A data do casamento está marcada, os últimos detalhes estão sendo escolhidos com muito carinho e dedicação e os itens da listas vão sendo realizados aos poucos. E a saúde dos noivos, também está em dia? A chegada do casamento pode ser uma ótima oportunidade para colocar os exames em dia e afastar qualquer preocupação antes da realização do sonho do casal. Veja como se programar e quais são os exames antes do casamento mais indicados para a ocasião.

exames antes do casamento
Foto: Shutterstock

Por que realizar exames antes do casamento?

Com a rotina cada vez mais corrida e atribulada, as pessoas acabam deixando o cuidado com a saúde em segundo lugar, ficando com os exames de rotina desatualizados. O casamento pode e deve ser uma boa oportunidade de dar o próximo passo rumo à vida de casados com a saúde em dia, deixando qualquer preocupação para trás.

exames antes do casamento
Foto: Shutterstock

 

Para a Dra. Maria Fernanda Barca, doutora em endocrinologia pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMFSP), membro da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM) e da Sociedade Europeia de Endocrinologia (SEE), a preocupação com a saúde, principalmente a sexual, deve começar ainda no começo da relação do casal.

Até mesmo antes do casamento, quando o casal começa a ter uma vida sexual ativa, é importante realizar principalmente exames de doenças sexualmente transmissíveis’, comenta a Dra. Maria Fernanda Barca.

Os exames antes do casamento são obrigatórios?

Segundo o Dr. Carlos Da Ros, coordenador geral do Departamento de Sexualidade e Reprodução da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), não existe uma rotina de avaliação urológica pré-matrimonial. “Esta é uma conduta pouco frequente, mas tem lógica”, comenta o especialista.

“É de conhecimento que hoje em dia os homens possuem um pouco mais de cuidado com a saúde do que há décadas atrás. Assim, muitos já têm avaliações periódicas, tanto do ponto de vista de saúde global como em relação às doenças sexualmente transmissíveis”, observa o Dr. Calor Da Ros. Infelizmente, esse não é o cenário geral e a chegada do matrimônio pode ser o momento ideal para colocar os exames gerais em dia.

Veja também: Medicina integrativa para noivas: alívio do estresse e da ansiedade

Exames antes do casamento: quais realizar?

exames antes do casamento
Foto: Shutterstock

Casal

Tanto o homem como a mulher devem realizar exames para identificar possíveis doenças transmissíveis como sífilis, HIV, Hepatite C e clamídia. Para o Dr. Carlos, se tais exames não foram feitos num curto período de tempo, devem ser realizados com a chegada do enlace.

“O correto é o casal utilizar preservativo enquanto não tem o resultado destes exames, e, se o preservativo não for o método anticoncepcional escolhido, somente parar de usá-lo quando verificar os resultados”, observa o Dr. Carlos da Ros.

A Dra. Maria Fernanda Barca lembra ainda que os exames a ser realizados vai depender muito do histórico de saúde do casal. “Tudo depende do biotipo da pessoa, principalmente se estiver acima do peso ou contar com algum histórico familiar de doenças”, comenta a especialista.

De qualquer maneira, a Dra. Maria Fernanda Barca indica os seguintes exames para o casal:

  • colesterol total, frações e triglicérides
  • glicemia de jejum
  • glicose
  • tireoide
  • Gama GT
  • teste ergométrico (para identificar tendências à cardiopatias)
  • hemograma
  • ferro e ferritina (para históricos de diabetes)
  • Hemograma (anemia)

Veja também: Pensando em como organizar um casamento? Confira os 5 erros mais comuns e fuja deles

Homens

exames antes do casamento
Foto: Shutterstock

 

Uma avaliação que era rotineira anos atrás para os homens era a da fertilidade. “Os homens faziam um espermograma como exame pré-nupcial com intuito de fazer uma avaliação da fertilidade. Hoje é menos realizado. Os pacientes vêm ao consultório urológico quando existe alguma dificuldade de gravidez”, comenta o Dr. Carlos da Ros.

Outro ponto que merece atenção é o exame físico como parte da consulta urológica. “Os homens ainda não têm o hábito de realizar consultas entre a “pediatria” e a fase adulta, quando a próstata começa a incomodar. Então, este tipo de avaliação da anatomia da genitália também é importante”, salienta o Dr. Calos.

Mulheres

exames antes do casamento
Foto: Shutterstock

 

Para subir ao altar com à saúde em dia, a Dra. Maria Fernanda Barca indica que a  mulher deve ser submeter a exames ginecológicos de rotina, pois às vezes o que não consegue ser detectado pelo sangue pode ser visto por meio desses exames.

Se a mulher tem planos de engravidar no futuro, é importante verificar a tireoide por meio dos exames  TSH e T4 livre. “Eles são bons para ter uma ideia de como anda a tireoide, detalhe importante para mulheres que desejam engravidar, pois um problema na região pode atrapalhar a gestação. A vitamina D também está ligada à fertilidade”, comenta a especialista.

Veja também: Noivas grávidas: 8 cuidados essenciais no casamento

Com que antecedência realizar os exames antes do casamento?

O ideal é que o casal realize os exames antes do casamento mais ou menos 6 meses antes do Grande Dia. Essa antecedência é interessante para que, se algum problema for identificado, ele seja contornado antes da cerimônia.

exames antes do casamento
Foto: Shutterstock

 

Veja mais no nosso perfil no Pinterest 

</>

Tags da matéria

Comentários