Elas podem ser coloridas ou no tradicional branco do vestido de noiva no campo, na praia ou na cidade. Há quem opte pelas naturais e outras pelos modelos artificiais. A coroa de flores em penteados para o Grande Dia tem sido usada em eventos descontraídos, que optam pela leveza e naturalidade.

Crédito: Reprodução Pinterest

 

Coroa de flores: ambientes e estilos

Pensar no contexto e estilo próprio são algumas dicas para ajudar a noiva a escolher a coroa de flores no penteado de casamento ou por outro acessório. “Na escolha do penteado, da tiara ou guirlanda, maquiagem e todo o resto têm de estar em equilíbrio com a personalidade. Nada pode aparecer mais do que a beleza natural da noiva”, explica Cris Dios, cosmetóloga e hair especialista do espaço Laces.

O hairstylist Sandro Dessou do Salão 1838 concorda com Cris sobre o uso de guirlanda de flores para noivas. “A escolha pelo detalhe segue toda uma vibe pessoal. O estilo do evento como um todo provavelmente vai remeter a ambientes naturais e mais simples.” Dessou acrescenta que o temperamento da noiva indica sua preferências, detalhe importante a ser observado pelos profissionais.

“A mulher pode querer transparecer essa naturalidade em um ambiente montado. Por exemplo, em um casamento rústico chique realizado em São Paulo, adicionar a coroa de flores no penteado combina super, mesmo que o evento não seja em uma fazenda”, explica Dessou.

O uso da coroa de flores em sua forma natural pode ser a opção para a grinalda adornada com flor. Além disso, é uma alternativa para as futuras esposas que não desejam brilho ou detalhes em metal no adorno de cabeça.

Crédito: Reprodução Pinterest

 

Como usar tiara de flores para casamento

Para a profissional do Laces, incluir a coroa de flores pode cair bem em todos os penteados. “É preciso tomar cuidado com o tamanho das flores e a quantidade. Nos penteados de cabelos mais soltos e naturais ficam muito adequadas e dão um charme maravilhoso.”

Dessou explica que usar as flores como tiara na parte de trás da cabeça tem sido a preferência das noivas ultimamente. “Entretanto, eu não recomendo em penteados rígidos e clássicos. O adorno no cabelo lembra uma beleza mais livre, solta e natural. Por exemplo, sabe aquelas montagens que parecem que vão desmontar? Então, a flor cai bem nesse contexto.”

Antes de escolher entre tiara de flores naturais ou materiais artificiais, o hairstylist do Salão 1838 indica à noiva ter em mente os itens beleza, durabilidade e orçamento. “A primeira opção é mais romântica, mas também cara – e não só para quem não tem dinheiro.” Dessou orienta que, em ambientes que não proporcionam durabilidade para as flores naturais, usar a artificial pode ser a melhor opção.

Cris acredita que o estilo do penteado pode ajudar a decidir entre coroa de flores artificial ou natural. “Para um penteado mais despretensioso, em que todo contexto se conecta aos adereços no cabelo, recomendo a primeira opção.” A profissional concorda com Dessou no quesito durabilidade quanto ao material artificial.

Crédito: Reprodução Pinterest

 

Arranjos para noivas: tons das flores

A cosmetóloga e hair especialista do Laces defende harmonia entre evento, maquiagem e escolha dos tons para a coroa de flores. “As flores brancas e claras podem ser misturadas com tons de lavanda e rosê para dar um toque romântico e delicado. A cor tradicional para o vestido de noiva transmite um efeito clássico e glamouroso.”

Dessou explica que se a noiva optar por flores artificiais, o branco é uma escolha certeira. “Não tem erro e é atemporal. Já no material natural, a escolha é livre e não tem de combinar com a decoração quanto ao tom. São coisas completamente diferentes – ambiente do evento e escolha do penteado.”

Entre detalhes coloridos ou brancos, Cris recomenda que a maquiagem do dia siga a vibe mais natural e simples. “Por exemplo, flores maiores dão efeito mais extravagante e exuberante, mas devem ser usadas com uma maquiagem não muito forte. Gosto muito de fazer o que chamo de Hi Low – balanceando entre exuberância e delicadeza, entre maquiagem, vestido e escolha para o cabelo.”

Crédito: Reprodução Pinterest

 

Textura e tonalidade para o penteado

Entre cabelos lisos e cacheados, Dessou diz que cuidar do penteado para o Grande Dia não interfere na naturalidade desejada. “Um babyliss pode ajudar a dar movimento aos fios, mas dentro de um contexto que não fique com frizz, por exemplo. Isso é algo que faz diferença nas fotos.”

Quanto ao tom, Cris explica que este também influencia na montagem do penteado e inclusão da coroa de flores. “Gosto muito de criar tom sobre tom com flores e o próprio cabelo da noiva. Faço isso para quem deseja suavidade e delicadeza. Já o contraste fica para as noivas mais exuberantes.”

Sobre o tema, Dessou acredita que os cabelos mais claros favorecem penteados mais desconstruídos e naturais. “Dar uma iluminada nos fios cerca de seis meses antes do casamento pode ser uma opção. As morenas ficarão com um ar de iluminadas com o look.”

Tiara de flores para noivas: passo a passo para fazer em casa

Olhar opções e não se encontrar nenhuma pode ser algo recorrente entre as noivas indecisas ou que procuram por algo específico. Fazer a própria coroa de flores para o casamento pode, então, ser uma opção para usar algo que segue à risca o próprio gosto.

A plataforma de streaming YouTube é uma boa fonte para aprender trabalhos manuais. Nela, há diversas opções para tiara de flores para noivas, como fazer e qual material usar. 

Para quem não conta com habilidade para trabalho manual, escolher por uma tiara de flores para noivas, comprar e usar no dia pode ser mais simples. Os preços variam bastante – de R$ 30 a mais de R$ 200. Tamanho das flores e material utilizado podem fazer do investimento algo mais caro ou em conta.

16 modelos de coroas de flores para você se inspirar

Crédito: Feather & Twine Photography

 

 

Crédito: Jenna McElroy

 

coroa-de-flores
Crédito: Pat Furey Photography

 

Crédito: The Happy Bloom

 

coroa-de-flores-colorida
Crédito: Ian Joseph Jones

 

Crédito: Sonya Khegay Photography

 

Crédito: Anya Kernes Photography

 

coroa-de-flores
Crédito: Nicole L. Hill Photography

 

Crédito: Sandro Dessou

 

Crédito: Lovedale Photography

 

Crédito: Kristin Sweeting

 

Crédito: Style Me Pretty

 

Crédito: Cassi Claire

 

Crédito: Simply Sarah Photography

 

Crédito: Caroline Lima Photography

 

 

Crédito: Sandro Dessou
Tags da matéria

Comentários