é a catequina, que combate radicais livres que provocam danos e envelhecimento precoce das células.

Além de diminuir a pressão sanguínea e reduzir a aterosclerose, que é  o acúmulo de gordura na parede das artérias, é o que explica Jaqueline Todescato, nutricionista, terapeuta ayurveda e professora do Instituto CHÁ no curso de sommelier de chás e tea blending.

No mais, cada erva, em específico, possui propriedades particulares que é possível apreciar a partir da infusão. E para aproveitar o máximo de seus benefícios é possível produzir, inclusive, blends de chás. “São deliciosas misturas de folhas, sementes, flores e frutos, e que possuem muitos benefícios para a saúde física, mental (emocional) e espiritual (energética)”, explica Jaqueline.

Benefícios dos chás para as noivas
Foto: Loverna Journey/ Unsplash

Veja também:  Dieta três meses antes do casamento? Veja 5 dicas imperdíveis para manter a saúde e o peso! 

As ervas e suas propriedades

De acordo com Jaqueline, diferentes ervas são indicadas para diversas finalidades. Confira as dicas da sommelier de chás e entenda os benefícios de algumas plantas segundo a nutricionista Antonella.

Mais leve

Se a ideia for desinchar, as plantas que vão te ajudar são cavalinha, centella asiática e hibisco.

Chá de Centella Asi;atica

Segundo a nutricionista, a centella asiática é forte aliada no combate às celulites. “Ela melhora a microcirculação e elimina os líquidos e as toxinas responsáveis por causar os furinhos indesejados na pele. Além do seu caráter diurético, a centella asiática também apresenta substâncias anti-inflamatórias que auxiliam na redução do inchaço e favorecem o emagrecimento.”

Chá de cavalinha

Já a cavalinha é diurética, ajuda a reduzir a oleosidade da pele, auxilia no combate à flacidez e previne o aparecimento de espinhas.

Chá de hibisco

O chá de hibisco, por sua vez, auxilia no controle da glicemia e ajuda a controlar o acúmulo de gordura corporal. “Esse chá tem efeito termogênico, que acelera o metabolismo, e diurético, que auxilia na redução do inchaço. Conta ainda com ação antioxidante, que ajuda a preservar a saúde da pele. Além de melhorar a função intestinal, reduzir cólicas menstruais e a vontade de comer doces e aumentar a memória e a concentração”, aponta Antonella.

Zero desconforto

Para a digestão (azia, gases, abdômen distendido): gengibre, erva doce, funcho, cardamomo.

Chá de gengibre

“O gengibre é termogênico e previne o envelhecimento da pele. É também anti-inflamatório, ajuda a reduzir o inchaço, fortalece o sistema imunológico, reduz a vontade de doces, ajuda na saúde intestinal e é antioxidante.”

Chá de erva doce

O de erva doce também pode ser uma boa pedida para melhorar o sono, já que, segundo a nutricionista, além de melhorar o desconforto abdominal causado pelos gases, é calmante e melhora a qualidade do sono.

Foto: Shutterstock

Para acalmar

Precisando acalmar? Aposte na camomila, lavanda, melissa, capim limão, hortelã.

“A camomila ajuda no trato digestivo, tem efeito ansiolítico, auxilia na saúde do intestino e melhora qualidade do sono”, explica Antonella.

Quer melhorar o humor em um dia complicado? Vá de camellia sinensis (chá), alecrim ou canela. E se quiser equilibrar a energia vá de louro, alfavaca e ginseng coreano.

“A canela possui antioxidantes que ajudam a prevenir o envelhecimento da pele. Ela ajuda ainda na digestão e possuiu ação anti-inflamatória, que diminui o inchaço.  Além disso, reduz a vontade de doces, é termogênica e ajuda na concentração.”

benefícios dos chás para as noivas 3
Foto: Sabri Tuzcu/Unsplash

Veja também:  Para brilhar no altar: tratamentos estéticos que podem ser feitos antes do casamento

Cuidados na hora do preparo

Independentemente do seu objetivo, é preciso ter alguns cuidados no momento do preparo da infusão.

“A primeira coisa importante a se pensar é na procedência das ervas. Ervas orgânicas que foram manipuladas com cuidado e carinho têm efeitos químicos e energéticos diferentes de plantas que foram cultivadas com agrotóxico e sem cuidado”, destaca Jaqueline Todescato.

Também é preciso observar a temperatura da água para o preparo do chá. “Para flores e folhas são recomendadas temperaturas mais baixas (70 – 80ºC), pois são mais sensíveis. Para cascas, raízes e sementes são indicadas temperaturas mais altas (85 – 95ºC)”, explica a especialista em chás. “Em alguns casos é indicado também o processo de decocção (acima de 100ºC), em que acontece a fervura das plantas.”

“Quanto mais tempo a planta fica em contato com a água, mais compostos ela extrai. No caso de plantas amargas, isso pode não ser interessante, pois pode extrair muito amargor. Por isso, recomenda-se de maneira geral, deixar as plantas em infusão por 3 até 5 minutos. Na decocção o indicado é de 7 a 10 minutos.”

Quando consumir

Segundo Antonella, a quantidade de chá a ser consumida varia de acordo com o chá, com o horário que está sendo consumido e o seu objetivo.

“Os chás com objetivos termogênicos e diuréticos, por exemplo, devem ser tomados durante o dia e, no mínimo, 600 ml da bebida. Já os “chazinhos” com ação calmantes devem ser tomados em um volume de até 300 ml e sempre à noite. Chás com ação digestiva devem ser tomados próximo aos horários de refeição, em um volume de 150 ml.”

Foto: Shutterstock

Como consumir

Não gosta de tomar chá muito quente? Prefere bebidas geladas? Não tem problema. Basta armazenar a infusão em uma garrafa de vidro na geladeira e consumir em até 2 dias.

No entanto, se possível, não adoce o chá. É o que aconselha Jaqueline. “A adição de açúcar deturpa completamente o paladar, não permitindo, após a ingestão, distinguir aromas e sabores característicos de cada chás. Na medicina ayurvédica e chinesa, os sabores são ferramentas importantíssimas no equilíbrio do organismo. Por isso, se fala, que o seu efeito terapêutico pode ser comprometido.”

Blends para as noivas

Para fechar com chave de ouro, alguns blends separados pela Jaqueline Todescato para que as noivas aproveitem todos os benefícios desses chás.

Noite dourada

Ingredientes (1 porção)

1 col sopa de leite de coco
1/2 col (chá) de cúrcuma em pó
1 pitada de pimenta do reino
1 pitada de canela em pó
1 pitada gengibre em pó

Modo de preparo: Misturar os ingredientes, verter 150ml de água 95º C –misturar tudo e tomar morno.

Benefícios: detoxicante, anti-inflamatório, nutridor, acalma os sentidos e as emoções.

Jardim de flores

Ingredientes (2 porções)

1 col (chá) de camomila
1 col (chá) de lavanda
1 col (chá) de erva doce
1 pitada de noz moscada

Modo de preparo: Verter 150ml de água a 70ºC sobre as plantas, infusinar (tampado) por 5 minutos, coar e tomar morno.

BenefíciosSedativo, anti-inflamatório, digestivo, ajuda a ter uma noite de sono tranquila e reparadora.

Raio de sol

Ingredientes (2 porções)

3g de panax ginseng (1 sachê de ginseng coreano)
1 col (chá) de raspas de laranja

Modo de preparo: Verter 150ml de água a 80C sobre o ginseng coreano e raspas de laranja, infusinar (tampado) por 5 minutos e tomar morno.

Benefícios: Energético, revigorante, anti-inflamatório, diminui a ansiedade, aumenta a clareza mental e promove alegria.

Veja mais no nosso perfil no Pinterest

</>

Tags da matéria

Comentários